quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O papel do homem no casamento, segundo Deus

O papel provedor e protetor do homem no casamento, conforme a Bíblia.

Gn 2:15- E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar.


O primeiro homem criado por Deus, Adão, foi colocado no Jardim do Éden com a incumbência de lavrar (prover) e guardar (proteger), e essa é a missão básica do homem.

Tem ele a missão de trabalhar e trazer o sustento da família e todas as demais sortes de provisões daquilo que será a necessidade do casal e sua prole.

É só olhar para um homem desempregado e você verá que ele está deprimido, arrasado, como se tivesse sido castrado na sua sexualidade, sente-se um derrotado, um vencido, um impotente.

Como homem, se tem um momento que eu choro junto, é quando vejo um pai de família com lágrimas nos olhos porque está desempregado. É como se ele perdesse a sua dignidade de homem provedor.

O papel de protetor da família também é seu. Todo homem deve ser um Adão que protege o sua Eva,seus filhos e seu território.Protege os interesses da família.

Eu costumo ensinar aos jovens da igreja que eles são “adãos” e devem proteger as “evas”, sejam elas suas namoradas, amigas, irmãs ou qualquer mulher. Todas precisam ser protegidas pelo adão e não ameaçadas, defraudadas ou violentadas por eles.

Um homem que faz com que sua companheira se sinta segura e protegida é um homem de virtude, pois conhece a necessidade dela e cumpre o seu papel.

A segurança não é somente contra o inimigo externo, mas é também a emocional, a mulher precisa saber que o marido ainda a ama, que quer viver com ela o resto de suas vidas e que não pensa em deixá-la. Isso é segurança emocional.

Com ele presente não vai faltar o pão e se alguém se levantar contra ela e sua prole, ele estará bem ali, firme e forte para resolver a questão.

É verdade que alguns tem trocado os papéis do homem com o papel da mulher, e quando isso acontece, ocorre uma quebra de princípios de Deus para o relacionamento e que em algum momento ou de alguma maneira acabará por afetar a paz do casal.

Deus habilitou o homem para ser mais forte fisicamente para o trabalho e para a proteção. Veja os ombros largos e o peitoral do homem, a sua estrutura óssea e muscular.Ele está preparado fisicamente e emocionalmente para que pudesse cumprir com seu papel.

A mulher por sua vez foi habilitada por Deus para gerar filhos, daí o seu quadril largo e os seios.

Não raras vezes, a mulher tira da mão do homem o seu papel. Ela o anula, e isso em pode se se manifestar com algum prejuízo para os dois. É só ver o crescente número de mulheres com doenças que eram típicas do homem como o infarto e o derrame cerebral.

É verdade que alguns maridos é que entregam esse papel a mulher, abrem mão da posição que deveria ser ocupada por ele.

Quando eu vejo homens sadios, que escolhem assumir o “cuidar da casa” como o titular dessa missão, eu percebo que ainda não conhece os princípios de Deus para o matrimônio.

E quando Deus diz não para alguma coisa e estabelece o seu princípio, está visando duas coisas, primeiro proteção e depois provisão.

Quando um homem obedece ao princípio e cumpre o seu papel, Deus protege a sua condição de líder do lar, cabeça do casal e provê paz e segurança, tanto externa quanto interna. Ele gozará do respeito da esposa e dos filhos, eles o admirarão e reconheceram a sua condição de cabeça do lar.

Deus provê ao homem uma alegria indizível, própria de um guerreiro que venceu a batalha e trouxe para casa os despojos. Isso faz bem ao coração do combatente.

É comum vermos homens que “cuidam de casa” abatidos, arrasados, entristecidos, que não conseguem falar sobre isso com orgulho e até escondem essa condição. Sabe porque? Porque esse não é o seu papel principal.

E olhe não leia aqui o que eu não escrevi, eu não estou criticando o marido que ajuda em casa, nem a mulher que trabalha fora, apenas estou dizendo que há um princípio de Deus que rege isso.

O homem deve ser o líder espiritual do casal, o sacerdote do lar e disso nós falaremos em outra oportunidade.

Um forte e demorado abraço, no amor de Jesus

Pr Ismael e Pra. Cleire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário