quinta-feira, 1 de novembro de 2012

OS DEZ MANDAMENTOS

Os Dez Mandamentos ou o Decálogo é o nome dado ao conjunto de leis que segundo a Bíblia, teriam sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés (as Tábuas da Lei). As tábuas de pedra originais foram quebradas, de modo que, segundo Êxodo 34:1, Deus teve de escrever outras. Encontramos primeiramente os Dez Mandamentos em Êxodo 20:2-17. É repetido novamente em Deuteronômio 5:6-21, usando palavras similares.
Decálogo significa dez palavras (Ex 34,28). Estas palavras resumem a Lei, dada por Deus ao povo de Israel, no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Este, ao apresentar os mandamentos do amor a Deus (os quatro primeiros) e ao próximo (os outros seis), traça, para o povo eleito e para cada um em particular, o caminho duma vida liberta da escravidão do pecado.
De acordo com o livro bíblico de ÊxodoMoisés conduziu os israelitas que haviam sido escravizados no Egito, atravessando o Mar Vermelho dirigindo-se ao Monte Horeb, na Península do Sinai. No sopé do Monte Sinai, Moisés ao receber as duas "Tábuas da Lei" contendo os Dez Mandamentos de Deus, estabeleceu solenemente um Pacto (ou Aliança) entre YHWH (ou JHVH) e povo de Israel.

Placa indicando os Dez Mandamentos em Araxá, Minas Gerais, Brasil.
[editar]


O texto bíblico

O Segundo Livro de Moisés Chamado ÊXODO;
CAPÍTULO 20: 1 a 17
  • Os Dez Mandamentos
  • 1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
  • 2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
  • 3 Não terás outros deuses diante de mim.
  • 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
  • 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
  • 6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
  • 7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
  • 8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
  • 9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
  • 10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
  • 11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
  • 12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
  • 13 Não matarás.
  • 14 Não adulterarás.
  • 15 Não furtarás.
  • 16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
  • 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."
( Dt 5:1-21 )

[editar]Torá

Os Dez Mandamentos foram entregues no Monte Sinai ao povo hebreu, por Deus, através de Moisés, separadamente do restante da Torá (ensinamentos). De acordo com a Bíblia, os Mandamentos escritos nas duas tábuas da Lei, foram escritas pelo dedo do próprio Deus sendo que os demais foram ditados e escritos em pergaminhos por Moisés e ambos falados diretamente ao povo. Em hebraico (língua original dos Mandamentos), o número de letras dos Dez Mandamentos é equivalente a 613, o número total dos mandamentos da Torá.

[editar]Divisão dos mandamentos

Os versículos 2 a 17 são a divisão natural dos Dez Mandamentos. Flávio Josefo separa o versículo 3 como o primeiro Mandamento, os versículos 4 a 6 como o segundo mandamento, o versículo 7 é o terceiro mandamento, os versículos 8 a 11 são o quarto mandamento (o mais longo), e os versículos 12 a 17 são o quinto ao décimo mandamento (um versículo para cada mandamento) (Antigüidades Judaicas, Vol. 3, Cap. 5 §5). Outros, inclusive Agostinho, consideravam os versículos 3 a 6 como 1 só mandamento, ignorando o versículo 4, mas dividiam o versículo 17 em dois mandamentos, o nono a respeito da cobiça da mulher alheia e o décimo contra cobiçar os seus pertences. A divisão de Agostinho foi adotada pela Igreja Católica Romana. Na verdade são 9 mandamentos - os versos 2, 3, 4, 5 e 6 são um único mandamento, porém na Bíblia estão dez completos Mandamentos.

[editar]Cristianismo

Os cristãos reconhecem no Decálogo uma importância e um significado basilares. Algumas igrejas ordenam a sua completa observância. Outros enfatizam a importância de seguir seus princípios, pois creem que Cristo resumiu todos os mandamentos no amor a Deus e ao próximo.
Jesus interpreta a Lei do Amor da seguinte maneira: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento." E o segundo, semelhante a este, é: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." É importante ressaltar que esse verso é uma citação de Jesus referindo-se ao capítulo 6 verso cinco de Deuteronômio.

[editar]Catolicismo

Como os Dez Mandamentos (ou Decálogo) é a síntese da Lei de Deus (e não só da Antiga Lei) e a base mínima e fundamental da moral católica, a Igreja Católica exige aos seus fiéis o cumprimento obrigatório destas regras.[1] Aliás, segundo as próprias palavras de Jesus, é necessário observá-los para "entrar na vida eterna" (Mt 19,16-21), além de ser necessário para o "o povo mostrar a sua pertença a Deus e responder com gratidão à sua iniciativa de amor".[2] Estes mandamentos, que "enuncia deveres fundamentais do homem para com Deus e para com o próximo",[1]dão a conhecer também a vontade divina e, ao todo, são dez:
  • 1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
  • 2º - Não usar o nome de Deus em vão.
  • 3º - Lembra-te do dia de Sábado para o santificar.
  • 4º - Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
  • 5º - Não matarás.
  • 6º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
  • 7º - Não roube. (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
  • 8º - Não levantar falsos testemunhos.
  • 9º - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
  • 10º- Não cobiçar as coisas do próximo.
A transgressão ou resumo de um mandamento infrige todo o Decálogo, porque é um "conjunto orgânico e indissociável", e a pessoa que o infrigiu cometeu pecado, como está escrito em Tiago capítulo 2, versículo 10: "Qualquer que guardar toda a Lei mas tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos". .[3]

[editar]Tabela comparativa

A passagem dos mandamentos no Êxodo contém mais que dez afirmações, totalizando 14 ou 15 no total. Enquanto a própria Bíblia assina a contagem de "10", usando a frase hebraica aseret had'varim— traduzida com as 10 palavrasafirmações ou coisas, essa frase não aparece nas passagens usualmente apresentadas como sendo "os Dez Mandamentos". Várias religiões dividem os mandamentos de modo diferente. A tabela abaixo aponta essas diferenças.
Divisão dos Dez Mandamentos por religião/denominação
MandamentoJudaicoAnglicano, Presbiteriano, e outros protestantesOrtodoxaCatólico romano, Luterano*Adventista do sétimo dia
Amar a Deus sobre todas as coisas1Prefácio11Baseia-se do 1º ao 4º****
Não terás outros deuses além de d'Ele211
Não farás para ti nenhum ídolo222
Não dirás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus33323
Lembra-te do dia de sábado para o santificar4/sábado4/domingo**4/domingo**3/domingo**4/sábado
Honra teu pai e tua mãe55545
Não matarás66656
Não adulterarás77767
Não furtarás***88878
Não darás falso testemunho contra o teu próximo99989
Não cobiçarás (a mulher do teu próximo)101010910
Não cobiçarás (nada do que pertença a teu próximo)10
Notas:
*Algumas igrejas luteranas usam uma divisão levemente diferente entre o Nono e o Décimo Mandamentos (9. Não cobiçarás a casa do teu próximo; 10. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.[4])
**Desde o cristianismo primitivo a tradição apostólica fixou o domingo como dia de adoração a ser observado como dia de descanso.[5]
***Judaismo afirma que essa é uma referência ao seqüestro, enquanto para o Cristianismo Levítico 19:11 é a referência bíblica ao furto de propriedade. Esse entendimento se baseia nas Hermenéuticas Talmudicas conhecidas por דבר הלמד מעניינו/davar ha-lamed me-inyano, (literalmente: algo provado pelo contexto), pelo qual isso deve referir-se a uma ofensa capital, sendo que os dois mandamentos anteriores se referem a ofensas capitais.[6]
****Para os Adventistas quando Jesus diz: "Amar a Deus sobre todas as coisas" - Mateus 22:37 [7] ele refere-se ao 1º, 2º, 3º e 4º mandamentos (pois tem a ver com o nosso amor com Deus), quando ele diz "Ame aos outros como você ama a você mesmo." [8] ele refere-se ao 5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º mandamentos (pois tem a ver com o nosso amor para com o próximo). Em Mateus 22:40 Jesus diz: "Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos se baseiam nesses dois mandamentos."[9]

[editar]Ver também

[editar]Notas

  1. ↑ a b IGREJA CATÓLICA. Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 438 e 440 p. ISBN 972-603-349-7
  2.  Ibidem; n. 434 e 437
  3.  Ibidem, n. 439
  4.  Catechism Christian Doctrine of the Evangelical Lutheran Church of Finland (Evangelical Lutheran Church of Finland Church Council Helsinki 2000) [1]PDF (126 KiB)
  5.  In: Alexander Roberts, D.D. & James Donaldson, LL.D.. Chapter LXVII.—Weekly worship of the Christians. (Nela o autor expôe a prática de cristãos primitivos por volta de 150 que já guardavam o domingo).. [S.l.: s.n.].. Página visitada em 2007-01-13.
  6.  Commentary of Rashi a Êxodo 20:13
  7.  "Amar a Deus sobre todas as coisas" - Mateus 22:37
  8.  "Ame aos outros como você ama a você mesmo." - Mateus 22:39b NTLH
  9.  Mateus 22:40 NTLH

[editar]Ligações externas


Nenhum comentário:

Postar um comentário