segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Jejum e a Bíblia

O ser humano é constituído de corpo, alma e espírito, conforme escrito em ITes 5:23: "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo."

A alma e o espírito estão ligados (Hb 4:12), porém a alma tem inclinação para as coisas da carne (desejos, vontades, decisões) e o espírito é voltado para Deus, pois ele vêm de Deus (é o fôlego da vida) que tornou o homem uma alma vivente.Gen 2:7
O espírito que ouve os desejos da alma é um espírito vaidoso, maldoso.
É preciso alimentar a alma e colocá-la em dieta para agradar a Deus.
E como é esta dieta que agrada a Deus?
Lc 4:4 - "E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus."
Rom 14:23 - "Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado."
Heb 11:6 - "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."
Por que nos alimentamos?
Para sobrevivência. 
Para que serve o jejum? 
Para reconhecermos total dependência do Senhor em todas as áreas de nossas vidas, desintoxicando o corpo das impurezas que nos afastam de Deus. Para mostrarmos para nossa alma que o que nos sustenta é o Senhor e que podemos controlar os desejos da carne e assim, voltarmos nossa alma ao espírito, ou seja, a Deus. Pois, caso contrário, é o espírito que se voltará para os desejos da alma.
Quando jejuar? Nestes dias...
Marcos 2
18  Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos?
19 E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar; 

20 Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.  
Quando Jesus estava conosco não era tempo de jejuar, mas tempo de aprendizado. Agora porém, Jesus não está conosco, está com o pai, nos foi deixado o consolador (Espírito Santo), então é tempo de jejum, segundo as próprias palavras Dele.
O jejum pode ter algum motivo em particular?
Segundo a Bíblia, são vários os motivos pelos quais podemosjejuar:
1. Para purificação, santificação e revelação: Exemplo Atos 10:30
2. Em momentos de intensa perseguição e morte: Exemplo Ester 4:16
3. Para expulsar demônios. Exemplo: Mateus 17:14-23 (vemos qui que algumas enfermidades não são doenças, mas demônios)
4. Para arrependimento (mudança de pensamento) e conversão (própria e não dos outros). Exemplo: Jonas 3:5 - aqui vemos que podemos fazer jejum por amor dos outros, mas não pelos outros.
Alerta: cuidado em jejuar onde Deus já deu a sentença - veja o exemplo de Davi em 2 Samuel 12:16 - Davi jejuou e passou a noite prostrado por seu filho que Deus já havia dito que morreria por causa do pecado de Davi - esse jejum foi em vão, perda de tempo, pois Deus já tinha dado a sentença. 
Lembre-se sempre de uma frase que diz "O jejum não é para mudar o coração de Deus, mas para mudar o seu coração"
Quais os tipos de jejum?
1. Parcial - é abstinência de algum ou alguns alimentos por um período de tempo -ver em Daniel 1:8-12
2. Total - é abstinência total de alimentos e água por um período de tempo - ver em Exodo 34:28, Mateus 4:2 e Daniel 6:18
Quanto tempo deve durar um jejum?
É pessoal, cada um em particular com Deus deve decidir isso.
Jejum é apenas não se alimentar? O que mais deve ser feito no período de jejum?
Em Mateus 6:
16  E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 17  Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
18  Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
Em Isaías 58:
6  Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
7  Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.
9  Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;
O que é jugo? É opressão, constrangimento.
O que é estender o dedo? É acusar e expor o irmão.
O que é falar vaidades? É mentir, fofocar.
Qual a forma de jejuar?
É indispensável a leitura da Palavra, oração e estar em espírito (renunciar a carne).
No jejum afrontamos a carne e lutamos contra ela indo contra nossa própria vontade e fazendo a vontade de Deus, mostrando que nosso amor por Ele e mais forte do que nossos prórpios desejos carnais.

Obs: não podemos nos esquecer que pessoas que tem problemas de saúde não podem se submeter a determinados jejuns como o jejum total, nesses casos deve-se fazer o jejum parcial, pois Deus também não se agrada de sacrifícios, mas sim de obediência.

Devemos sempre nos lembrar que o jejum é para fortalecer o espírito e enfraquecer a carne, pois nossa luta maior não é contra carne, mas uma luta espiritual conform descrito em Efésios 6:

10  No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14  Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15  E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16  Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17  Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18  Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
19  E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
20  Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

Temos visto que o inimigo tem se levantado contra cada um de nós, mas a vitória da igreja é certa. Estejamos unidos em jejum e oração, por nossa casa, por nosso povo, por nossos líderes, conclamando para libertação dos que estão em cativeiro e para destruição dos intentos do inimigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário