domingo, 4 de setembro de 2011

A Terceira Divisão do Livro - Números. 21-36

A Geração Nova. 21-36
A terceira divisão é subdividida em tres sessões:
1. A Viagem Nova Começada. 21-25.
2. A Numeração Nova. 26-27.
3. A Instrução Nova. 28-36.

1. A Viagem Nova Começada. 21-25.
Viajando para Canaã... a geração velha já havia morrido, inclusive Aarão e em pouco tempo Moisés iria morrer. Então, Deus começou levar Israel na direição de Canaã novamente.
Primeiramente, vemos que Deus ouviu a voz de Israel (v.2- 3) e entregou nas suas mãos os cananeus. Durante as jornadas no deserto isto não aconteceu, porque a velha geração estava andando fora da vontade de Deus. Agora tudo ficou diferente, porque a nova geração estava seguindo o Senhor.
Em segundo lugar, vemos que houve vitória (21:3) onde antes o povo sofreu uma grande derrota (14:45). Quando o filho de Deus não anda no centro da sua vontade só pode esperar derrota.
Em terceiro lugar, vemos que Israel, por causa do mal tratamento de Edom, seguiu viagem pelo caminho mais longo e caiu no velho pecado de murmurar (v. 4-9). Por isso Deus mandou serpentes ardentes no meio do povo e muitos morreram e estavam morrendo. Observem o perigo que os que crêem enfrentam quando estão no meio da prova e da tribulação, murmuram contra Deus em vez de olhar para Ele em confiança. Podemos estudar o simbolismo sobre as serpentes ardentes em João 3.
Em quarto lugar, vemos que depois de murmurarem e serem corrigidos por isso, continuaram sua viagem para Canaã (v. 10-16). Este povo era diferente da primeira geração, eles aprendiam através dos erros em vez de continuar neles.
Em quinto lugar, vemos que eles cantaram um cântico de vitória e confiança ao Senhor em vez de recusar, duvidar e se rebelar contra o Senhor como a velha geração tinha feito (v. 17-35). É por isso que no resto deste capítulo vemos que o povo de Deus gozou na vitória dada "por Deus".
Balaque e Balaão. 22-24. Balaque, o rei de Moabe, ficou com medo de Israel por causa das suas vitórias dadas por Deus contra os seus inimigos. Por isso Balaque chamou e subornou um profeta chamado Balaão para amaldiçoar Israel. Balaão é o profeta (pregador ou pastor simbolicamente) que é mercenário, que só pensa em si e nas coisas que possa ganhar pela obra que faz. Isto é chamado no Novo Testamento "o caminho de Balaão" (II Pd. 2:15). Como todo profeta falso, Balaão não teve conhecimento certo das coisas de Deus, e isso é chamado no Novo Testamento "o engano de Balaão" (Jd. 11). A "doutrina de Balaão" (Ap. 2:14) é o que Balaão tentou fazer quando não conseguiu amaldiçoar Israel, levar o povo de Deus para pecar contra o Senhor trazendo a correção do Senhor sobre eles (Nm. 31:16 com 25:1-3). Balaão tentou amaldiçoar Israel por causa do prêmio oferecido a ele por Balaque, mas todas as vezes abençoou Israel em vez de amaldiçoá-lo. Quando Deus está abençoando o seu povo, ninguém pode fazer o contrário.
O pecado de Israel através da doutrina de Balaão. 25.
Através do conselho de Balaão as filhas dos moabitas e dos midianitas seduziram Israel para prostituir-se com a religião falsa deles e praticar prostituição com elas. Por isso Deus mandou tirar as cabeças das pessoas culpadas. Moisés mandou os juízes de Israel cumprir a vontade de Deus e 24.000 pessoas morreram. Note o que Finéias, o filho de Eleazar, fez (v. 8). Pela coisa feita por Finéias a ira de Deus se acalmou. Devemos ver aqui o perigo constante que o povo de Deus passa para entrar no pecado e qual deve ser a nossa reação.
2. A Numeração Nova. 26-27.
Israel foi numerado a segunda vez porque era uma nova geração que iria entrar em Canaã. A numeração era para saber quantos homens de guerra tinha em Israel (601.730, 26:51). Veja v. 64-65.
No capítulo 27 tem a questão da herança das filhas de Zelofeade que eram da tribo de Manassés. Elas eram as únicas filhas da família e precisava ser resolvido se poderiam receber a herança de Manassés no lugar dos homens, porque o pai delas não tinha filhos, só filhas. Moisés buscou a vontade de Deus, e Deus disse que podiam.
Deus falou com Moisés que ele em breve morreria (27:12-23), que Josué iria assumir a liderança de Israel e mandou os últimos conselhos para Moisés entregar a Israel antes da sua morte. Estes conselhos estão relatados em Nm. 28-36 e Dt. 1-34. Leia Nm. 36:13, Dt. 1:1-3 e 34:1-12.
3. A Instrução Nova. 28-36.
Vejam algumas coisas.
1. Os caps. 28-29 dão uma repetição das leis acerca das ofertas e das festas para serem observadas.
2. O cap. 30 dá a lei sobre diversos votos: dos homens (v. 1-2); das moças (v. 3-5); das noivas (6-8); das viúvas (v. 9); das casadas (v. 10-16).
3. O cap. 31 relata a destruição dos Midianitas. Deus mandou matar eles todos (menos as virgens) inclusive Balaão. Porque? Porque seguiram o conselho de Balaão induzindo Israel a transgredir contra o Senhor no caso de Peor (v. 16).
4. No cap. 32 as tribos de Rúben, Gade e Manassés pediram e receberam a terra de Gileade por sua herança. Era certo isto? Parece que não, porque seria melhor ficar por dentro das fronteiras da terra prometida. Notem a desculpa deles para isso (v. 1, 18-25). Muitos que crêem querem fazer isto, ficar vivendo na beira das coisas de Deus.
5. No cap. 33 há um resumo das jornadas de Israel no deserto.
6. No cap. 34 há instrucões acerca das fronteiras da terra prometida.
7. No cap. 35 Deus disse que os levitas receberiam 48 cidades e seus arrabaldes como a sua herança. Seis destas cidades eram para ser as cidades de refúgio.
8. No cap. 36 as filhas de Zelofeade perguntaram sobre a sua herança no caso se casassem. Deus mandou que elas se casassem somente na sua própria tribo para garantir que a herança ficasse na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário