quinta-feira, 21 de julho de 2011

Gênesis

Começamos a estudar a Bíblia há cerca de 2 meses de maneira cronológica, sendo Gênesis o primeiro livro estudado do Antigo Testamento.
Esse livro serve de introdução básica à Bíblia inteira. O seu título em hebraco deriva da primeira palavra do capítulo 1: bereshith que significa "no princípio". O termo Gênesis é de origem grega e significa "a origem, fonte, criação ou começo de alguma coisa".
O autor desse livro não é mencionado em nenhuma parte de Gênesis, porém o testemunho do restante da Bíblia determina Moisés como autor não apenas desse livro, mas de todo o Pentateuco (cinco primeiros livros do Antigo Testamento).
O livro de Gênesis preserva o único registro fidedigno a respeito do começo do universo, da humanidade, do casamento, do pecado, das cidades, dos idiomas, das nações, de Israel e da história da redenção. Foi escrito para deixar ao povo de Deus uma compreensão fundamental de si mesmo, da criação, da raça humana, da queda, da morte, do julgamento, da aliança, da promessa de redenção através de Abraão.
Esse livro se divide em duas grandes partes:
1. Capítulos 1 a 11: visão geral, de Adão a Abraão, passando por Noé, com cinco eventos importantes - A Criação, A Queda, Caim e Abel, Dilúvio Universal e Torre de Babel.
2. Capítulos 12 a 50: o começo do povo hebreu e o propósito contínuo da redenção, através da vida dos quatro grandes patriarcas de Israel: Abraão, Isaque, Jacó e José. 
Gênesis termina com a morte de José e a iminente escravidão de Israel no Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário