sexta-feira, 22 de julho de 2011

Introdução ao livro de Levítico

O livro de Levítico está estreitamente ligado ao de Êxodo.
Enquanto no livro de Êxodo Deus ensinou como fazer o Tabernáculo, no livro de Levítico, Deus ensina como utilizá-lo.
Esse livro contém as leis que Deus deu a Moisés entre ao término do Tabernáculo e a partida de Israel do monte Sinai.
O título poderia nos levar a achar que esse livro trata apenas do sacerdócio levítico (da tribo de Levi), porém grande parte do livro relaciona-se com todo Israel.
O próprio livro cita por diversas vezes (cerca de 50) que seu conteúdo encerra as palavras e revelações de Deus a Moisés para Israel, as quais, a seguir, foram escritas por Moisés. Em Mc 1:44 o próprio Jesus atribui a escrita desse livro a Moisés.
Esse livro foi escrito para instruir os israelitas e seus mediadores sacerdotais sobre o acesso a Deus por meio do sangue expiador e para expor o padrão de vida santaque o povo escolhido deve ter.
Dois temas sobressaem em Levítico: expiação e santidade. Podemos dividi-lo em duas partes:
1. Capítulos 1 a 16: relatam a providência de Deus para a redenção (resgate, livramento) do pecado e para desfazer a separação entre Deus e a humanidade, por causa do pecado. A palavra expiação ocorre 48 vezes nesse livro e significa "cobrir, prover uma cobertura". Nos capítulos de 1 a 7 vemos os sacrifícios vicários (de uma coisa ou alguém no lugar de outro, no caso sacrifícios de animais, por exemplo, pelos homens) cobriam temporariamente o pecado, mediante derramamento de sangue (conforme Hb 10.4), até o dia em que Jesus morresse como sacrifício perfeito para tirar o pecado do mundo. Nos capítulos de 8 a 10 os sacerdotes levíticos prenunciam Cristo como mediador. O capítulo 16 refere-se ao dia anual da expiação prenunciando a crucificação de Jesus.
2. Capítulos 17 a 27: apresentam uma série de normas pelas quais Deus separava Seu povo pela pureza e vida santa. O termo santo aparece mais de 100 vezes em Levítico e quando aplicados ao ser humano falavam de separação, pureza e obediência. A santidade é vista nas cerimônias (cap 17) e na adoração (cap 23 a 25), mas principalmente nos eventos da vida diária (cap 18 a 22). Levítico termina com a advertência dada por Deus a Moisés (cap 26) e com orientações a respeito de certos votos especiais (cap 27).
Como características especiais desse livro podemos destacar:
* A revelação divina, pois Deus deus Sua palavra diretamente a Moisés.
* As instruções detalhadas sobre os diversos sacrifícios e a expiação.
* O Dia da Expiação nos seus detalhes
* A importância do povo de Israel viver em pureza moral e espiritual de forma santa (separada) de outras doutrinas e obediente a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário