terça-feira, 6 de setembro de 2011

O que significa arrependimento?


Texto base: Lucas 13
E, NAQUELE mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
2  E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
3  Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
4  E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
5  Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

Do que estão falando?
Siloé era uma mina de água que tinha umas colunas altas levantadas, uma destas colunas tombou matando 18 galileus. Esses homens, na visão dos judeus da época, não eram homens bons.
Jesus, nessa passagem bíblica, alertou os judeus para que tivessem cuidado consigo mesmos pois, caso contrário, morreriam espiritualmente (v.3), o que ele queria dizer é que não havia diferença entre os galileus e aqueles judeus (v.4), pois aqueles que estavam em Jerusalém se achavam santos e irrepreensíveis.

O que Jesus veio pregar ao mundo?
Pouquíssimas pessoas sabem responder a essa pergunta, mas nós como cristão temos a obrigação de saber...
Cristo veio ao mundo para pregar arrependimento.
Veja Mateus 4:17: " Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
João Batista já vinha pregando arrependimento, conforme nos mostra a Palavra em Mateus 3:2 - "E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus"

O que realmente quer dizer arrependimento?
O novo testamento foi escrito em grego e a palavra original dos textos gregos que foi para nós traduzida como arrependimento é metanoia onde meta quer dizer mudança e noia quer dizer mente.
Com isso podemos traduzir o arrepender-se da Bíblia como "mudança de mente", "mudança de pensamentos". E é isso que Jesus veio pregar na Terra.
Nós só podemos entender o Reino dos Céus com arrependimento, pois com a mudança da mente conseguimos entender que não estamos no comando.


Quando volatmos a Lucas 13 podemos agora entender o que Jesus queria dizer de forma clara: os judeus precisavam mudar seus pensamentos. Se converter de verdade é deixar de andar conforme seus próprios pensamentos.
Podemos dizer ainda que arrependimento é muito mais que convivção, pois convicção é certeza e vem de convencimento. Certeza e convencimentos não trazem salvação, pois muitos estão convencidos dos seus erros, mas não mudam suas maneiras de pensar.
Arrependimento também vai além da confissão, pois muitos pensam que estão diante do Senhor pois confessam seus pecados a homens.
Em Atos 24:25-27
25  E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei.
26  Esperando ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, para que o soltasse; pelo que também muitas vezes o mandava chamar, e falava com ele.
27  Mas, passados dois anos, Félix teve por sucessor a Pórcio Festo; e, querendo Félix comprazer aos judeus, deixou a Paulo preso.

Vemos Paulo preso em Roma por não negar Cristo. O governador romano em Cesárea nesta época era Félix, um homem que conhecia Paulo antes de sua conversão e não sabia que Paulo havia se arrependido, ou seja, mudado sua maneira de pensar.
Félix era homem subornável e queria dinheiro de Paulo, pois o conhecia como um homem poderoso, que exercia grande influência. Félix ficou assustado com Paulo, pois viu que ele estava diferente e, passaram-se 2 anos quando um novo governador (Festo) assumiria o cargo e Félix poderia liberar Paulo já que ele era um preso político, porém ele não fez issso, pois queria agradar os judeus.
Em Atos 25:9-11
9  Todavia Festo, querendo comprazer aos judeus, respondendo a Paulo, disse: Queres tu subir a Jerusalém, e ser lá perante mim julgado acerca destas coisas?
10  Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus, como tu muito bem sabes.
11  Se fiz algum agravo, ou cometi alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César.

Festo também se assustou, pois também só conhecia o Paulo de antes da conversão.
Em Atos 26 vemos Paulo testemunhando sua conversão para o rei Agripa.
Quando dizemos que arrependimento vai além da confissão podemos nos embasar em alguns fatos bíblicos, como por exemplo:
- Êxodo 9:27-28
27  Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o SENHOR é justo, mas eu e o meu povo ímpios. 
28  Orai ao SENHOR (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
Faraó reconheceu e confessou seu pecado, porém no versículo 34, voltou a pecar:
34  Vendo Faraó que cessou a chuva, e a saraiva, e os trovões, pecou ainda mais; e endureceu o seu coração, ele e os seus servos.  

- Números 22: 34-35 
34  Então Balaão disse ao anjo do SENHOR: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. 
35  E disse o anjo do SENHOR a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente a palavra que eu falar a ti, esta falarás. Assim Balaão se foi com os príncipes de Balaque.  
Mais pra frente Balaão induziu o povo ao pecado e acabou sendo morto junto com os midianitas.

- 1 Samuel 15:24-26 
24  Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.
25  Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao SENHOR.
26  Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel.
 
E no versículo seguinte:
27 E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.

Em Atos 20:18-24 vemos que Paulo nunca deixou a posição, mesmo ante a perseguição, pois sua mente havia mudado e arrepender-se traz salvação.

Ainda em Atos 17:30 vemos que Deus não leva em conta o tempo da ignorância, sendo assim, devemos buscar ainda hoje o verdadeiro arrependimento.

Que Deus esteja sempre conosco.


Baseado no culto do dia 04/09/11 - CIEB Caçapava

Nenhum comentário:

Postar um comentário