sexta-feira, 22 de julho de 2011

Êxodo

Êxodo dá continuidade à narrativa iniciada em Gênesis. O título deste livro deriva da palavra grega exodos que significa "saída" ou "partida". Refere-se à poderosa libertação de Israel, efetuada por Deus, tirando-o da escravidão do Egito e à sua partida daquela terra como povo de Deus.
Esse livro foi escrito para que tivéssemos um registro permanente dos atos históricos e redentores de Deus, pelos quais Israel foi liberto do Egito e organizado como a sua nação escolhida. Por Deus, Israel também recebeu a revelação escrita da aliança entre Deus e aquela nação. É um elo extremamente importante da auto-revelação geral e progressiva de Deus, que culminou na pessoa de Jesus Cristo no Novo Testamento.
Êxodo começa com a descrição do sofrimento dos descendentes de Jacó no Egito, dentre eles, a escravidão, a opressão e o infanticídio e termina com a presença, o poder e a glória de Deus manifestos no Tabernáculo, no meio do povo de Deus já liberto, no deserto.
Podemos dividir esse livro em 3 grandes partes:
1. Capítulos 1 a 14: Israel no Egito, oprimido por um faraó que não conhecia José e a libertação efetuada por Deus. Nesses capítulos podemos destacar 5 eventos: a) o nascimento de Moisés, sua preservação e preparação (cap 2); b) o chamado de Moisés na sarça ardente (cap 3 e 4); c) as dez pragas do Egito (cap 7 a 12); d) a Páscoa (cap 12); e) a travessia do Mar Vermelho (cap 13 e 14).
2. Capítulos 15 a 18: a saída (êxodo) de Israel do Egito é declarada em todo Antigo Testamento como a mais grandiosa experiência de redenção da antiga aliança. Esses capítulos, especialmete do 16 ao 18 descrevem Israel no Deserto, a caminho do Monte Sinai. Deus guiou seu povo redimido (livre) por meio de uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite, proveu maná, codornizes e água, exercitando o povo a andar pela fé e pela obediência.
3. Capítulos 19 a 40: registram Israel no Monte Sinai, recebendo de Deus a revelação que abrangeu o concerto (cap 19), os 10 mandamentos (decálogo - cap 20) e o Tabernáculo (cap 25 a 31).
Esse livro de Êxodo é diferente dos demais pelo fato de narrar acontecomentos como:
* As circuntâncias históricas do nascimento de Israel como nação
* O Decálogo, ou seja, os dez mandamentos que é um resumo feito por Deus da Sua lei moral e de Suas exigÊncias para o povo escolhido.
* É o livro que mais destaca o poder de Deus em ação
* Revela a majestade de Deus como Glorioso (veraz, misericordioso, santo, fiel e onipotente), Senhor da história (e dos reis poderosos), Redentor (que faz aliança com seus redimidos), Justo e Reto (conforme revelado em Suas leis) e Digno de Adoração.
*Êxodo nos mostra o "por que?, como? e o que?" do verdadeiro culto seguir-se a redenção que Deus efetua nos seus.
O livro termina com o Tabernáculo inaugurado e transbordante de glória (cap 40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário