A Sabedoria estava presente antes da criação (vs 22-26), durante a criação trabalhando com o Criador (vs 27-29) e foi seu aluno ou seu arquiteto (vs 30-31). Deus e sabedoria são interligados, a sabedoria existe porque Deus existe. A sabedoria deve afetar sempre, todos os aspectos de nossa vida.
Devemos permitir que todas as áreas de nossas vidas estejam sob a direção e a liderança de Deus.
Por quê?
1º Porque a origem da sabedoria:
Está em Deus (vs 22).
Desde a eternidade (vs 23).
Antes de todas as coisas (vs 22-31).
2º Porque as virtudes da sabedoria são:
Inteligência (vs 1).
Prudência (vs 5-12).
Entendimento (vs 5 e 14).
Excelência (vs 6).
Verdade (vs 7).
Justiça (vs 8).
Conhecimento (vs 9 e 12).
Conselho (vs 12 e 14).
Temor do Senhor (vs 13).
Verdadeira sabedoria (vs 14).
Vida (vs 35).
Só nesse capítulo encontramos 11 virtudes que nos ajudam a praticarmos o bem e evitarmos o mal, podemos encontrar ainda sinônimos e sinônimos.
3º Porque o valor da sabedoria é que:
O sábio abomina a impiedade (vs 7).
O sábio não fala nenhuma coisa tortuosa , nem perversa (vs 8).
O sábio aborrece o mal (vs 13).
O sábio vence o mal por meio da sabedoria e da disciplina (vs 13).
O sábio habita, refugia-se num lugar seguro (Fortaleza vs 14).
O sábio sabe governar sua casa, seu trabalho, sua vida, sua cidade (Governo vs 16).
O sábio é amado e encontra o que procura (vs 17).
O sábio recebe riquezas e honra (vs 18).
O sábio tem fruto melhor do que ouro e prata (vs 19).
O sábio herda bens permanentes e é abençoado (vs 21, 32-34).
O sábio encontra vida (vs 35).
Só nesse capítulo encontramos 11 valores da sabedoria, que nos tornam mais capacitados, bem-aventurados, abençoados e ainda também podemos encontrar mais nos seus sinônimos.
De tudo o que se deseja nada pode se comparar com a sabedoria (vs 11), nós a encontramos até de madrugada (vs 17).
Sabendo que a sabedoria é personificada em Provérbios e atua como a Palavra dinâmica de Deus, ela é um atributo de Deus, que é a qualidade própria de um ser, e, no Novo Testamento, Jesus é a Sabedoria e a Palavra de Deus. O atributo divino é aquilo que Deus de alguma forma tem revelado como sendo verdadeiro a Seu próprio respeito. Deus tem atributos morais de como Ele é, e atributos naturais, como Ele existe, da qual a sabedoria faz parte.
Sabedoria é o conhecimento que Deus tem de tudo aliado ao Seu Todo Poder. Em Provérbios 8 Deus diz que a sabedoria é um atributo fundamental, é o alicerce sobre o qual a vida é construída. Sabedoria proporciona satisfação a longo prazo e conduz à vida eterna enquanto a insensatez, que proporciona uma gratificação imediata, ao final leva à morte.
Deus aprova aqueles que escutam o conselho da sabedoria (vs 32-35), somos bem-aventurados, encontramos a vida. Os que odeiam a sabedoria amam a morte (vs 36). A Sabedoria está disponível a todos, mas é adquirida somente por aqueles que a amam (vs 21) e que a procuram (vs 17).
Quanto mais tememos e respeitamos a Deus, mais nos afastamos do mal, e o mal não pode estar abrigado dentro de nós. Seguir a Sabedoria é servir ao Senhor com obediência e fé, é não servir o mal.
Salmo 111:10 diz: “O temor do Senhor é o principio da sabedoria; bom entendimento têm todos que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre”.
Queridos, devemos ser sábios em tudo: seja no falar, no andar, no vestir, no nosso modo de ser, na construção de nossas vidas e dos que nos cercam. O que é uma verdade para mim/nós pode não ser uma verdade para você/eles. Algumas vezes falar alguma coisa, não vai mudar a atitude de outro ou modificar o seu modo de pensar e ver as coisas, portanto o mais sábio a fazer é orarmos e nos calarmos. Porque até o tolo é sábio quando se cala, diz a Palavra em Pv 17:28.
Vamos clamar, pois temos armas espirituais que são a fé, a Palavra e o Espírito, amor, oração, jejum, madrugada, louvor e muito mais experiência no calar do que no falar. Vencemos no silêncio, na oração, nos pés do Senhor, porque só Ele consola, só Ele opera. A obra se faz no Espírito. O juízo e a justiça pertencem ao Senhor.
Conhecemos uma pessoa pelas reações e não pelas ações, então sejamos servos sábios, prudentes, precisos e constantes, busquemos o aperfeiçoamento para sermos abençoados em nosso lar, no nosso trabalho, na nossa Igreja, no nosso bairro. Lembremos que quem o Senhor chama Ele capacita, deixemos Deus decretar a vitória em todas as áreas de nossas vidas.
A Sabedoria é tão eterna quanto Deus que é a fonte de toda a sabedoria, e é também um dom de Deus para nós, pois sem a sabedoria não discernimos os outros dons. Temos na Palavra em I Co 12: 7 a 11 os nove dons. É interessante porque o primeiro dom é a sabedoria, quem a possui encontra o princípio de todas as coisas e de todos os dons, pois só com a sabedoria é que colocamos em ordem aquilo que confirmadamente veio do Senhor.
A literatura de sabedoria oferecia aos antigos israelitas conselhos divinos quanto a questões do cotidiano, assim como servem para nós nos dias atuais, vamos adquiri-la cada dia mais e mais.
Leiam não somente o capítulo 8, mas todo o livro de Provérbios em espírito de oração e clamor, pois o livro tem como propósito ensinar a alcançar sabedoria, a disciplina e uma vida prudente e a fazer o que é correto, justo e digno. Em suma, ensina a aplicar e fornecer instrução moral.
É esse o propósito de Deus nesse momento, falar-nos sobre a Sua Sabedoria e que venhamos a praticá-la. Amém!
Amém! Que Deus nos abençoe!
Complemento para meditação e crescimento espiritual: I Rs 10:6 a 10 e IICr 1:7 a 12, I Rs 4:32, Pv 25:1, Tg 1:5 e 6, Pv 4:7 a 10 e 13 e ICo 2:6 e 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário