segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Seitas e Heresias



A Palavra Seita é proveniente do latim “ Secta” de “sequi” que significa seguir.

Seita em certo sentido é uma palavra extremamente relativa,e pode ser usada por dois sistemas antagônicos,em que ambos reivindique a classificação para o opositor.

Definição: Seita é um ramo religioso ou filosófico que se afastou do original.
•     O cristianismo assim como as outras grandes  religiões do mundo tem muitas seitas.É quase impossível de enumerar ou estudar todas elas.
•     Como identificar uma Seita no Cristianismo?

O que caracteriza uma Seita?

1. ESCRITOS AUTORIZADOS ALÉM DA BIBLIA
•      Toda religião que acrescenta escritos à Bíblia se caracteriza seita.
•      A Bíblia é a única regra de fé e prática.
•    “A Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.”  Isaías 8:20.
•    “Oh terra!terra!terra ouve a palavra do Senhor.”  Jr.22:29.
•    “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. João 17:17”.
•  “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será  comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha”.  Mateus 7:24-25
•   “Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.”   Apocalipse 22:18-19
•   “Toda Escritura é  inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça. para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17.

2. SUBTRAI ALGO DA PESSOA DE JESUS
•   Jesus Cristo é Deus e Homem ao mesmo tempo.Um mistério da fé,não porque está encoberto ou escondido,mas porque transcende a compreensão humana.Uma pessoa que é cem por cento Deus e cem por cento homem, é uma pessoa singular e nem pode ser “estudado” ou “interpretado” como o próprio Deus ou como os demais homens.
•   “os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas; de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.” Romanos 9:4-5.
•   “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, Tito 2:13”.
•    Qualquer religião que negue:
•    A divindade de Cristo. ( Lc 2:11)
•    A humanidade de Cristo. ( Lc 2:12)
•    A soberania de Cristo. (Mt 25:31-32)
•    O senhorio de Cristo. (Jo 20:28)
•    A suficiência de Cristo. (Jo 3:36)
•    A Palavra de Cristo. (Jo 5:24)
É Considerada Seita.

3. NEGAM A SALVAÇÃO EXCLUSIVA PELAGRAÇA DE DEUS
•    Todas as religiões do mundo inclusive as seitas chamadas “Cristãs” ensinam o que os homens tem que fazer para chegarem a Deus,só o Cristianismo bíblico trinitariano ensina o que Deus fez para os homens chegarem até ele.
•    Em outras palavras a salvação é única e exclusivamente pela graça de Deus.
•    Negou isto  é Seita.
•   “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:8-10

4. NEGAM A TRIUNIDADE DE DEUS
•    A Bíblia a firma categoricamente que existe apenas um Deus. “Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem. Tiago 2:19” Só que a mesma Bíblia que afirma que há apenas um Deus trata três pessoas de Deus verdadeiro.O Pai ,o Filho (Jo 10:30) e O Espírito Santo ( At 5:3-4)
•    Ver 1 João 5:6-8.

5. Pregam exclusividade da sua organização para a salvação.
•   A Salvação se encontra única e exclusivamente na pessoa de Cristo.È Jesus Cristo quem salva,pela sua graça mediante a fé do pecador arrependido nEle.Salvação é uma relação verdadeira e íntima com Deus por meio de Jesus Cristo,no poder do Espírito Santo.Salvação não é exclusividade de igreja nenhuma,mas de todos aqueles que conhecendo o evangelho da salvação e crendo em Cristo é salvo.

6. Pregam exclusividade da sua organização para a salvação.
•   “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; Romanos 10:9”.
•     “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:13”
•  “no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, Efésios 1:13”

7. Pregam a obra de Cristo como inacabada ou incompleta
•    Qualquer religião que pregue que continua a obra de Cristo como complemento do que ele iniciou é seita.A obra de Cristo foi completa, totalmente realizada,cumprida, aceita e confirmada por Deus.Nós pregamos um Cristo vitorioso,Que já reina nos nossos corações e vidas.Nós não estamos completando a obra de Cristo,nós estamos anunciando uma obra completa. (João 17)

8. Pregam a obra de Cristo como inacabada ou incompleta.
•   “Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede. Estava ali um vaso cheio de vinagre. Puseram, pois, numa cana de hissopo uma esponja ensopada de vinagre, e lha chegaram à boca. Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.”
                                                                   João 19:28-30
      Tetelestai. Está pago,esta consumado.

       A Bíblia aprova as seitas, ou as condena? RESPOSTA: Condena! Já no Antigo Testamento (Num 14,1-38) lemos como Moisés tinha enviado 12 príncipes (um de cada tribo) para explorar a Terra Prometida. Dez deles, porém, depois de terem voltado, tinham feito murmurar todo o povo contra Moisés e Aarão, dizendo: Escolhamos um (outro) chefe e voltemos para o Egito. Por castigo, os dez exploradores revoltados morreram feridos por uma praga, diante do Senhor, e todos os adultos Israelitas, (acima de 20 anos), "deixaram seus cadáveres apodrecer no deserto". Somente os dois exploradores fiéis a Moisés, Josué e Caleb, entraram na Terra Prometida.
      Semelhante castigo infligiu Deus a Coré, Datan e Abirão e seus 250 sectários, revoltados contra a autoridade de Moisés e Aarão. Os três foram engolidos pela terra, que se abriu na vista de todos, e os demais foram devorados pelo fogo caído do céu (Num 16,1-35).
      Para o povo da Nova aliança previu Deus o mesmo regime de um só governo, pela profecia de Daniel (Dan 2,44): "No tempo desses reis (do império Romano), o Deus dos céus suscitará um reino que jamais será destruído... e susistirá para sempre". Trata-se da Igreja Católica, confiada por Jesus a Pedro, e governada até hoje pelos seus sucessores, os Papas.
      Em todos os livros Sagrados não encontraremos uma só frase favorável à divisão deste "Reino dos Céus", da "Minha Igreja" (de Cristo), em seitas autônomas! Pelo contrário, lemos no Evangelho de Jo 11,51-52 o oráculo divino: "Jesus devia morrer pela nação, mas também para que fossem reconduzidos à unidade, os filhos de Deus dispersos". Lamentavelmente, as seitas promovem o contrário: a dispersão!
      Vejamos ainda outras passagens bíblicas do Novo Testamento sobre as seitas:
      (At 20,28-31): Advertência na despedida de São Paulo: "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue. Sei que depois da minha partida se introduzirão sobre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos. Por isso, vigiai!"
      (II Pd 2,1s): "Assim como houve entre o povo (de Israel) falsos profetas, assim haverá entre vós falsos doutores, que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras chaias de astúcia..."
      (Gal 1,7-9): "De fato, não há dois (Evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que alguém, - nós ou um anjo baixado do céu, - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema". (maldito).
      (Rom 16,17-18): "Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da doutrina que recebestes. Evitai-os! Esses tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao próprio ventre. E com palavras adocicadas e linguagem lisongeira enganam os corações simples".
      (Tt 3,10-11): "O homem que assim fomenta divisões, depois do advertido uma primeira e uma segunda vez, evita-o, visto que esse tal é um perverso que, perseverando no seu pecado, se condena a si próprio".
      (II Tim 4,3-6): "virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajuntarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, (como legítimo bispo da Igreja, por mim ordenado), sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério".
      Tamanha clareza bíblica dispensa comentários!
      Observação: Apesar de tão clara condenação de seitas, pela Bíblia, a Igreja Católica ensina que também os protestantes, muçulmanos e até pagãos (sobretudo nascidos nestas religiões) podem salvar se, seguindo a reta consciência, procuram conhecer o Deus verdadeiro e se esforçam em cumprir a Sua Vontade e Lhe agradar.
      Por outro lado há muitos católicos, que se gabam de seu batismo e casamento na Igreja, mas vivem afastados da prática dos Mandamentos e dos Sacramentos. Estem vivem de gravíssimo perigo de se perderem eternamente!

Estudo feito por: Milena Lino

Nenhum comentário:

Postar um comentário