sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Segunda Divisão do Livro Levítico - Cap.18-27

Essa segunda parte pode ser dividida em outras 4 partes:
1. Leis para o povo (18 – 20)
2. Leis para os sacerdotes (21 – 22)
3. Leis concernentes às festas (23 – 24)
4. Leis concernentes a Canaã (25 – 27)

1. AS LEIS PARA POVO. (18-20)
A vida moral. Deus deu o sexo ao homem para criar filhos, aumentar a sua alegria e para seu prazer pessoal. Mas, isto não quer dizer sem limites. Todo tipo de imoralidade é proibido e sexo fora do casamento também. Deus fundou a sociedade em cima da família. Para manter a família forte, Deus estabeleceu regras para garantir a sua felicidade. Este relacionamento pode ser bem firme só com pureza e virtude.
Gen. 2:18 -Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. Gn.1:27,28 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos.
O sexo é para o prazer do Homem e da Mulher, porem, o motivo principal é a procriação. Por isso é abençoado no Matrimonio.
- Deus proibiu o sexo fora do casamento, (adultério/fornicação), e entre parentes.18:20 ,21.
- Sexo com animais (Zoofilia).18:23 (do grego Zoô=animal /philia=amizade,amor)
- Manter relações com pessoas do mesmo sexo. Cap. 18:22.(exemplos : Sodoma Gn. 19:05 )
O Antigo Testamento classifica o homossexualismo como abominação. O Novo Testamento considera o homossexualismo como paixão vergonhosa e contra a natureza, com seus atos indecentes e perversão (Romanos 1:26-27), e alerta que todos os que o praticam perdem o direito de entrar no Reino de Deus. (1 Coríntios 6:10).
Ex: ler em Apoc. 22:15 e o pior o divórcio. Nota: Divórcio –Mat. 19:1 a12 - Deut. 24: 1 a 5
Os deveres pessoais, capítulo 19 de Levítico.
Neste capítulo Deus estabeleceu regras para garantir a estabilidade dos deveres que o povo teve com as seguintes coisas: adoração, os pobres, os deficientes físicos, calúnia e fofoca, rancor, misturar as coisas de Deus com as coisas do mundo, relacionamento familiar. Deus ordenou nos negócios humanos gentileza, reverência e justiça. Neste capítulo vemos que Deus não aceita o seu povo, nem as suas coisas, nem os seus ensinos misturados com as coisas do mundo.
Aviso contra vários outros pecados, 20. Repetições:
Deus deu neste capítulo avisos especiais contra: adoração idólatra, bruxaria, imoralidade sexual e perversões semelhantes. O propósito de Deus em tudo isto é revelado no v. 26.
E SEREIS SANTOS, PORQUE EU O SENHOR, SOU SANTO E OS SEPAREI ENTRE OS POVOS , PARA SEREM MEUS.... Lev. 20:26
REFLEXÃO: COMO ESTA NOSSA VIDA PERANTE A VONTADE DE DEUS.
2. AS LEIS PARA OS SACERDOTES. 21-22.
Deus exigiu pureza na vida dos sacerdotes. Não somente por fora, mas por dentro também. Veja as regras que Deus deu para garantir a pureza deles: lamentação pelos mortos proibida senão no caso de parentes mais chegados, exemplos no relacionamento de família e casamento, sem defeito físico, manifestar reverência digna de Deus na adoração divina e manter certo, os animais que seriam sacrificados. Podemos aplicar isto para o ministério de hoje em dia, o homem não qualificado pelo ofício pastoral deve ser rejeitado.
Qualificações ao Pastorado
I TIMÓTEO 3:1 Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja.
Regras: 2 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar;
3 não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso;
4 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito
5 (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);
6 não neófito,(principiante) para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo.
7 Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio(desonra) , e no laço do Diabo.

3. LEIS CONCERNENTES AS FESTAS. 23-24
Deus também estabeleceu as regras de governar a vida religiosa do seu povo.
Eram três as festas principais: (festa da peregrinação)
Páscoa(Pessach)-abril (nisã) celebravam a saída do Egito.
( Primícias) sete semanas, ou a contagem do homer
Pentecoste(Shavuot) (maio/junho - liar/sivã)
(Festa das Trombetas.)- 10 dias para correção com o próximo (meditação pelos erros)
(Festa da Expiação) – Dia em que o Sumo Sacerdote entraria no Santo dos Santos para fazer expiação dos por todos os israelitas. - Julho,agosto setembro (tamus/abe/elul)
Tabernáculos(sucote) sucra=cabanas / sucote é o plural
outubro(tisri) – Relembrar o tempo que habitaram em cabanas e o Senhor os guardou no deserto. (trazer em memória que a nossa segurança é o Senhor) Sl. 127:1 “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”
O ano sabático.
Deus deu isto para o povo observar quando chegassem na terra prometida. Deus mandou ao sétimo ano para haver um descanso para a terra. Era para ser assim todo sétimo ano. Deus proibiu plantar nem semear neste ano. Deus prometeu suprir duas vezes mais no sexto ano para que o povo pudesse ter bastante até a ceifa do oitavo ano. O povo tinha que fazer isto confiando no Senhor para suprir as suas necessidades. O povo de Deus não observou isto, sendo uma das razões porque sofreu o cativeiro babilônico, II Cro. 36:20-21.
Jubileu
Deus designou também o ano qüinquagésimo para ser um ano de liberdade. Este ano foi anunciado pelo tocar da trombeta. Neste ano a possessão tornou-se para seu dono original, e o escravo tornou-se a sua família novamente. Porque Deus fez isto? Veja v. 23. Para ensinar ao povo para não ficar segurando as coisas do mundo, porque eram somente estrangeiros e peregrinos na terra. Nossa possessão eterna fica lá no céu, não aqui na terra, e isto devemos lembrar continuamente. Deus nos deixa usar as suas coisas emprestadas aqui na terra para O servir, mas daqui a pouco vamos lá ficar com ele eternamente. Este ano também foi um ano sabático. Então, assim tinha dois anos em seguida que a terra ficou descansando. Deus supriu a necessidade do povo enquanto estava O obedecendo.
4. LEIS CONCERNENTES A CANAÃ
Maldição e bênção. 26. Neste capítulo Deus prometeu abençoar o seu povo se andasse fielmente nos seus estatutos, v. 3-13, e para corrigir e castigar se andasse infielmente nos seus estatutos.
A regra acerca dos votos. 27.
Tudo que foi devotado ao Senhor pelo voto se tornou dele. Para remir a coisa devotada ao Senhor somente foi possível pela quantia certa. Fazer voto é voluntário e deve ser levado a sério, porque o Senhor leva! Ex.: Juiz. 11:30 a 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário