quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Tabernáculo

Lucas 24:44,45  - Disse Jesus: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras.
1. Candelabro: Símbolo da santificação pela fé naquele que é a luz do mundo. Não existe santificação sem a luz de Cristo e Sua Palavra. Símbolo também de revelação.
*  O Candelabro de Ouro também nos traz a mente a obra do Espírito Santo no povo de Deus. Ele é o nosso professor, ENSINADOR. Aquele que revela a vontade de Deus ao homem.
*  O candelabro revelava toda a beleza do local, como também auxiliava nos serviços dos sacerdotes. Assim é o Espírito Santos em nossas vidas.
*  Representa  também o homem, "...vós sois luz" Mt 5:14
 Na realidade nós não somos "luz" no sentido real desta palavra, nós somos lâmpadas, que emitem luz. Não temos luz própria, pois se deixarmos Cristo deixaremos de brilhar, assim nossa luz se apagará. Jesus é a fonte da luz, nós refletimos essa luz.
*  Ex 27:20 - Informa que o material utilizado para acender as lâmpadas era o azeite puro de oliveiras.
Nós devemos ter sempre em nossas “lâmpadas” o azeite puro. (EX.: Parábola das 10 virgens. Mt. 25)
2. Mesa dos pães: A Mesa dos Pães mostrava a nossa comunhão com Deus. O Tabernáculo era a casa de Deus e sendo assim, continha uma mesa farta, onde Seus filhos podiam se banquetear e ter comunhão com Ele. Como filhos de Deus nós nos banqueteamos em Sua mesa (aprendendo a Palavra, que é alimento para alma).
     Os Pães da Proposição eram a figura de Cristo como o pão da vida (João 6:32-33), o alimento espiritual do povo de Deus. Cristo está sempre diante da face do Pai. O pão era feito de trigo que havia sido moído e assado, assim também o sofrimento de Cristo O capacitou para tornar-se o pão das nossas almas.
*   Os pães que se tiravam eram considerados sagrados, os sacerdotes comiam no "lugar santo" (Lv 24: 5-9). Isso aponta para a igreja (culto racional), o local onde devemos nos alimentar da Palavra.
3. Pia de bronze: Representa o rio Jordão, as águas do batismo, o tanque batismal onde se aceita a justiça de Cristo. Usada para se lavar, se purificar,  antes de entrar no santo dos santos. Perfeito símbolo da Lei e da Graça.
*  Da lei: quando olhava-se para dentro da pia, a água refletia como um espelho, com a mesma intenção da Lei, que serve para mostrar e refletir os pecados.
*  Da graça: quando os pecados revelados pela Lei são todos apagados mediante obediência e submissão a Cristo pelo pecador, simbolizados pela água que purifica (ver Is 1:16 e Ef 2:8).
*  A pia é de grande significação espiritual em nossa experiência Cristã, pois representa nossa santificação.
*   Somos chamados a purificar-nos como "uma geração escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa", somente assim poderemos oferecer sacrifícios espirituais "aceitáveis a Deus por Jesus Cristo" (1Pd. 2:5). Arão e seus filhos nasceram no sacerdócio (Ex 28:1), cada um de nós entra no sacerdócio por meio do novo nascimento, lavando-se pelo banho da regeneração (Tt 3:5) no sangue de Jesus Cristo.  (NÃO POR OBRAS HUMANAS)
 4. O altar do holocausto: O altar era a maior mobília do santuário, usada para a adoração, sempre estava aberto aos israelitas. Era a primeira mobília a ser vista.
*  Este altar foi posto para sacrifício. Sem sacrifício, não poderia haver nenhuma compensação para o pecado (Lv 17:11; Hb 9:22).
*  Neste local  vemos nossa justificação...
*  A localização deste altar fala-nos que antes de chegar ao templo, teria que se oferecer um sacrifício de sangue no altar de bronze. Hoje, para sermos recebidos por Deus é necessário passar pela morte sacrificatória de Cristo (1Tm 2:5; Hb 9:15).
*  Chegar ao Tabernáculo sem oferecer um sacrifício no altar significava morte certa. Se nós rejeitarmos o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, nós seremos separados de Deus e o resultado será o mesmo, a morte eterna.
*  Era elevado em um montículo de terra, mais alto que outras mobílias, esta é uma projeção de Cristo, nosso sacrifício erguido para cima na cruz, num local mais alto, o Gólgota,
"... importa que o filho do homem seja levantado" Jo 3:14
5. Altar do incenso:
RELAÇÕES COM O ALTAR DO HOLOCAUSTO       

O Altar dos Holocaustos ficava fora do Tabernáculo, para tipificar o sofrimento de Cristo diante do mundo. O Altar de Incenso ficava dentro do Lugar Santo.
O ouro do Altar de Incenso revelava Cristo em Sua atual posição: em glória, onde Ele vive para interceder por Seu povo.
O Altar dos Holocaustos tinha grelha e fogo.
O Altar de Incenso não tinha nenhum dos dois, mas queimava incenso com as brasas emprestadas do altar dos holocaustos.
Sem o altar dos holocaustos o altar de Incenso seria inútil.
Estas verdades nos ensinam porque o uso de “fogo estranho” era uma ofensa, pois era o mesmo que ensinar que poderia haver aceitação diante de Deus por outros meios além da cruz de Cristo. Aqueles que pregam a salvação através dos méritos humanos estão trazendo “fogo estranho” diante do Senhor.

*  Para meditar: Quando o sacerdote oferecia incenso perante o Senhor, olhava em direção à arca; e, subindo a nuvem de incenso, a glória divina descia sobre o propiciatório e enchia o lugar santíssimo, e muitas vezes ambos os compartimentos, de tal maneira que o sacerdote era obrigado a afastar-se para a porta do santuário. O sacerdote olhava pela fé ao propiciatório que não podia ver.
*  Assim o povo de Deus deve hoje dirigir suas orações a Cristo, seu grande Sumo Sacerdote que, invisível ao olhar humano, pleiteia em seu favor no santuário celestial.”

6. A arca do concerto: sumiu na época de Nabucodonosor...
*  Ageu 2:9 “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos.”
*  O sacrifício era feito no pátio, onde também havia a pia. Não havia morte dentro da tenda. Jesus foi batizado aqui na Terra e aqui também foi morto. Jesus morreu fora das portas do santuário do céu. O único lugar que pecadores poderiam pisar era dentro do pátio, fora da tenda. O único lugar do universo que há pecadores é a Terra, assim, podemos dizer que a terra é o pátio do santuário celestial, visto que foi aqui que o verdadeiro cordeiro rendeu a vida, o cordeiro morre no pátio.
O TABERNÁCULO É O PLANO DA REDENÇÃO EM CRISTO JESUS
*  Altar do holocausto: Perceba que o altar de sacrifícios está exatamente ao pé da cruz, esta é a primeira das partes que é vista quando o pecador se apresenta ao santuário, nesta fase o pecador arrependido se chega e aceita o sacrifício redentor de Jesus. Esta é a salvação que está a disposição 24h, aceite ele ou não. É a justificação pela fé, quando seus atos de injustiça são substituídos pelos atos de Cristo, tornando-o justo, justificado diante de Deus.
*  Pia de bronze: Nesta outra fase, o pecador que já está justificado, aceitar através do batismo unir-se ao corpo de Cristo, a igreja, recebe dons para edificação do corpo de Cristo e ter comunhão com os irmãos. Ele é considerado inocente, é aceito como membro da família de Deus.
*  Candelabro: Agora, depois de ter aceito a Cristo como salvador e ter recebido o batismo, perceba que o próximo passo que o homem passa é ao candelabro, indica que ele percebe que não existe santificação sem a luz de Cristo e sua Palavra, na mesa dos pães, deve alimentar-se do verdadeiro alimento, entende que a presença de Cristo na vida do crente é a principal fonte de alimento e sustentação, Deus provê todas as necessidades.
*   Altar do incenso: Nesta altura o pecador já consegue compreender perfeitamente que é impossível ter uma vida de santificação sem oração, o altar de incenso é um “sinal” que mostra a importância de termos um local especial, reservado para busca através da oração e intercessão
*  A arca da aliança: Local onde a glória de Deus se manifesta...
*  Não há como contemplar a manifestação da presença do Pai sem ter aceito a Cristo, ser batizado, e leitura da Bíblia(luz/pão) e levar uma vida de oração. 


Fonte: estudo enviado pelo Pb. Robson Castilho - Caçapava/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário