sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Tempo de Gratidão - Lucas 17: 11-19



O que é gratidão?
Gratidão é agradecimento, reconhecimento...
A passagem de Lucas 17 nos relata o momento em que Jesus cura 10 leprosos:
"11 E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
12 E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
13 E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
14 E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
16 E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
17 E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
19 E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou."

É muito difícil reconhecermos a Deus pelos seus feitos, mas é tempo de mudar... precisamos aprender a glorificar ao Senhor.
O samaritano glorificou em voz alta, caiu aos pés de Jesus com o rosto em terra (v 15 e 16). Não teve constrangimento, pois sabia que estava num caminho sem volta, não tinha cura para sua enfermidade e viu o que Jesus tinha feito por ele, do que o Senhor o tinha livrado.
Jesus lhe respondeu:  Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
O homem já havia sido curado fisicamente, com essas palavras de Jesus foi liberada a cura espiritual...
Devemos parar e refletir...de onde Deus tem nos tirado? Do que o Senhor tem nos livrado? Estamos sendo gratos? Por que os outros 9 leprosos não voltaram para agradecer? 
A glória de Deus não pode ser dividida com ninguém, é apenas Dele.
Quando falamos de uma pessoa que gostamos, aquele que ouve fica logo desejando conhecê-la, pois falamos com gosto. Porém, não falamos de Deus com gosto, como deveríamos, não damos a honra devida a Ele, pois se assim fizéssemos, muitas pessoas entregariam suas vidas.
Muitas vezes "achamos" que somos gratos, mas tudo que fizermos ainda será pouco:
Salmo 116.12  "Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?"
Não podemos ser ingratos...em alguns momentos procuramos Deus para satisfazer nosso próprio ego, nossas próprias vontades e em muitos momentos Ele até nos concede o que desejamos, mas pouco agradecemos.
Alguns clamam e quando recebem o que foi pedido saem da presença de Deus e só se voltam a Ele quando precisam pedir algo novamente.
O Senhor tem prazer em nos abençoar, Ele nos traz coisas que nem pedimos, outras que nem precisamos e ainda outras que nem sonhamos, mas...pela correria, nem sequer agradecemos...
Mas até mesmo da sobrecarga do dia-a-dia Deus nos livra se clamarmos, para termos mais tempo para estar em Sua presença.
Devemos tratar Deus como fazemos com as pessoas que conhecemos e amamos, pois Ele também tem sentimentos e também fica entristecido, Ele nos pede reconhecimento.
No meio das aflições Ele tem nos sustentado, em meio as lutas Ele tem nos fortalecido e nos ajudado e no tempo Dele será nos dado o escape. Precisamos ser agradecidos...
Deus fala conosco pela Sua Palavra e nós devemos glorificá-lo e louvá-lo através de nossas atitudes.
Tempo de gratidão é tempo de agradecermos a Deus com nossas vidas, de honrarmos a Ele em tudo que fizermos, engrandecendo Seu nome.
Não podemos esperar, pois pode ser que não haja outra oportunidade.
Gostamos de ser "paparicados", mas temos dificuldades em expressar nosso amor. Isso deve começar dentro de casa, com os próximos, às vezes é difícil falar "Eu te amo", mas o Senhor quer nos libertar até disso, pois só assim poderemos declarar isso também a Ele.
Nós somos únicos para Deus e somos escolhidos como Seus filhos.
Jesus quando falava engrandecia o nome do Pai e isso Deus espera de nós. A Bíblia diz em Romanos 8:19 que "a criatura espera a manifestação dos filhos de Deus." Não vemos a palavra filho no singular, mas sim no plural e nós somos os filhos de Deus. Sendo assim, precisamos manifestar nosso amor e a glória do Pai através de nossas vidas. Deus quer nos fazer felizes por compartilharmos do Espírito Santo.
Nossa vida deve ser uma expressão de gratidão a Ele, para que o mundo possa ver isso em nós. Devemos ser loucos de amor por Deus, mas para isso precisamos estar libertos.
Precisamos lembrar de Lucas 17:7-10:
E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa?
E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?
Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. 



Te convido hoje a agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito, por tudo que ainda vai fazer, por Suas promessas e pelo que Ele é.
Sejamos agradecidos pela salvação, pela morte em nosso lugar...
Mas devemos prestar esse agradecimento com todo nosso ser!
Somos inúteis quando apenas cumprimos com nossas obrigações.
Não devemos buscar reconhecimento de homens. Muitos famosos buscam a fama não pelo dinheiro, mas pelos aplausos.
Não espere gratidão de homens, o reconhecimento que precisamos vem de Deus, pois tudo é Dele, por Ele e para Ele.


Deus os abençoe


Christianne Ravagnani 
Baseado na Palavra ministrada por Pb Paulo - Cieb Caçapava - 07/12/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário