quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aproveitando a vida


Pergunta: "Qual é o sentido da vida?"
Resposta:Como posso encontrar propósito, realização e satisfação na vida? Terei o potencial de realizar algo de significância duradoura? Há tantas pessoas que jamais pararam para pensar no sentido da vida. Anos mais tarde elas olham para trás e se perguntam por que seus relacionamentos não deram certo e por que se sentem tão vazias, mesmo tendo alcançado algum objetivo anteriormente estabelecido. Um jogador de baseball que alcançou o hall da fama deste esporte foi questionado sobre o que gostaria que lhe tivessem dito quando ainda estava começando a jogar baseball. Ele respondeu: “Eu gostaria que alguém tivesse me dito que quando você chega ao topo, não há nada lá.” Muitos objetivos revelam o quanto são vazios apenas depois que vários anos foram perdidos em sua busca.
Em nossa sociedade humanística, as pessoas vão atrás de muitos propósitos, pensando que neles encontrarão sentido. Entre eles estão: sucesso nos negócios, prosperidade, bons relacionamentos, sexo, entretenimento, fazer o bem aos outros, etc. As pessoas já viram que, mesmo quando atingiram seus propósitos de prosperidade, relacionamentos e prazer, havia ainda uma grande lacuna interior – um sentimento de vazio que nada parecia preencher.
O autor do livro Bíblico de Eclesiastes expressa este sentimento quando diz: “Vaidade de vaidades, ...tudo é vaidade.” Este autor tinha prosperidade além da medida, sabedoria maior que de qualquer homem de seu tempo ou do nosso, mulheres às centenas, palácios e jardins que eram a inveja de outros reinos, a melhor comida e o melhor vinho e toda a forma possível de diversão. E ele disse, em dado momento, que qualquer coisa que seu coração quisesse, ele buscava. E mesmo assim ele resumiu a “vida debaixo do sol” (a vida vivida como se tudo o que nela há é o que podemos ver com nossos olhos e experimentar com nossos sentidos) como sendo sem significado! Por que existe tal vazio? Porque Deus nos criou para algo além do que nós podemos experimentar aqui e agora. Disse Salomão a respeito de Deus: "Ele também pôs a eternidade no coração dos homens..." Nos nossos corações, nós sabemos que o “aqui e agora” não é tudo o que há.

O SENTIDO DA VIDA RESTAURADO ATRAVÉS DE JESUS CRISTO
O real sentido, tanto agora como na eternidade, é encontrado ao se restaurar o relacionamento com Deus, relacionamento que foi perdido quando Adão e Eva caíram em pecado. Hoje, este relacionamento com Deus somente é possível através de Seu Filho, Jesus Cristo (Atos 4:12; João 14:6; João 1:12). A vida eterna é recebida quando alguém se arrepende de seu pecado (ao não querer mais continuar nele, mas que Cristo o mude e faça dele uma nova pessoa) e começa a confiar em Jesus Cristo como Salvador (veja a questão “Qual é o plano da salvação?” para mais informações sobre este assunto tão importante).
O real sentido da vida não é encontrado meramente em descobrir Jesus como Salvador (apesar do quão maravilhoso ser). Ao invés disso, o real sentido da vida é encontrado ao se começar a seguir a Cristo como Seu discípulo, aprendendo Dele, passando tempo com Ele na Sua Palavra, a Bíblia, tendo comunhão com Ele em oração e caminhando com Ele em obediência aos Seus mandamentos. Se você é um descrente (ou talvez um novo crente), você deve estar dizendo a si mesmo: “Isto não me soa assim tão incrível e realizador!” Mas por favor, leia um pouco mais. Jesus fez as seguintes declarações:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30). “...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10b). “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” (Mateus 16:24-25). E nos Salmos encontramos o seguinte: “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.” (Salmos 37:4).
O que todos estes versículos estão dizendo é que nós temos uma escolha. Nós podemos continuar buscando guiar nossas próprias vidas (com o resultado de vivermos uma vida vazia) ou podemos escolher seguir a Deus buscando Sua vontade para as nossas vidas com todo o nosso coração (o que resultará em uma vida vivida por completo, tendo os desejos do nosso coração atendidos e encontrando contentamento e satisfação). Isto é assim porque o nosso Criador nos ama e deseja o melhor para nós (não necessariamente a vida mais fácil, mas a com mais satisfação).

Para finalizar, eu gostaria de compartilhar uma analogia emprestada de um amigo pastor. Se você é um fã de esportes e decide ir a um jogo profissional, você pode poupar algum dinheiro e pegar um lugar “bem baratinho”, longe da ação, nas posições mais altas do estádio, ou você pode gastar bem mais e ficar bem perto e aproveitar com mais vivacidade a ação. É assim na vida Cristã. Assistir à obra de Deus EM PRIMEIRA MÃO não é para os cristãos de domingo. Eles não pagaram o preço. Assistir à obra de Deus EM PRIMEIRA MÃO é para o discípulo de Cristo que o é de todo o coração, aquele que parou de ir atrás das suas próprias vontades a fim de seguir os propósitos de Deus em sua vida. ELES pagaram o preço (rendição completa a Cristo e a Sua vontade); eles estão vivendo a vida ao máximo; e eles podem encarar a si próprios, seus amigos e seu Criador sem remorsos! Você já pagou o preço? Sente vontade? Se a resposta é sim, você nunca mais sentirá fome de sentido e propósito.
PASSOS PARA TOMADAS DE DECISÕES CORRETAS
 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
Como saber a vontade de Deus para a nossa vida?
Temos muitas vezes decisões importantes e delicadas a tomar que vão repercutir em nosso futuro:
Com quem casar?
Qual ministério assumir?
Qual carreira profissional seguir?
Devo mudar de emprego? De casa? De ministério?
Devo iniciar um novo projeto profissional ou pessoal?
Devo continuar um relacionamento?
Que líder devemos escolher para a igreja ou ministério?
Conscientizado então que Deus quer o melhor para minha vida, vamos analisar alguns passos para termos discernimento da vontade de Deus quanto temos que tomar decisões em nossas vidas:
1. A PALAVRA DE DEUS
“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.” (Salmos 18: 30)
O primeiro passo para sabermos se estamos decidindo segundo a vontade Deus é conferir a Palavra de Deus, revelada através da Bíblia. Se algo é contrário a Bíblia, então com certeza não é a vontade de Deus, pois Deus não se contradiz.
O caminho de Deus é perfeito, então se não seguirmos a Bíblia estamos entrando em um caminho imperfeito, que pode nos trazer consequencias desagradáveis.
Não preciso perguntar a Deus se e dá vontade dele que eu entre por um caminho puro, honesto, verdadeiro, pois isto já está revelado na Sua Palavra.
2. ORAÇÃO
Através da oração, Deus influencia sua mente e coração com Suas convicções.
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”Filipenses 4: 6,7
Tenho que apresentar meu pedido a Deus, para ser influenciado em minha convicção pela sua santa paz em meu coração e mente.
Se ao orar por uma decisão que tenho a tomar, não me sinto mais bem ou não tenho coragem de orar por essa decisão, pode ser um sinal que Deus não está aprovando, pois apresentar os pedidos a Deus nos traz “a paz de Deus.
3. CIRCUNSTÂNCIAS
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3: 5,6).
Devemos reconhecer a Deus em todos os caminhos e circunstâncias que estão acontecendo em nossa vida.
Observe atentamente quais circunstâncias estão envolvendo as decisões que precisam ser tomadas, e peça a Deus sabedoria para discernir e entender corretamente o que está acontecendo.
Não devemos ser precipitados, mas sensiveis a voz de Deus nos fatos que tem acontecido em nossa vida.
4. PAZ INTERIOR COM CRISTO
“Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos” (Colossenses 3:15)
Naquilo que estou pensando e decidindo estou me sentindo em paz com Deus? Tenho coragem de orar sinceramente a Deus sobre o que estou decidindo?
Se você não tem coragem e ousadia de orar por esta decisão, se lhe pesa a consciência com Deus, fique preocupado se esta decisão é correta.
“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos,” . Deus não age no meio de  confusão mas sim onde há paz.
5. MULTIDÃO DE CONSELHEIROS
“Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança.” (Provérbios 11:14) (versão almeida revisada)
“quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória.” (Provérbios 24:6)
Algumas vezes em momentos de dúvida, em situações complicadas, pedi orientações de pessoas de confiança e experientes quanto ao assunto ao ser revolvido e obtive boa orientação.
Não devo pedir orientações a pessoas que não confio, ou que não podem me ajudar, ou não tem experiência naquela área, mas muitas vezes nos faz bem pedir orientação para o nosso pastor, nossos amigos mais chegados, e isso nos ajuda a ter êxito
6. DESEJOS PESSOAIS
“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.”(Salmos 37:4)
A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, portanto quando em plena comunhão com ele, os nossos desejos guiados por ele também são sinais da vontade de Deus.
EX: Para nos casarmos com alguém segundo a vontade de Deus ele pode utilizar-se do próprio amor que sentimos por alguém. Não nos levará a casar com alguém que não gostamos de forma alguma para ser nosso conjugue.
Para nos levar ao ministério Ele nos guia através da própria aptidão ou alegria que temos em exercer determinado ministério. Deus não te guiará para um ministério que você não goste de forma alguma de pensar em exercer.
O mesmo se aplica a nossa vida profissional, nossos projetos pessoais de comprar uma casa ou um carro, etc.
7. BOM SENSO
“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (II Timóteo 1:7)
Para saber a vontade Deus não preciso ficar esperando que aconteça sempre algo de extrarordinário, incomum, inesperado, como um sonho, uma visão, ou alguém com dom de profecia que nos traga uma revelação miraculosa, mas Deus nos deu cérebro e inteligência para fazermos também bons julgamentos e o seu Espirito que nos dá sabedoria.
Não preciso por exemplo perguntar a Deus se é da vontade dele que eu ande com bastante dinheiro no bolso a noite, numa rua onde acontecem muitos assaltos, pela minha inteligência normal já sei que essa é uma situação perigosa, entre muitas outras.
Na verdade só devemos tomar decisões que contrariam o bom senso se recebermos de forma clara e definitiva uma orientação de Deus, como vemos na Bíblia quando Noé recebeu a noticia que deveria construir uma arca, ou quando o povo de Israel deveria marchar sete dias ao redor de Jericó, ou em situações  que Deus realiza milagres e envia pessoas para tarefas especificas, fora isso podemos e devemos usar nossa inteligência dada pelo próprio Deus.
 SE você não tem convicção que Deus está te dando uma orientação além do bom senso, ouça sua inteligência, pois Deus pede que sejamos moderados e equilibrados em nossa decisões.
CONCLUSÃO:
A Vontade de Deus é perfeita, por isso observamos que quando algo que aconteceu em nossa vida era da vontade de Deus, vários itens se encaixaram: nós oramos, estava de acordo com a palavra de Deus, sentimos paz, pessoas de confiança aprovaram, nossa inteligência e sentimentos concordaram, e todas as circunstâncias cooperaram.
Fique em paz e confie que Deus vai mostrar através dos itens citados as provas de sua vontade para nossa vida.

O Relacionamento entre o Crente e o Mundo

1Jo 2.15,16 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”

A palavra “mundo” (gr. kosmos) freqüentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era, fomentado por Satanás e existente à parte de Deus. Consiste não somente nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, mas também se refere ao espírito de rebelião que nele age contra Deus, e de resistência ou indiferença a Ele e à sua revelação. Isso ocorre em todos os empreendimentos humanos que não estão sob o senhorio de Cristo. Na presente era, Satanás emprega as idéias mundanas de moralidade, das filosofias, psicologia, desejos, governos, cultura, educação, ciência, arte, medicina, música, sistemas econômicos, diversões, comunicação de massa, esporte, agricultura, etc, para opor-se a Deus, ao seu povo, à sua Palavra e aos seus padrões de retidão (Mt 16.26; 1Co 2.12; 3.19; Tt 2.12; 1Jo 2.15,16; Tg 4.4; Jo 7.7; 15.18,19; 17.14 ). Por exemplo, Satanás usa a profissão médica, para defender e promover a matança de seres humanos nascituros; a agricultura para produzir drogas destruidoras da vida, tais como o álcool e os narcóticos; a educação, para promover a filosofia ímpia humanista; e os meios de comunicação em massa, para destruir os padrões divinos de conduta. Os crentes devem estar conscientes de que, por trás de todos os empreendimentos meramente humanos, há um espírito, força ou poder maligno que atua contra Deus e a sua Palavra. Em alguns casos, essa ação maligna é menos intensa; noutros casos, é mais. Finalmente, o “mundo” também inclui todos os sistemas religiosos originados pelo homem, bem como todas as organizações e igrejas mundanas, ou mornas.

(1) Satanás (ver Mt 4.10, nota sobre Satanás) é o deus do presente sistema mundano (ver Jo 12.31 nota; 14.30; 16.11; 2Co 4.4; 5.19). Ele o controla juntamente com uma hoste de espíritos malignos, seus subordinados (Dn 10.13; Lc 4.5-7; Ef 6.12,13)
(2) Satanás tem o mundo organizado em sistemas políticos, culturais, econômicos e religiosos que são inatamente hostis a Deus e ao seu povo (Jo 7.7; 15.18,19; 17.14; Tg 4.4; 2.16) e que se recusam a submeter-se à sua verdade, a qual revela a iniqüidade do mundo (Jo 7.7).

(3) O mundo e a igreja verdadeira são dois grupos distintos de povo. O mundo está sob o domínio de Satanás (ver Jo 12.31 nota); a igreja pertence exclusivamente a Deus (Ef 5.23,24; Ap 21.2;). Por isso, o crente deve separar-se do mundo.

(4) No mundo, os crentes são forasteiros e peregrinos (Hb 11.13; 1Pe 2.11). (a) Não devem pertencer ao mundo (Jo 15.19), não se conformar com o mundo (ver Rm 12.2 nota), não amar o mundo (2.15), vencer o mundo (5.4), odiar a iniqüidade do mundo (ver Hb 1.9 nota), morrer para o mundo (Gl 6.14) e ser libertos do mundo (Cl 1.13; Gl 1.4). (b) Amar o mundo (cf. 2.15) corrompe nossa comunhão com Deus e leva à destruição espiritual. É impossível amar o mundo e ao Pai ao mesmo tempo (Mt 6.24; Lc 16.13; ver Tg 4.4 nota). Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfação naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele (ver Lc 23.35 nota). Note, é claro, que os termos “mundo” e “terra” não são sinônimos; Deus não proíbe o amor à terra criada, i.e., à natureza, às montanhas, às florestas, etc.

(5) De acordo com 2.16, três aspectos do mundo pecaminoso são abertamente hostis a Deus: (a) “A concupiscência da carne”, que inclui os desejos impuros e a busca de prazeres pecaminosos e a gratificação sensual (1Co 6.18; Fp 3.19; Tg 1.14). (b) “A concupiscência dos olhos”, que se refere à cobiça ou desejo descontrolado por coisas atraentes aos olhos, mas proibidas por Deus, inclusive o desejo de olhar para o que dá prazer pecaminoso (Êx 20.17; Rm 7.7). Nesta era moderna, isso inclui o desejo de divertir-se contemplando pornografia, violência, impiedade e imoralidade no teatro, na televisão, no cinema, ou em periódicos (Gn 3.6; Js 7.21; 2 Sm 11.2; Mt 5.28). (c) “A soberba da vida”, que significa o espírito de arrogância, orgulho e independência auto-suficiente, que não reconhece Deus como Senhor, nem a sua Palavra como autoridade suprema. Tal pessoa procura exaltar, glorificar e promover a si mesma, julgando não depender de ninguém (Tg 4.16).

(6) O crente não deve ter comunhão espiritual com aqueles que vivem o sistema iníquo do mundo (ver Mt 9.11 nota; 2Co 6.14 nota) deve reprovar abertamente o pecado deles (Jo 7.7; Ef 5.11 nota), deve ser sal e luz do mundo para eles (Mt 5.13,14), deve amá-los (Jo 3.16), e deve procurar ganhá-los para Cristo (Mc 16.15; Jd 22,23).

(7) Da parte do mundo, o verdadeiro cristão terá tribulação (Jo 16.33), ódio (Jo 15.19), perseguição (Mt 5.10-12) e sofrimento em geral (Rm 8.22,23; 1Pe 2.19-21). Satanás, usando as atrações do mundo, faz um esforço incessante para destruir a vida de Deus dentro do cristão (2Co 11.3; 1Pe 5.8).

(8) O sistema deste mundo é temporário e será destruído por Deus (Dn 2.34,35, 44; 2Ts 1.7-10; 1Co 7.31; 2Pe 3.10 nota; Ap 18.2).

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4.

 A Parábola do Peixe e da Minhoca

Conta-se a história de um peixe que nadava sossegado no fundo do rio. Qual não foi a sua surpresa quando uma minhoca muito atraente apareceu de repente à sua frente.
- "Minhocas não nadam" pensou ele.
Atraído pelo movimento da minhoca o senhor peixe resolveu abocanhá-la. E num pulo só, vapt, a minhoca estava na sua boca.
- "Ui! O que é isto?" pensou o peixe ao sentir alguma coisa espetar a sua boca. Qual não foi a sua surpresa ao descobrir um anzol fisgado à sua boca. Desesperado, o peixe falou:
- "Como pode uma minhoca tão gostosa vir acompanhada por um anzol!!"

Moral da história:
Muitas vezes o mundo nos apresenta diversas coisas tão sedutoras quanto a minhoca para o peixe, porém sabemos que nem tudo que é bom para o mundo é bom para um cristão.O mundo nos atrai com muitas coisas que são aparentemente boas,mas no fim não nos leva a nada.

"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine. 
1 Coríntios 6:12


Gisele



Nenhum comentário:

Postar um comentário