segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FECHANDO AS BRECHAS




Fechando as brechas
Jo 14-30 - Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
I Pe 5-8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
 II Co 2-11 Porque não ignoramos os seus ardis.

Introdução:
    Brecha é o mesmo que fenda ou abertura em alguma coisa. Numa definição mais técnica temos espaços vazios, feridas ou cortes largos e profundos; danos, perdas, prejuízos.
    No aspecto espiritual brecha pode representar uma “área vulnerável de nossa personalidade que o inimigo se utiliza”.
    É um ponto de apoio que corresponde a qualquer coisa ruim. Esse ponto de apoio é algo abominável que conservamos na velha natureza, que o inimigo emprega contra nós como se fosse uma cunha para penetrar em nossa vida e destruí-la.
 Jo 14-30 Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
    Jesus estava em outras palavras dizendo que não havia brechas em sua vida. Ele foi tentado em todas as áreas do viver humano. Jesus era puro de todo pecado.
Hb 4-15. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Como surgem as brechas em nossa vida?
    Através da alma ou da nossa personalidade que precisa ser restaurada mesmo após a conversão.
Ef 4-22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
Tg 1-21  Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
    Onde há malícia, ódio, trauma, mágoa, crítica, medo, frustração, insegurança, complexos, neurose, ansiedade aí há brechas para o diabo atuar em nossas vidas. Estes são sentimentos e reações negativas que não devem fazer parte da nossa vida em Cristo.
Hb 12-1 - PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
    O versículo aqui aponta para toda prática, idéias e relacionamentos que nos prejudicam no avanço espiritual. A prática do pecado ou realização das obras da carne.
Gl 5.19-21.  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Isso tudo abre enormes brechas para o diabo entrar nas nossas vidas, quando andamos de forma contrária a palavra de Deus.
Ef 4-26,27,28 - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.
    A palavra lugar no grego é “topos”, e ao pé da letra quer dizer espaço para se ocupar, área vazia, brecha.
    Quem dá lugar à ira pode cometer discórdia, homicídio perda da razão, violência.
    O direito do diabo se baseia justamente na desobediência de suas vitimas a Deus. Se você desobedece a Deus e a sua palavra, você está dando uma brecha para o diabo agir na sua vida.
    A brecha que o inimigo procura pode ser os pecadinhos nunca confessados nem abandonados. A matéria prima que o inimigo precisa para agir chama-se carne.
    A natureza humana caída e pecaminosa deve ser mortificada a cada dia.

Como podemos fechar as brechas?
1.     Através do novo nascimento:
 Jo 3-3,8 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
 I Jo 3-9,10 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
2.     Arrependimento do pecado, confissão e abandono
 I Jo 1-9  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
3.    A prática da palavra:
Tg 1-22,25 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
4.    Dar acesso para o Espírito Santo atuar em todas as áreas da sua vida. Vigilância constante: 
I Pe 5-8 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Nenhum comentário:

Postar um comentário