segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Benção e Maldição







Dicionário Aurélio:Maldição: "Ato ou efeito de amaldiçoar ou maldizer". Maldizer: "praguejar contra; amaldiçoar". Maldito: "Diz-se daquele ou daquilo a que se lançou maldição"

Bíblia Online: "Chamamento de mal, sofrimento ou desgraça sobre alguém (Gn 27.12; Rm 3.14). Os que quebram a Lei estão debaixo de maldição. Cristo nos salvou dessa maldição, fazendo-se maldição por nós (Gl 3.10-13)”

Bênção significa: Deus está conosco.


Ezequiel – A Parábola da Videira e das duas Águias 

Aqui Ezequias, após vir a ele a palavra do Senhor, fala a respeito de duas grandes águias. A primeira veio ao Líbano, pegou a ponta de um cedro e plantou num local, numa terra de negociantes, numa terra muito fértil. A videira cresceu produzindo ramos e frutos.
     Outra videira fez o contrário, quando sobre si uma águia passou, ela mesma arrancou suas raízes e ofereceu-se à ave, para que ela a regasse, sem reconhecer que já estava plantada numa terra preciosa.
     A visão, depois explicada pelo Senhor, refere-se a Nabucodonosor, a primeira ave, que levou o melhor de Israel para Babilônia, não importunando o povo, dando liberdade para negociar e crescer.
     A segunda ave é o Egito, onde a videira (Judá) procurou socorro, quebrando a aliança que Babilônia fizera. Para Deus, Israel quebrou com isso a palavra de Deus, porque no antigo oriente, quando eram realizados acordos e alianças entre os povos, os deuses dos povos eram representados também nas solenidades, através dos sacerdotes. Quando Nabucodonosor levou o melhor de Israel cativo, fez aliança e deixou o Rei Zedequias na terra. Este se rebelou e mandou cartas ao Egito para vir socorrê-lo. Posteriormente, Nabucodonosor invade novamente Jerusalém e com seus exércitos, acampa em Memphis, no Egito, conquistando toda casa de Faraó.
   

  Na terra, a respeito de Israel, havia o seguinte provérbio:
- “Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se  embotoaram?”
A lógica continha a idéia da maldição hereditária, ou seja, o pai comete uma transgressão e as gerações futuras também pagam pelo pecado cometido. O pai comeu uva, mas também sujou o dente do filho?
 Ezequiel levanta-se contra esta doutrina popular e injusta, afirmando a retribuição individual particular e não coletiva ou hereditária,
 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8.1).
Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo" (2 Coríntios 5.17).
em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5.24).
Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1.7).
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós" (Gálatas 3.13).
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8.36).
Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça. Pelas suas feridas fostes sarados" (1 Pedro 2.24).
Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. Ez 18.4
A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. Ez 18.20
Esta afirmação esclarece uma eventual dúvida, que existe nos dias de hoje; o fato da maldição ou macumba feita a pessoa, se esta obra realizada é válida ou não. Se macumba pega ou não.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" (Mateus 11.28).
No antigo testamento Deus era visto como um Deus mau que jogava maldições nas pessoas e suas descendências, as pessoas tinham que estar preparadas para a chagada de seu filho, e no novo testamento Deus manda o Jesus para nos trazer a misericórdia, retirar o pecado do mundo, ensinar o que é o verdadeiro amor.


Podemos ver que na Bíblia tem muitas passagens sobre Bênção, e as recebe quem realmente crê no senhor e nas suas palavras, esses recebem a bênção.
Podemos dizer que não existe maldição que passa de pai para filho, pois a salvação é única, mas o que você planta você colhe. Em alguns lares podemos ver que a família inteira é desgraçada, mas isso não foi porque o pai foi amaldiçoado e sim porque foi a maneira que a criança cresceu, com as pessoas que ele conviveu. Da mesma maneira a bênção é transmitida de pessoa a pessoa, por isso devemos pedir que Deus a abençoes a nós, nossa família e a nossos irmãos. O poder que tem estas duas palavras é enorme, se a pessoa que proferir maldição para outra pessoa como uma simples palavra ou até mesmo uma macumba, um objeto consagrado, se a pessoa estiver no pecado não tem escapatória, ela será desgraçada, nem mesmo na hora da raiva podemos dizer maldito seja e sim pedir a bênção, ensinar o teu filho pedir a bênção, pois quem é abençoado, perto da salvação está.



Nenhum comentário:

Postar um comentário