quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Casamento e a Bíblia



O casamento não é invenção humana que pode ser definida e destruída conforme os caprichos egoístas dos homens. O casamento foi criado por Deus. Ele é testemunha dos nossos votos e está preparado para julgar a nossa desobediência. Desrespeito pelos compromissos do casamento destrói a nossa comunhão com o nosso Criador. É imprescindível que aprendamos a ver o casamento como Deus o vê.
O Que ensina a Bíblia sobre o casamento? O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homem e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5-6 “Deus ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e será os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”
Como devem os maridos tratar as suas esposas? A Bíblia diz em Efésios 5:25-28 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.”
Os maridos devem tratar as suas esposas com respeito e honra. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:7 “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.”
Como devem as mulheres tratar os seus maridos? A Bíblia diz em Efésios 5:22-24 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.”
Significa isto que a mulher deve ser a única a submeter-se? Não! Num casamento ambos se submetem. A Bíblia diz em Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”
Que conselho Bíblico proíbe o abuso físico e verbal? A Bíblia diz em Colossenses 3:19 “19Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.”
Para ter um bom casamento, resolvam as vossas diferenças imediatamente. A Bíblia diz em Efésios 4:26 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.”
Faça com que a relação esteja sempre a melhorar no sentido de unidade e de entendimento da parte um do outro. A Bíblia diz em Efésios 4:2-3 “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.”
Que perspectiva deve ter a sociedade sobre o casamento? A Bíblia diz em Hebreus 13:4 “Honrado seja entre todos os matrimônios e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.”
Que mandamentos deu Deus para proteger o casamento? O sétimo e o décimo mandamento. A Bíblia diz em Êxodo 20:14, 17 “Não adulterarás. … Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”
Quanto tempo deve durar o casamento? A Bíblia diz em Romanos 7:2 “Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.”
Que instruções dar a Bíblia sobre com quem nos devemos casar? A Bíblia diz em 2 Coríntios 6:14 “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? “
No velho testamento em Malaquias 2.14-16 Deus diz que Odeia o divorcio, mas muitas pessoas se apegam no velho testamento em Mateus 5:32 que diz “Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério”, mas esquecem de ler Mateus 5:33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor. E por que o Senhor disse isso? Mateus 19.3...
Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez. E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne?
Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
Quando existe infidelidade conjugal, o perdão deve ser usado, praticado, vivido, experimentado por todos; independentemente de credo, raça e classe social.   Mesmo em uma situação de infidelidade, na qual o perdão não ocorre, nenhuma das partes está livre para contrair novas núpcias (I Co 7.11).
O romance e o sexo recebem as bênçãos de Deus quando usados dentro do casamento. A Bíblia diz em Provérbios 5:18-19 “Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente.”
É por isso que devemos estar conscientes antes de nos casarmos. Uma aliança está sendo estabelecida. Não é um contrato. Jesus mesmo se coloca como o noivo da Igreja. Assim deve ser. Observando a palavra de Deus podemos ver duas situações diferentes quanto ao tópico casamento: Quanto aos viúvos ou viúvas podem contrair novas núpcias se desejarem (I Co 7.8 e 9). E no caso da conversão de um dos cônjuges, se a parte não crente desejar se separar, pode (I Co 7.15). Porém, ambas as partes perante Deus não podem contrair novas núpcias. Por mais duro que sejam esses princípios eles são bíblicos. Que Deus nos ajude a sermos fiéis em todos os aspectos.
O casamento é uma das ricas bênçãos preparadas para nós pelo benevolente Criador. Quando seguimos o plano dele, gozamos das maravilhas do amor e da segurança nesta vida, e a expectativa de um lar perfeito na eternidade.

Crente pode ser madrinha/padrinho de casamento? Pode ir a casamento católico?

Cada crente não pode cortar os laços de amizade e relacionamento com a família e os amigos e conhecidos que não se converteram ainda, pois essa é maneira deles verem as mudanças em nossas vidas. Podemos ir a igreja católica em certas ocasiões sem fazer o que eles fazem e isso não é pecado. – “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração”. Salmo 37.4. 
Um cooperador certa vez me disse que mesmo ir à igreja não tem problema (desde que não se cumpra com as reverências e os ritos litúrgicos ali propostos), porque você não está em comunhão com aquele serviço.
Muitos evangélicos se recusam a ir a um casamento na igreja católica devido aos ídolos (imagens) que lá existem e pelo fato da bíblia condenar a adoração a tais ídolos (Salmos 115:1-8), mas nós evangélicos devemos ir para poder dar bom testemunho para quem ainda não tenha se convertido em cristo Jesus, nós só não podemos compactuar com tais adorações e falsos deuses que lá existe conforme o próprio texto bíblico citado acima.
O cristão evangélico não deve se comportar como se fosse um ET, fugindo dos compromissos sociais e evitando qualquer ambiente que não seja o de sua igreja. O Senhor Jesus nunca agiu assim, pelo contrário, Ele frequentava festas e conversava com todo tipo de gente, dos pecadores mais odiados aos líderes religiosos tidos como mais santos. Se algum amigo ou familiar nos convida para seu casamento e este se dá num templo católico, não há problema nenhum em ir até lá e nos alegrarmos com o casal. Os ídolos que lá estiverem não nos afetarão em nada, desde que estejamos firmes no Senhor Jesus (1Co 8.4-6). É uma oportunidade para darmos nosso testemunho de fé e mostrar que ser de Jesus não nos torna esquisitos, mas alegres, felizes, sadios, sensatos, de bem com a vida eterna. Portanto, assistir a um casamento noutra igreja que não a nossa em nada nos afeta espiritualmente. Agora, coisa bem diferente seria participar ativamente dos rituais que ali acontecem. Aí, estaríamos misturando o Senhor Jesus em quem cremos com práticas pagãs, e isso seria condenável.
Pode ir sem medo de ser feliz e mate a saudade de seus parentes! Ir lá, só demonstra que você não é intolerante com a religião dela. O fato de ir até lá mostra o prestígio que ela tem com você e não que a religião dela tem. Apenas evite as rezas e coisas naturais da liturgia do padre. Lembre-se do que o apostolo Paulo disse: O ídolo nada é.

Estudo feito por Gisele  

Nenhum comentário:

Postar um comentário