quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Culto Racional






Hoje em dias as pessoas confundem muito que é realmente participar de um culto. Envolvem-se muitas polêmicas em relação aos cultos e as maneiras que ele tem que ser feito.
Deus é muito claro referente a tudo isso na bíblia, sendo assim pode-se examinar alguns aspectos para enfim chegar ao culto bom e agradável a Deus.

Romanos 12:1
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

Ao contrario que muitas pessoas pensam, culto significa uma adoração ou homenagem a uma divindade qualquer; ou seja, o culto não é necessariamente cristão.
Hoje em dia o mundo prega vários cultos: Cultos das virgens, Culto aos mortos, Culto ao Maligno, Culto das Mulheres, Cultos das Famílias, Culto dos caixões... Cultos, cultos e mais cultos...
Mas aí fica a pergunta qual é o verdadeiro culto?Qual é o sacrifício vivo que é santo e agradável a Deus?
Como Paulo mesmo disse em Romanos é o nosso Culto Racional. Deus  diz: apresentei os vossos corpos como sacrifício vivo.... Ele quer que estejamos pessoalmente no culto. Porém Deus não quer que levemos ao culto um corpo somente. Deus quer um corpo vivo e participativo.
Ele não quer te ver no culto automático e emocional, porém Deus quer um corpo totalmente dedicado a ele.
Nosso culto deve ser racional, pensado, lógico, equilibrado. O culto é um momento  em que nos apresentamos a Deus reverenciando a Sua Grandeza.

Romanos 11:36
“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém “•

Por suas colocações vemos que há uma preocupação do apóstolo em mostrar aos irmãos a necessidade de que se realmente entenda a natureza de tudo isso, no caso, a igreja.
Por que estou aqui? Quem me trouxe aqui? O que vim fazer aqui? O que estão me ensinando é verdade? São questionamento que todos os crentes deveriam se fazer até que encontrassem respostas racionais para todos eles.
O contrário de culto racional é culto irracional. Ou seja, algo que é feito instintivamente, sem critérios ou razões que justifiquem os procedimentos adotados. Em um culto assim é praticamente impossível se seguir o que está escrito:

1 Coríntios 14:40
“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.”

É impossível que haja qualquer um dos dois componentes pedidos sem que se entenda a natureza de cada um. E é preciso racionalidade para que isso aconteça. Por isso Deus nos fez diferentes das demais criaturas, ou seja, nos criou à sua imagem e semelhança: para que o adorássemos em espírito e em verdade, conscientes de nosso ato e de nossa missão de adoradores.
O reino de Deus é um reino de decência e ordem. Não há espaço para improvisos de última hora. A construção da arca e do tabernáculo comprovam a mensagem de organização que Deus quer nos ensinar. Até na salvação haverá ordem...
1 Coríntios 15:23

“Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.”

Esse é o padrão que deve ser perseguido pela igreja de Cristo. Deus se agrada de uma obra organizada.
Nesse caldeirão doutrinário sem consistência – já que não se sustentam biblicamente – as pessoas estão se dirigindo às igrejas sem saber exatamente o que vão fazer por sua espiritualidade. Vão dança cantar, aplaudir, gritar, enfim, sem entrar no mérito dessas questões, quase sempre falta o elemento principal: a Palavra de Deus. Entram e saem alegres e exaustas. O problema é: entenderam a mensagem? A palavra que foi pregada edificou suas vidas? Deus falou com elas através de seu evangelho? Se à maioria dessas perguntas as respostas forem algo como “acho que sim”, algo está fora do lugar.
Em dias atuais podemos identificar como grande adversário desse padrão, o excesso de emocionalismo que tem se alastrado no meio cristão. A busca incessante pelo êxtase e pela experiência sobrenatural extrabíblica, a incorporação de ‘anexos’ doutrinários à Palavra de Deus, como se esta não fosse suficiente e os modismos importados recheados de técnicas mirabolantes de quebra de maldições e encontros obscuros são os componentes deste fim de séc. XX e início de séc. XXI. O que não é uma surpresa, Paulo já alertava que essas coisas fatalmente aconteceriam.

1 Timóteo 4:1-2
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;”

A questão é que não há culto racional sem o entendimento da Palavra. Os ‘avivalistas’ de plantão trocam a bíblia por apostilas preparadas especialmente para direcionar as pessoas para a conclusão que lhes interessa.
Por isso Paulo fala em ‘sacrifício vivo’. Ou seja, sacrifício da vontade da carne para fazer a vontade de Deus. E isso requer dedicação à sua Palavra e não somente àquilo que dá prazer, como por exemplo, ir para um retiro. Requer decência e ordem. Compromisso e organização.
Como poderemos então prestar o melhor culto a Deus?

1 Crônicas 16:29
“Tributai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade.”

1. CULTUAR A DEUS É UM ATO DE GLORIFICAÇÃO
* Glorifique porque Ele é digno de toda adoração - Sl 29.2 Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.

* Glorifique porque Ele é autor da nossa salvação - Sl 96.2 Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.
*Glorifique porque Ele é operador de maravilhas - I Rs 18.39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

2. CULTUAR A DEUS É UM ATO DE ADORAÇÃO
* Adoremos ao Senhor com toda fervorosidade -. Salmos 138.1 Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.

* Adoremos ao Senhor com toda espiritualidade – João 4.24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

* Adoremos ao Senhor com toda profundidade - Sl 19.14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!

3. CULTUAR A DEUS É UM ATO DE GRATIDÃO
* Agradeça porque Ele nos carrega de benefícios - Sl 68.19 Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.
* Agradeça porque Ele nos guarda com livramentos - Sl 68.20 O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte.

* Agradeça porque Ele cumpre as suas promessas - Tt 1.2 Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;
supersticiosos É preciso que o entendimento seja renovado constantemente para que não caiamos no lugar comum, para que não sejamos meros marionetes a repetir rituais e atos supersticiosos  para que não sejamos confundidos pelas distorções das Escrituras feitas por pessoas ignorantes, instáveis ou ainda pior, pessoas gananciosas que buscam benefício próprio.


Culto racional é dar à Deus permissão para transformar vidas começando pelo nosso entendimento que deve ser constantemente renovado pelas Escrituras ao ouvirmos [Romanos 10:17], lermos[note Apocalipse 1:3], estudarmos [Atos 17:11], memorizarmos [Salmo 119:9-11] e meditarmos [Salmo 1:2-3] sobre o que Deus revela em Sua Palavra, pois só assim poderemos “experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Fontes:
www.bibliaonline.com.br
www.estudosgospel.com.br

Tamiris Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário