terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mateus Cápitulos 7 a 9



Juízo Errado e Proibido  Mat 7:1-6.
Julgar (v.1) às vezes significa condenar. A palavra "julgar" aqui surgere a idéia de julgar severamente, injustamente, grosseiramente, cruelmente, insensivelmente, duramente, à crítica rigorosa ou de maneira de pouco amor. É este tipo de juízo que Jesus proibiu. É o tipo de juízo dos fariseus. Jesus não proibiu formar opinião acerca da conduta e doutrina dos outros baseada na verdade e santidade da Palavra de Deus (João 7:24. Mateus 7:15-20), mas sim Ele nos deu a responsabilidade de fazer isto fielmente. Mas, Jesus falou para não fazer juízo injusto, grosseiro, não estabelecido, sem razão, e duro demais. Podemos julgar as ações das pessoas, mas não seus motivos. Estas coisas devemos deixar para Deus julgar. O perigo em julgar os outros é julgar injusta e incorretamente.
Para julgar (v.2) os outros, temos que nos julgar primeiramente com toda franqueza. Muitos estão ocupados em achar os pecados e falhas nos outros enquanto estão passando por cima dos seus pecados e infidelidades com muita negligência. Devemos nos julgar severamente, e julgar os outros suavemente. É bom também procurar as boas qualidades na vida dos outros, e não só as falhas.
O hipócrita (v. 3-5) faz exatamente o contrário; ele fica procurando a coisa mínima errada (argueiro) nos outros, e deixa na sua própria vida uma falha bem grande (trave). O hipócrita inquieta-se sobre as coisas mínimas, e nem liga com as coisas importantes mesmas (como os fariseus). Deus nos ajude nos julgar primeiro e depois os outros com amor.
Os santos (salvos) não devem julgar injustamente, nem devem ser bobos (v. 6). Cachorros e porcos eram considerados animais sujos e mal-educados pelos judeus. Aqui significam as pessoas que ficam do mesmo jeito a respeito da Palavra de Deus. Não faz bom senso para dar a Palavra de Deus para as pessoas que ficam como os cachorros e porcos a respeito de ouvir a Palavra de Deus. Porque eles já mostraram para nós que só tem desprezo e ódio para a Palavra de Deus durante algum tempo. A saberdoria de fazer isto vem de Deus e pelo conhecimento da Palavra de Deus.
A Exortação para Orar. Mat 7:7-12.
Jesus Cristo exortou seus discípulos a orar a Deus pedindo as suas necessidades. Mas, temos que lembrar de que tem que ser feito com um motivo certo e segundo a vontade de Deus (Tiago 4:3. I João 5:14). O pai bom não recusa o seu filho quando pede certamente para a coisa boa. Mas, o pai dá para seu filho a coisa certa na hora certa. Não dá uma coisa inútil (pedra), nem coisa prejudicial (serpente). O nosso Pai celestial é sábio demais para errar assim e ser insensível e desamável.
Esta regra (v. 12) foi dada aos salvos. Devemos tratar os outros como queríamos ser tratados por eles, ou como queríamos para nosso Pai celestial nos tratar. Isto acabaria com todo tipo de mal-tratamento.
Os Dois Caminhos. Mat 7:13-14.
Jesus falou de dois caminhos: um conduz à vida eterna, e o outro à perdição. A porta do caminho de perdição é larga e seu caminho espaçoso. Este caminho é viajado pela maioria das pessoas porque é o caminho do mundo. Para entrar por esta porta e andar neste caminho, não tem que deixar nada lá fora, porque a porta é larga e o caminho espaçoso. Neste caminho pode levar todas as coisas da vida e andar com muita gente. Por isso, parece ser o caminho certo, mas o fim dele é perdição. O caminho apertado tem uma porta bem estreita. Não dá para levar todas as coisas da vida velha, porque a porta é estreita, só dá para a pessoa passar por ela mesma. A pessoa que vai seguir Cristo tem que deixar a vida velha (arrependimento) e entrar pela porta (fé em Cristo como o Salvador). O andar neste caminho com Cristo é apertado, quer dizer que o crente anda com Cristo aqui neste mundo cumprindo a sua vontade (que é estreita e cuidadosa) na vida, não a vontade do mundo que é liberal demais. Mas, o fim dele é vida eterna. Sabemos como achamos a porta deste caminho, o Senhor a mostrou para nós pela graça.
Aviso Contra Os Falsos Profetas. 7:15-20.
Os falsos profetas fazem difícil achar a porta estreita e o caminho apertado. Porque seu ensino tem uma "semelhança à verdade". É por isso que eles enganam muita gente, mas seu ensino é essencialmente uma mentira. Eles vem com sua mentira da sua própria conta para enganar, não são enviados por Deus. Parecem ovelhas por fora com seu ensino enganoso, mas são lobos (a natureza rebelde) de verdade com desejo para destruir todos com sua mentira maligna. Eles são ainda os presos de Satanás e da sua natureza pecaminosa. O lobo é o pior inimigo da ovelha, porque ele vem para devorar e espalhar as ovelhas. É isto que eles fazem no meio do povo de Deus. Os falsos profetas são conhecidos pelos seus frutos. Como podemos saber qual tipo de árvore é pelo fruto que ela produz. Podemos conhecer os falsos profetas por suas doutrinas e obras. A árvore que não produz bom fruto é cortado e lançado no fogo, da mesma forma o falso profeta será lançado no inferno. A doutrina falsa (v. 20) produz uma moralidade pervertida.
A Profissão Falsa. 7:21-23.
Nem todos que professam Jesus Cristo como seu Senhor e dizem que Deus é seu Pai celestial vão entrar no céu. Muitos dizem o nome de Cristo e proclamam que Jesus é deles. Muitos fazem boas obras no seu nome e até sinais e milagres. Outros que tem mesmo demônios neles, expulsam os demônios dos outros no nome de Jesus (como Judas Iscariotes). Eles dizem as palavras certas com a boca, mas no cumprir da vontade dEle na vida eles mostram que não tem arrependimento dos seus pecados nem fé em Cristo como o seu Salvador. Chamar Jesus o Senhor e ignorar a vontade dEle é negar Cristo. A pessoa salva não somente reconhece Cristo como o seu Salvador, mas também como o seu Senhor de verdade. Jesus Cristo vai responder a eles no dia do seu juízo; "Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". O que eles chamaram boas obras, Jesus chamou iniquidade. Nem fazer algumas coisas boas nem aceitar mentalmente uma crença certa conseguem a salvação, mas só pela graça de Deus é que somos salvos!
O Homem Prudente e O Homem Insensato. Mat 7:24-29.
O homem prudente é aquele que edifica a sua casa sobre a rocha. Este é o homem que ouve de verdade a Palavra de Deus e pratica o que ouve da Palavra de Deus. É por isto que edifica a sua casa sobre a rocha. A rocha é o único alicerce para uma casa que é seguro, judicioso e sábio. O alicerce edificado sobre a rocha custa mas do que o alicerce de areia. Mas, a casa edificada sobre a rocha não cai quando a chuva e a tempestade vem. Este é o homem que basea a sua salvação em Jesus Cristo, o único alicerce seguro, judicioso e sábio da salvação eterna (I Coríntios 3:11). Quando a ira de Deus sobre os homens vem (ou qualquer tipo de tribulação, dificuldade, angústia, aflição, ou problema de vida), a sua salvação fica, porque é baseada em Jesus Cristo, o perfeito Salvador. A salvação deste homem fica firme, sólida e segura porque está ancorada em Jesus Cristo.
O homem insensato edifica a sua casa sobre a areia. Ele é um tolo porque "trabalhou muito" para fazer a sua casa, mas fez sobre o alicerce de areia que para nada aproveita. Ele não ouve a instrução da Palavra de Deus, nem pratica-a. Mas, ele basea a sua salvação nos seus próprios pensamentos, ideias e doutrinas. É por isso que ele não tem o alicerce para a sua casa que aguenta a tempestade da ira de Deus nem dos problemas de vida. Porque quando tudo isto vem (e com certeza vem um dia) a sua casa cai e a sua queda é grande. Só Jesus Cristo presta para ser o Salvador que segura a salvação do pecador eternamente.
Algumas observações: Jesus Cristo era um pregador doutrinal; Todos os homens estão baseando a sua vida sobre alguma coisa; Nem toda base de uma vida presta; A única base para uma vida que presta é Jesus Cristo. A multidão ficou admirada com a Palavra de Cristo; porque Ele falou com a autoridade divina da Palavra de Deus.
Alguns Milagres Do Senhor Jesus, O Messias-Rei.  Mat 8:1-34. (O Messias tem poder sobre a Sua criação).
A Purificação dum Leproso. Mat 8:1-4.
Este homem leproso disse; "Se quiseres, podes tornar-me limpo": não disse; se puderes, torna-me limpo. Há uma diferença muito grande entre estas duas declarações. Uma mostra a sua adoração, fé, humildade, indignidade e dependência. A outra mostra tudo ao contrário. Pecado e o pecador são como a lepra e o leproso. Observa: não tem cura, fica destruindo a pessoa devagar, deixa a pessoa feia e immunda cada vez mais, a doença se manifesta de dentro para fora, a pessoa tinha que reconhecer a sua condição totalmente perdida (gritando, "imundo") e "a única cura" era de Deus mesmo (se Deus não curasse, não ficaria curado). A Graça de Deus é grande ao pecador que não pode se salvar da sua perdição incurável!
A Cura do Criado do Centurião.  Mat 8:5-13.
A palavra centurião significa que era o soldado oficial responsável para cem soldados inferiores. O seu criado estava doente e creu com muita fé que Jesus pôde curá-lo. Este homem mostrou também a sua fé, humildade e indignidade para com Jesus; "Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado". Era homem de muita autoridade e importância; mas reconheceu Jesus como seu Mestre e Senhor. Por isso, Jesus elogiou este homem aos outros. Este centurião reconheceu autoridade (porque tinha-a para mandar seus soldados), e que Jesus tinha a autoridade para mandar ir embora esta doença pelo seu poder e autoridade. E era gentio, mas tinha mais fé em Jesus do que os judeus presentes.
A Cura da Sogra de Pedro. Mat 8:14-17.
Uma prova absoluta que Pedro era homem casado apesar do ensino da Igreja Católica Romana (I Coríntios 9:15). Pedro não era O Papa de nenhuma igreja, pelo menos da Igreja Católica Romana. A Bíblia diz claramente que era a sogra dele, não outra parente qualquer. Para a pessoa que aceita a Bíblia, é o fim do assunto.
Sendo salvo não significa que o crente nunca fica doente, nem que quando fica doente tem pecado na vida, nem que tem falta de fé. Jesus não indicou que ela tinha nada disto. Mas, Jesus deu para ela numa maneira tão carinhosa a sua saúde novamente. Para que? Para que ela pudesse serví-lo novamente. E foi isto mesmo que ela fez. Jesus curou muitos outros também mostrando o Seu Messiado pelo cumprimento das profecias messiânicas.
O Custo do Discipulado.  Mat 8:18-22.
Muitos acham que seguir Cristo é uma coisa tão fácil, sem tristeza e dificuldade. Por isso alguns fazem profissão de fé em Cristo prometendo seguir Jesus até o fim, mas quando a prova vem, a pessoa vai embora para não seguir Jesus mais. Seguir O Senhor Jesus Cristo significa deixar tudo para cumprir a sua vontade na vida, que seja que for.
Jesus Acalma O Mar.  Mat 8:23-27.
Jesus entrou num barco com os Seus discípulos para atravessar o Mar da Galiléia. O Mar da Galiléia é mais ou menos 13 quilômetros de um lado a lado. No meio do mar houve uma tempestade e todos ficaram com muito medo. A fé deles ficou fraca no meio da tempestade. A fé deles não faltou, somente ficou fraca. Eles pediram a ajuda do seu Senhor porque estavam perecendo. As tempestades da vida do crente em Jesus vem e as vezes nos deixam fracos, desanimados, medrosos e quase nos vencendo. Mas, a nossa fé não vai faltar, mas pode ficar fraca. É coisa ruim que a fé fica fraca, mas é coisa boa que ainda fica no Deus poderoso. Pouca fé no Deus poderoso faz muita coisa. Porque pouca fé em um Deus Todo-Poderso? Ele vai nos ajudar!!
Os Demônios Expulsados. Mat 8:28-34.
A província dos Gersegenos fica ao sudeste da praia do Mar da Galiléia. Encontraram Jesus dois endemoninhados ali (Marcos e Lucas só falam de um deles). Deve ser que aquele que deles falam era o mais vocal dos dois. Os demônios conhecem Jesus como o Filho de Deus (eles sabem mais do que as Testemunhas de Jeová), seu fim de tormento com certeza e tem medo dEle com toda razão, porque eles não podem enganar nosso Senhor. Graças a Deus!! Eles sabem também que não tem nada haver com Jesus, nem com a verdade da Palavra de Deus. Demônios são de verdade (anjos caídos) e ser possuído por eles é uma realidade verdadeira. Jesus tem poder sobre eles e é só Ele que pode expulsá-los de uma pessoa. Note onde eles pediram-Lhe par entrar, na manada de porcos. Os demônios não tem nada haver com as ovelhas. Depois entraram nas águas, que é o abismo (observe o que Lucas diz, Lucas 8:31; e compare com Apocalipse 9:1 e 20:1-3). Eles preferiram e escolheram o inferno em vez de Jesus Cristo. A cidade toda pediu para Jesus ir embora e não ficar mais com eles. Eles escolheram ficar com as coisas materiais e rejeitar Jesus Cristo o Salvador. A maioria do mundo continua preferindo as coisas do mundo e rejeitando Cristo o Salvador. Um dia Jesus Cristo vai dizer para eles (como disse aqui para os demônios); Ide, e eles vão para o lago de fogo eternamente. Observe o endemoninhado salvo por Jesus Cristo. Ele queria ficar perto de Jesus Cristo mas se tornou missionário contando para todos o que Jesus tinha feito por ele.
Tudo isto mostra que Jesus Cristo é o Messias de Deus: Estes sinais e milagres mostram seu poder sobre a criação, que Ele é de Deus, que Ele é o Filho de Deus e que Ele é Deus mesmo. Mais prova vem ainda!
Mais Milagres e Ensinos do Messias-Rei de Israel. Mat 9:1-38.Jesus voltou para Cafarnaum. 9:1. Ele nasceu em Belém da Judéia, foi criado em Nazaré da Galiléia e fez a sua residência em Cafarnaum da Galiléia.
A Cura do Paralítico. 9:1-8. Marcos 2:3 diz que quatro homens trouxeram o paralítico. Jesus viu a fé deles e curou o paralítico de corpo e alma: "perdoados te são os teus pecados". Esta palavra criou uma polêmica entre os escribas, até eles pensaram que era blasfêmia para dizer que pode perdoar pecado, porque é só Deus que pode fazer isto. Dizer que Jesus Cristo nos perdoou de todo pecado de uma vez para sempre, cria polêmica para muita gente ainda. E é a verdade, é só Deus que pode perdoar pecado, e Jesus Cristo, O Messias-Rei, é Deus; mas eles não acharam que Jesus era O Cristo nem Deus. Na língua original ('ele' blasfema) eles chamaram Jesus "um estranho", "uma pessoa arrogante" ou "João-ninguém". Note a onisciência de Jesus quando Ele conheceu os seus pensamentos. Curar fisicamente e/ou salvar de pecado é a obra de Deus exclusivamente. Jesus tem tanto poder para curar a pessoa fisicamente quanto salvar a pessoa espiritualmente. O Filho do homem tem poder para fazer o que quiser. Jesus fez isto para mostrar que Ele é Deus e que é só Ele que pode perdoar pecado (v. 6-7). Mas o paralítico tinha a certeza que foi curado e salvo apesar da opinião dos descrentes em Jesus Cristo (v. 7).
A Vocação de Mateus. 9:9. Ele é chamado também Levi (Lucas 5:27). Ele era publicano, cobrador de impostos pelo governo romano. É por isso que era odiado pelos judeus e especialmente pelos fariseus. Ele deixou seu passado uma vez para sempre para seguir Jesus Cristo. Ele era uma pessoa que aos olhos das pessoas do mundo se converter dificilmente a Jesus Cristo. Mas, quando Jesus chama pelo Seu poder, a pessoa se levanta para seguir Jesus Cristo eternamente.
O Grande Banquete na Casa de Mateus. 9:10-13. É isto que Lucas 5:29 diz. Os fariseus reclamaram porque Jesus comeu com os publicanos e pecadores. O fariseu achou que qualquer pessoa que não era da sua opinião, leis e interpretações da lei e religião um pecador. Mas, ele não achou que ele mesmo era pecador, porque nos seus próprios olhos ele achou que era santo e justo diante de Deus porque observou e praticou o que para ele era a justiça que Deus aceitava. O fariseu se enganou demais, como muita gente ainda se engana quando acha que possa agradar Deus pelas leis feitas por homens. Jesus condenou estes religiosos com uma reprovação severa. Como a pessoa que não está doente não necessita de médico; a pessoa que se acha justa e santa, acha que não necessita do Salvador. Era o caso do fariseu, ele achou que era santo, e por isso que não necessitou do Salvador. Ó que engano terrível! Jesus veio para chamar os pecadores, não os que estão fingindo ser santos, ao arrependimento.
As Perguntas dos Discípulos de João.9:14-17. Eles fizeram uma pergunta sobre o jejum. Eles e os fariseus jejuaram toda semana durante alguns dias (alguns dizem que foi Segunda e Quinta-feira?). Jesus respondeu assim: Não faz sentido para os amigos do noivo irem ao casamento dele e ficarem em jejum na presença dele. Porque é um tempo de alegria, festividade e gozar na felicidade e presença do noivo. Jesus ainda estava na presença dos seus discípulos e eles estavam gozando na sua presença com muita alegria. Mas, depois Jesus foi tirado do meio deles e por isso eles jejuaram sentindo a falta dEle. Jejuar, neste sentido, mostra a tristeza e não a alegria do seu povo.
Jesus também mostrou para os discípulos de João que continuar observando e praticando as leis e regras dos fariseus não deu. Ele deu dois exemplos para mostrar isto. O primeiro é o de costurar um pedaço novo de tecido numa roupa velha que não presta mais. Além do fato que o tecido novo não combina com o tecido da roupa velha e estragada (a doutrina de Cristo não combina com a doutrina falsa); o pedaço novo de tecido costurado na roupa velha depois de ser lavado vai diminuir e deixar o rasgo pior. Tentar combinar a doutrina de Cristo com a falsidade somente vai resultar em rasgar a doutrina de Cristo. O segundo é o de botar o vinho novo no odre velho (a pele de um animal preservada, a pele usada comumente era a de cabra). Não dá para fazer isto porque o odre velho tem pedaços do ácido do suco velho de uva restando nele que já fizeram contato com o ar, e por isso fermentam o suco novo de uva e a pressão da fermentação do suco estoura (quebrar ou romper) o odre velho perdendo tudo. Para preservar o vinho novo (suco de uva) não fermentado, tem que colocá-lo num odre novo. Misturar a doutrina de Cristo com a heresia da falsidade resulta na corrupção da verdade do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Só pode preservar a verdade pura sem misturá-la com a corrupção da falsidade.
Muitos usam este ensino de Cristo sobre o vinho nos odres velhos para provar que não tinha a maneira de preservar o suco de uva puro e não fermentado naqueles dias. E por isso, dizem eles, só tinha o suco de uva fermentado (ou vinho fermentado) para beber. E por isso, Jesus e os discípulos tinham o costume de beber vinho dia a dia e também que Jesus instituiu a Ceia do Senhor da igreja com vinho fermentado como elemento líquido. Mas, este ensino de Cristo ensina exatamente o contrário. Tinha a maneira de preservar o suco de uva não fermentado e preservou-o muito mesmo assim. Sem dúvida foi este vinho novo (não fermentado) que Jesus e seus discípulos beberam e que Jesus usou para instituir a Ceia dEle. Observa que este suco de uva antes de ser fermentado era chamado vinho. A palavra vinho no Novo Testamento é uma palavra genérica para o suco de uva, não sempre significa vinho fermentado, também significa vinho não fermentado ou o suco de uva puro. Com certeza Jesus não ia usar uma bebida que é condenada severamente por Deus e que simboliza a sua ira, para simbolizar o seu sangue na sua Ceia. O seu sangue de Cristo traz paz e perdão ao crente nEle, não a culpa de pecado nem a ira de Deus. Observa estes versículos: Provérbios 20:1 e 23:29-35, Habacuque 2:15, Apocalipse 14:10, 20 e 16:19. Há um vinho que alegra o coração do homem (Salmo 104:15), tem que ser o vinho não fermentado (suco de uva) que simboliza o sangue de Cristo que traz alegria, paz e salvação ao pecador, não a ira de Deus.
Mais Milagres Feitos pelo Messias-Rei. 9:18-34. A filha de um chefe da sinagoga (um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, Marcos 5:22) estava doente e pronta para morrer, o pai dela veio adorando Jesus e pedindo-Lhe para curá-la. Enquanto estavam no caminho para a casa dele alguns do templo chegaram dizendo que ela tinha morrido. A filha dele tinha 12 anos de idade. Marcos e Lucas falaram mais detalhes desta história do que Mateus. Jairo era homem de grande fé em Jesus, o Cristo, e era chefe da sinagoga. Quando Jesus chegou na casa dele o funeral já tinha começado (nota os instrumentos e e o povo em alvoroço, v. 23). Jesus foi para a casa dele e ressuscitou a sua filha. Jesus Cristo mostrou que Ele tem poder sobre a morte e a vida. Por isto Jesusficou muito famoso naquele país.
Uma mulher no caminho para a casa de Jairo, que já tinha uma hemorragia enfraquecendo cada vez mais durante 12 anos, tocou a orla do seu vestido e foi curada logo da sua doença. Esta mulher também tinha grande fé em Jesus Cristo. Ela ficou salva e curada imediata e instantaneamente pela fé. É impossível ser salvo sem fé em Jesus Cristo. A salvação recebida pela fé em Jesus Cristo é imediata. Nota a roupa que Jesus usava. Era a roupa do judeu (Números 15:37-40, Deuteronômio 22:12). Isto era importante para o judeu, e Jesus estava Se mostrando como o Messias-Rei dos judeus.
Quando eles estavam partindo dali, seguiram-no dois homens cegos, clamando e pedindo para Jesus ter compaixão deles. Eles seguiram Jesus até à casa (era a casa provavaelmente de Pedro em Capernaum). Eles confessaram a sua fé em Jesus como o Messias (v. 27). Quando chegaram em casa Jesus perguntou-lhes: "Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor". Eles foram curados segundo a sua fé que era grande em Jesus. Jesus disse para eles não falar o que tinha acontecido por Ele. Porque? Porque eles estavam dizendo que Jesus era o filho de Davi, o rei, e não tinha chegado a hora de ser coroado como o Rei da terra toda, isto vem mais tarde. Jesus veio a primeira vez para ser o Salvador; a segunda vez virá para ser o REI DOS REIS. Eles obedeceram? Não! Era desobediência? Sim!
Havendo-se eles retiraram, trouxeram-Lhe um homem mudo e endemoninhado. Provavelmente estava mudo por causa dos demônios. Jesus expulsou o demônio, e o homem falou. Nota que fala nada neste caso sobre a fé do homem. Jesus inicia e termina a salvação na pessoa, mais a fé é necessária para ser salvo. A fé em Jesus para a salvação vem pela graça. A multidão se maravilhou, mas os fariseus reclamaram dizendo: "Ele expulsa os demônios pelo príncipe (Satanás) dos demônios". Era o pecado imperdoável? (Mateus 12: 31-32). Na face da verdade, o poder do Espírito Santo e os milagres feitos; eles negaram e blasfemaram totalmente e disseram que esta obra do Espírito Santo era feita pelo poder do diabo.
Jesus Cristo o Missionário. 9:35-38. Jesus Cristo era um missionário exemplar para o povo de Deus para sempre. Devemos notar e lembrar esta verdade todo dia. Crer na eleição da graça de Deus não dá desculpa nem licença para não evangelizar, mas sim um motivo e obrigação para evangelizar com muito fervor. Jesus Cristo mesmo nos deixou o exemplo nisto e depois mandou a sua igreja evangelizar o mundo inteiro. Podemos ir para evangelizar com confiança sabendo que é a sua vontade e que tem um povo escolhido por aí. Esta é a maneira escolhida por Deus, a pregação do Evangelho a toda criatura, para salvar os seus escolhidos. Ninguém pode ser salvo sem ouvir o Evangelho (Romanos 10:17). Jesus Cristo pregou em todas as cidades e aldeias o Evangelho do Reino, sabendo que nem todos iam aceitá-Lo. Nós não podemos fazer menos do que isto. "Pregai o evangelho a toda criatura".
Jesus Cristo teve grande compaixão do povo; "Porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não tem pastor". Devemos ter compaixão dos perdidos, porque: temos obrigação e dever, estão em grande perigo, presos de pecado, enganados por Satanás, não conhecem a paz nem o amor de Deus e nós éramos assim até alguém nos levou o Evangelho. É por isso que os pastores feitos pelos homens são inúteis, não tem compaixão dos perdidos. A compaixão divina faz o salvo obedecer a Deus e ensinar a verdade com muito cuidado. A compaixão que Jesus teve O fez pregar o Evangelho puro.
Ceifar é trabalho, e pode ser trabalho duro. Esta obra não é para o preguiçoso. É por isso que tem poucos ceifeiros as vezes? Jesus não disse que evangelizar é fácil. Muitos estão fingindo trabalhar, mais poucos estão trabalhando mesmo. Preguiçosos no campo de trabalhar tem demais, mas trabalhadores de verdade tem poucos demais. Se for fácil, muitos querem participar. Se for; deixar a família, casa, terra, sofrer, ser rejeitado, cansativo, ou incômodo; poucos querem participar. O problema não é a seara, porque é grande e garantida, porque é o Senhor que nos a dá, Ele é o Senhor da seara, v. 38. (I Coríntios 3: 6-8). O problema é a vontade para sair e trabalhar. O trabalho de Deus não falta, mas a pessoa com o desejo para trabalhar sim. A espiga pode apodrecer no chão e o preguiçoso só fica olhando. Vamos orar a Deus pedindo para Ele mandar ceifeiros a sua seara, lembrando com toda sinceridade que possa ser "eu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário