quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ressurreição x Reencarnação




Primeiramente gostaria de falar sobre o que é Reencarnação e o que é Ressurreição.
Algumas pessoas acreditam que as duas são semelhantes, porém veremos abaixo algumas características das mesmas e poderemos assim tirar ao fim nossas conclusões:
Reencarnação: é uma ideia central de diversos sistemas filosóficos e religiosos, segundo a qual uma porção do Ser é capaz de subsistir à morte do corpo. Chamada consciência, espírito ou alma, essa porção seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de um fim específico, como o auto-aperfeiçoamento ou a anulação do carma. (Conjunto de ações dos homens e suas consequências)
A reencarnação é um dos pontos fundamentais do Hinduísmo(já pregava esse conceito 5 mil anos antes de cristo), do Jainismo, do Culto de Tradição aos Orixás (Òrìsà)(já difundia esse conceito 5 mil anos antes de cristo), da Teosofia, do Rosacrucianismo e da filosofia platônica, mais recentemente o Espiritismo (codificado por Allan Kardec). Existem vertentes místicas do Cristianismo como, por exemplo, o Cristianismo esotérico, que também admite a reencarnação.
Há referências recentes a conceitos que poderiam lembrar a reencarnação na maior parte das religiões, incluindo religiões do Egito Antigo, religiões indígenas, entre outras. A crença na reencarnação também é parte da cultura popular ocidental, e sua representação é frequente em filmes de Hollywood.
O espiritismo é o maior divulgador da doutrina da reencarnação no Brasil e na maioria dos países ocidentais. O espiritismo crê que a reencarnação é um processo obrigatório até o espírito não precisar mais reencarnar, isso se dá quando ele se torna um espírito puro. A reencarnação, na visão espírita, é uma oportunidade do espírito se aperfeiçoar, intelectualmente, através do trabalho, e moralmente, através da constante busca do espírito pela felicidade eterna. Assim, a reencarnação é vista como uma benção pelo espírito, pois é uma oportunidade de progresso. Além de trabalhar para o seu desenvolvimento, o espírito quando reencarna, também vêm expiar faltas que cometeu em encarnações anteriores. Por exemplo, um assassino em série poderá reencarnar sem os braços e sem as pernas, para que aprenda a amar mais o seu próximo, pois nessa condição precisaria constantemente dos outros; ou, por exemplo, uma mãe que menosprezou seu filho, poderia reencarnar em uma família que a menosprezasse, compelindo-a a repensar seus atos. Cada reencarnação é minuciosamente planejada pelos espíritos superiores, para dar a máxima oportunidade do espírito reencarnasse e desenvolver, e obter o máximo de proveito de sua encarnação.
Para o espiritismo, a reencarnação é uma prova da justiça de Deus, que dá infinitas oportunidades para o espírito se aperfeiçoar, ao invés de mandá-lo para o céu ou o inferno eterno por que simplesmente nasceu em uma família que não lhe deu a devida educação para os serviços cristãos. Segundo essa mesma doutrina, se o espírito se entrega a corrupção dos valores cristãos, ele terá infinitas oportunidades de se aperfeiçoar, irá pagar pelos crimes que cometeu na sua próxima reencarnação.
De acordo com o livro dos espíritos(Livro com 1009 quesitos escrito pelos “espíritos”) “As reencarnações sucessivas são sempre muito numerosas, porque o progresso é quase infinito”(Quesitos 132,167e 169).
*Ressurreição
De acordo com o ensino da Bíblia Sagrada, só há uma separação corpo-espírito, i.e., o homem só morre uma vez:

   Hebreus 9.27-28

 Como vimos, o homem morre e fica aguardando julgamento. Haverá um dia em que todos serão julgados.

O Senhor Jesus ensinou que o injusto, quando morre, vai para um lugar de tormentos. O justo, para um lugar de paz. Tal ensino está na parábola do rico e Lázaro.
Lucas 16.19-31

Todos ficam aguardando a ressurreição.

Ressurreição significa a vivificação do corpo morto, não importa quanto tempo esteja nesse estado. Significa o reencontro do espírito com o corpo original:
Romanos 8.11

Na vinda do Senhor, “os que morreram em Cristo [i.e., os cristãos, aqueles que crêem em Jesus como Senhor e Salvador] ressurgirão primeiro”.
1 Tessalonicenses 4.16-17

E os que fizerem o Mau?

João 5:29

Sob inspiração divina, o apóstolo Paulo declara: “Cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também cremos que aos que dormem em Jesus, Deus os tornará a trazer com ele” (v.14).


Um dos exemplos na Bíblia Sagrada que se contrapõe à doutrina da reencarnação. O ladrão que se arrependeu...
Lucas 23.43

 Esse ladrão tinha motivos de sobra para reencarnar umas mil vezes até se tornar perfeito. Jesus perdoou seus pecados e lhe garantiu a vida eterna.

O homem que antes era semelhante a Jesus,quando pecou,contaminou o corpo perdendo a forma de Deus(ficando assim o carpo humano sujeito a doenças, vermes e enfermidades de todos  os tipos e formas)porque nós deixamos a morte entrasse em nosso ser, deturpando a mente com sentimentos de medo, duvida e inseguranças por causa da separação do nosso criador.
Então quando o homem recebe a Palavra que está em Jesus, Deus tem como objetivo recuperar a sua imagem no homem através do processo de regeneração.
Através desse processo  homem transforma a sua alma dia após dia pela sua mente renovada nos pensamentos e conhecimento da vida eterna e abundante que Deus tem para ele.
O homem ganha um coração novo.
Ezequiel 36:26

Um coração temente a Deus porque passa a conhecer quem é Deus e quem o Homem é em Deus e para Deus, para que no ultimo dia,quando Jesus Voltar para revelar os segredos dos corações das pessoas,esses corações regenerados sejam para a glória e semelhança dele, então haverá RESSURREIÇÃO, corpos novos se, pecados, não nascidos de carne humana, mas transformados por Deus para que todo o nosso corpo de pecado seja destruído.

Mas a ressurreição de Jesus não era como outras que a precederam e a sucederam. Todas as outras pessoas na Bíblia que foram  ressuscitadas eventualmente morreram de novo. Jesus entretanto, está vivo no Espírito, para sempre.
Ou tudo isso é um grande engano? Desde o início é isso que muitos querem crer. Até ANTES da ressurreição de Jesus havia uma preocupação por parte dos líderes religiosos de inventar uma história de Jesus após sua morte.
Mateus 27.62-66

 E quando, para a surpresa deles e apesar desta vigilância toda, Jesus ressuscitou, os mesmos líderes inventaram uma história de roubo do corpo para explicar o ocorrido.

Mateus 28.11-15
 Mas nada disto adiantou, porque Jesus foi VISTO VIVÍSSIMO por muitos nos dias seguintes.

 *Portando a Reencarnação é considerado pelos cristãos como uma doutrina falsa. Pois Satanás é especialista em deturpar a Palavra de Deus e espalhar falsas doutrinas.

I Pedro 5:8-11

 Escrito por: Tamiris Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário