quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mateus 3-6





O Ministério de João O Batista e o Batismo do Messias. 3:1-17.
Nos dias em que Jesus ainda estava em Nazaré (Naqueles Dias), João O Batista apareceu pregando no deserto da Judéia, entre Jerusalém e o Rio Jordão. Observe que o nome dele é João e o título do ofício dele é Batista. Ele era chamado O Batista antes de batizar alguém. Também na língua grega tem o artigo definido "O" com o nome dele, João "O" Batista. Ele era chamado O Batista porque era batista mesmo.
João O Batista era o homem profetizado por Isaías (40:3) como o precursor do Messias. Ele veio "pregando" o arrependimento, a confissão dos pecados e a fé no Messias de Deus. Ele somente batizou as pessoas assim. Ele recusou batizar os fariseus e saduceus porque não tinham a evidência (frutos dignos de arrependimento) da salvação (doutrina, arrependimento e fé). Por isso não batizou criancinhas. Não somente recusou batizá-los, mas também condenou-os severamente por causa da sua rebelião e rejeição da verdade. João O Batista não era aceitado pelo mundo religioso. João O Batista veio preparar o povo para Jesus Cristo. E preparou-o mesmo, porque Jesus Cristo usou este povo que João O Batista preparou, para fazer a Sua primeira igreja aqui no mundo. Foi este batismo que Jesus recebeu e deu para a Sua igreja.
João O Batista era somente uma voz por Deus proclamando o Messias. A mensagem é mais importante do que o mensageiro. Ele tinha roupa e comida bem diferente. O crente deve ser diferente no mundo.
João O Batista pregou arrependimento, fé, separação, castigo (inferno), predestinação, batismo e que Jesus Cristo é o Preeminente.
Devemos observar cuidadosamente como ficou o "Batismo do Senhor Jesus Cristo". Porque Jesus nos deixou o exemplo do batismo do seu povo para sempre.
1. Jesus andou mais ou menos 100 quilômetros (da Galiléia para o Jordão) para receber o batismo de João. Por que não pediu outro crente batizá-lO? Porque a autoridade no batismo é indispensável. Somente João era autorizado por Deus para batizar e nenhuma outra pessoa da terra tinha esta autorização. Jesus recebeu este batismo e o deu para a Sua igreja, e é só ela agora que tem a autoridade de administrar este batismo reconhecido por Deus e recebido de João O Batista por Jesus Cristo.
2. Jesus Cristo foi batizado pela imersão. "Jesus sendo batizado, saiu logo da água"
3. O batismo de Jesus Cristo foi para simbolizar o que ia fazer para cumprir toda a a justiça. Como é que Jesus cumpriu toda a justiça? Quando morreu na cruz, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. Batismo simboliza o Evangelho.
4. O batismo certo não é para descrente! Jesus não Se batizou para ser salvo, porque Ele é o Salvador. Batismo é para uma pessoa já salva.
A Trindade se manifestou ao batismo de Jesus Cristo. Por que? Entre outras coisas a obra da salvação é a obra do Deus Triúno. O Pai elegeu, O Filho remiu os eleitos do Pai, e O Espírito Santo chama e regenera os eleitos do Pai e os remidos do Filho. Também o fato que Jesus Cristo é Deus está claramente declarado. Vemos no versículo 17 o que Deus o Pai acha do Seu Filho Jesus Cristo. Se acharmos menos do que isto dEle, já não somos dEle.
A Tentação do Messias. 4:1-11.
"Logo depois" do seu batismo Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. Onde fica este deserto não é conhecido com "toda certeza". Alguns dizem que fica ao oeste de Jericó, entre Jerusalém e Jericó.
A palavra tentado significa ser "testado ou provado". Jesus podia ter pecado no deserto? Em tudo, Ele foi tentado, mas sem pecado (Heb. 4:15). Se Ele pudesse ter pecado, a salvação ficaria na dúvida até depois da tentação dEle.. É impossível que Jesus Cristo, o Deus eterno, possa ter pecado. Ele é o que nós não somos, por isto damos graças a Deus.
Porque o Messias foi tentado pelo diabo? Para provar que Ele é "o cordeiro imaculado e incontaminado". Mostrar que pela "Palavra e o Espírito" o homem pode vencer o diabo. Para que ele possa ser "o sumo sacerdote" que possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado". Para provar a sua humanidade e mostrar que Satanás não pode vencer o Salvador.
O ataque (estas três tentações) de Satanás veio a Jesus quando Ele estava o mais fraco fisicamente. Satanás nos ataca quando estamos mais fracos.
O Messias sofreu três ataques fortes por Satanás. Tudo isto é achado em I João 2:16: A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.
1.A Primeira Tentação (concupiscência da carne) era para suprir as necessidades físicas e legítimas que todo mundo tem numa maneira errada. A arma de Cristo contra o diabo era a Palavra de Deus e a Sua força o Espírito Santo.
2. A Segunda Tentação (soberda da vida) era para abusar o poder de Deus na proteção. Isto provavelmente aconteceu ao muro do templo que ficou ao leste (acima do Ribeiro de Cedrom), onde a altura chegou para ser entre 150 e 185 metros. Deus protege no meio do perigo, mas não é para criar um perigo somente para testar seu poder. Isto seria um abuso do poder do nosso Deus Todo-Poderoso. Jesus não quis tentar o seu Pai. Observe que Satanás citou a Bíblia erradamente de propósito só para derrotar Jesus (Sl. 91:11).
3. A Terceira Tentação (concupiscência dos olhos) era para praticar idolatria em troca de riqueza, honra, prazer, poder e glória. Mas, o Criador não pode adorar a criatura. Tudo isto já pertence ao Salvador e um dia será dEle publicamente no Seu milênio. Satanás oferceu ao Messias-Rei um caminho mais curto para o Seu milênio, mas sem ir ao calvário. "O diabo o deixou", mas ele voltou ao Getsêmani e à cruz.

O MINISTÉRIO DO MESSIAS DA GALILÉIA
Mateus não está escrevendo uma história cronológica da vida de Cristo, mas ele selecionou os aspectos da Sua vida que mostra que Ele é o Messias-Rei de Israel.
A Prisão de João O Batista e O Ministério do Messias Começado. 4:12 - 25.
A prisão de João O Batista aconteceu, mais ou menos, um ano depois do batismo de Jesus. O ministério de João foi durante, mais ou menos, um ano e meio. João ficou mais ou menos um ano na prisão antes de morrer. Jesus voltou para a Galiléia para escapar do perigo e cumprir a predestinação. Também Jesus mudou-se de Nazaré para habitar em Capernaum (v. 13). A profecia de Isaías era cumprida (v. 14-16).
Jesus já tinha começado o Seu ministério público. Pregou o que? (v. 17). Jesus chamou logo quatro discípulos para seguí-lO. Eles obedeceram a Sua chamada eficaz sem reservação nem vacilação. Eles deixaram tudo para seguir Jesus (as redes) e se tornar pescadores de homens pelo poder de Deus. É Jesus que nos faz pescadores de homens, e não nós mesmos. Jesus disse; "eu vos farei pescadores de homens".
Nos versículos 23 - 25 temos o resumo do ministério de Cristo da Galiléia. Por causa do Seu trabalho maravilhoso Jesus Cristo ficou muito famoso e gente de outras regiões vieram para seguí-lO.
O Sermão da Montanha. 5 - 7.
Este sermão foi pregado por Jesus Cristo num monte muito bonito olhando de cima do Mar da Galiléia não muito longe de Capernaum. Este sermão nos dá o carater e conduta dos que são salvos pela graça de Deus. Não são coisas que o homem pode criar em si mesmo, porque é impossível que o homem perdido, morto em pecado e ofensas, depravado e inabilidado pelo pecado crie-se de novo com estas coisas no coração. É só Deus que faz isto no pecador pela sua graça e poder. Neste sermão, Jesus Cristo dá o resultado da obra regeneradora de Deus nos seus filhos escolhidos. Eles estão abençoados por Deus porque tem a salvação que vem de Deus pela graça.
1. As Bem-Aventuranças. 5:1-12.
Os pobres de espírito são aqueles que sabem que não tem nada para oferecer a Deus para merecer a salvação. São salvos puramente pela graça.
Os que choram são aqueles que estão chorando por causa dos seus pecados. É o arrependimento, outra obra (graça) feita por Deus no pecador.
Os mansos são aqueles que são humilhados perante Deus por causa do seu reconhecimento que são pecadores salvos pela graça e que Deus é santo.
Os que tem fome e sede são aqueles que tem fome e sede de conhecer e praticar a justiça de Deus na vida. É o resultado de ser convertido verdadeiramente.
Os misericordiosos são aqueles que tem uma disposição para mostrar compaixão e misericórdia para com os culpados, necessitados e sofredores. Por que? Os perdoados tem a disposição divina para perdoar.
Os limpos de coração são aqueles que tem singeleza de coração, honestidade sem hipocrisia, sem interesse egoísta e pureza que vem de dentro para fora para com Deus. Por que? Porque são novas criaturas.
Os pacificadores são aqueles que tentam fazer a paz entre as pessoas do mundo, e especialmente a paz que vem pelo conhecer Jesus Cristo, o Príncipe da Paz. Eles pregam a reconciliação por Cristo Jesus. São os embaixadores da parte de Cristo rogando o mundo para reconciliar-se com Deus por Jesus Cristo. II Cor. 5:18-21.
Os que sofrem a perseguição são aqueles que estão zombados, escarnecidos, odiados, desprezados e abusados por causa de Cristo pelo mundo. É uma honra sofrer por Cristo sabendo tudo que Ele sofreu para nos salvar dos nossos pecados!
2. A Influência dos Salvos no Mundo. 5:13-16.
Os salvos são como o sal da terra. Sal preserva da decomposição. Os salvos são um meio de deter a corrupção moral do mundo. Os salvos espalhados no meio do mundo estão tornando mais lenta a corrupção moral do mundo. Também o sal dá sabor à comida. O mundo não é um lugar agradável para morar; mas, os salvos devem fazer do mundo um lugar mais feliz (mais gostoso) para morar. Sal também dá sede. Os salvos devem dar uma sede para as coisas de Deus no meio do mundo que está sem a água da vida. Podemos salgar carne, mas não podemos salgar sal! Sal que fica insípido, não presta para nada. O crente (salvo) infiel também não presta para nada no serviço de Deus..
Os salvos são a luz do mundo. Jesus Cristo é a luz do mundo e a nossa luz vem dEle (Efésios 5:8). Mas, Jesus está ausente e Ele nos deixou aqui para dar a sua luz neste mundo de trevas (Filipenses 2:15). Cristo Jesus nos deu a luz do Evangelho para que possamos refletir a luz dEle aqui no mundo. Como uma cidade edificada sobre um monte que ilumina o caminho para chegar até ela; nós (os salvos) damos a luz ao mundo para mostrar o caminho até Deus. Estamos refletindo (como a lua) a luz De Cristo (o Sol da Justiça) na noite. O propósito de uma luz é brilhar. Devemos brilhar por Cristo o melhor possível (Mateus 25:1-13). Não devemos esconder a nossa luz por Cristo. A melhor maneira de brilhar por Cristo, de deixar o mundo ver as nossas boas obras e permitir que o mundo possa glorificar a Deus é colocar a nossa luz no velador (castiçal, Apocalipse 1:20), ou seja, é na Igreja do Senhor Jesus Cristo.
3. A Relação da Lei de Moisés com a Missão do Messias. 5:17-20.
Jesus Cristo, o Messias-Rei de Israel, veio para cumprir o Velho Testamento (a lei e os profetas), não para destruir nem anulá-lo. O Mesisas-Rei cumpriu a lei de Deus perfeitamente. Ele cumpriu a lei ceremonial e civil e todos os símbolos destas leis como o Cordeiro de Deus perfeito pelo pecado. Ele cumpriu a lei moral vivendo uma vida perfeita de justiça. Ele pagou a pena da lei de Deus como o substituto pelos eleitos de Deus. O Messias de Deus é o cumprimento da lei de Deus.
Por isso, podemos dizer que o Messias-Rei honrou e não desprezou a lei e os profetas. Ele cumpriu-a perfeitamente, uma coisa que o judeu (fariseu) só fingiu fazer pela sua perversão da lei de Deus verdadeira. Jesus honrou até o jota (cruzamento de um t) e o til (o ponto de um i) da lei de Deus. Jesus condenou a pessoa que anulou e desprezou a lei de Deus. Nosso Salvador diz para nós, os salvos, a importância de vivermos pela observação dos mandamentos da Sua Palavra. Este tipo de justiça somente vem pelo novo nascimento.
4. Algumas Perverções da Lei de Deus pelos Judeus Corrigidas pelo Messias. 5:21-48.
Agora o Messias-Rei examina, corrige, explica e condena as interpretações pervertidas da lei do Velho Testamento pelos judeus. Observa a frase: "Ouviste que foi dito, Eu, porém vos digo" (versículos 21-22, 27-28, 31-32, 33-34, 38-39, 42-43). Eles fizeram da lei de Deus o que quiseram para que pudussem observá-la do jeito que eles queriam. Agora a voz de Deus fala. Ou podemos dizer que Deus mesmo fala.
O pecado de se irar injustamente. v. 21-26. O mandamento sexto está explicado pelo Messias-Rei. Este mandamento não somente proíbe assassinato, mas também a ira errada, maligna, excessiva e as manifestações verbais dela. Note que Jesus não proibiu a pena da morte, a guerra, o direito de se proteger, nem se irar justamente na maneira certa (Romanos 13:1-7, Efésios 4:26-27).
Há uma necessidade de se reconciliar com aquele que "está ofendido conosco". Devemos fazer o máximo para estar reconciliados com todos. Quando não fazemos isso, fica impedida a nossa verdadeira adoração a Deus. Como é que podemos ter comunhão com Deus quando não temos comunhão com os irmãos? Há necessidade de perdoar e tentar entender e fazer um acordo sem envolver o mundo nos negócios entre os irmãos e até com o mundo se for possível.
O pecado de lascívia, concupscência e imoralidade.v. 27-30. O mandamento sétimo está explicado pelo Messias-Rei. Este mandamento não somente proibe todo tipo de imoralidade, mas desejar, contemplar, cobiçar e até olhar para uma mulher com esta intenção. Auto-negação é a única maneira de evitar este pecado. Porque há adultério de coração.
O divórcio explicado pelo Messias-Rei. v. 30-32. O fariseu ensinou que podia dar um divórcio por "qualquer razão". Ele ensinou que não tinha nenhuma limitação. Uma mulher podia divorciar de seu marido também (Marcos 10:12). Jesus deu a razão certa para divórcio: prostituição. A pessoa inocente divorciada por isto tem direito de se casar novamente. Note outra razão aceitável que o Apóstolo Paulo dá (I Coríntios 7:10-15). O homem não tem direito de mudar a lei de Deus sobre o divórcio. A lei de Deus conduz para uma moralidade santa, pura e boa.
O assunto de juramentos. v. 33-37. Os escribas disseram que alguém que jurou mas não falou o nome de Deus, não precisava cumprir o que jurou nem cometia pecado. Mas, o Messias-Rei disse o contrário! Jesus disse que é melhor não jurar sem necessidade. Devemos ser pessoas de palavra sem necessitar jurar para dizer a verdade. O mentiroso não é crível até quando está jurando que diz a verdade. Mas, o homem de palavra vai dizer a verdade até sem juramento. É para dizer a verdade toda hora e em todo lugar.
A lei de retaliação. v. 38-42. É uma condenação de se vingar pessoalmente. Essa é uma coisa que o governo deve cuidar. O governo deve dar um castigo que é cabível ao crime. Mas, isto deve ser deixado na mão do governo para cuidar e executar. Devemos aguentar mal tratamento se for necessário e/ou inevitável. Observe João 18:22-23 e Atos 23:2-3. Temos que sofrer com paciência e sem procurar nos vingar depois, mas não significa que temos que sofrer tudo que fazem contra nós e ficar sem jeito.  Tudo tem que ser feito em acordo com a Bíblia (I Timótio 5:8. II Tessalonicenses 3:10). Não devemos apoiar pecado, preguiça, ajudar o malvado, nem deixar a família passar necessidade. Mas, fazer tudo com respeito, amor sofredor, compaixão e paciência; como Jesus Cristo nosso Salvador aguentou.
Amar nossos inimigos. v. 43-48. O fariseu disse que um inimigo não era seu próximo. Assim ele podia evitar o mandamento claro da Palavra de Deus (Levítico 19:18). Jesus disse o contrário. Não devemos procurar nos vingar não; mas, sim devemos procurar fazer bem para nossos inimigos. É assim que Deus faz (v. 45). Dar misericórdia por um amigo é do homem (hipócritas), mas dar misericórdia pelos inimigos é de Deus. Devemos procurar fazer mais que o mundo faz.
5. A Piedade Falsa e Verdadeira. 6:1-18.
O Messias-Rei agora contrasta a piedade verdadeira da Palavra de Deus com a piedade hipócrita dos escribas e fariseus. Aquele que está caracterizado da piedade verdadeira se ocupa mais com sua relação para com Deus e a Sua aprovação do que o aplauso e louvor dos homens. Cristo considera as três coisas principais da vida de um judeu: fazer a esmola, orar e jejuar.
Fazer a esmola. v. 1-4. Fazer a esmola significa fazer as boas obras ou os bons atos. As boas obras podem ser feitas de motivo errado. Está certo fazer as obras obras para o Senhor, e isto não é condenado. Mas, não devem ser feitas para chamar a atenção a si mesmo, para se mostrar nem para receber o aplauso dos homens e ser glorificados por eles. Assim faz o hipócrita; ele finge ser o que não é só para se mostrar. A sua religião é externa e falsa, é somente uma tentativa de buscar o louvor dos homens, mas não de Deus. Devemos fazer as nossas boas obras quietamente e sem chamar atenção. E se ninguém souber ou ver a nossa obra; se não forem gratos? Não importa, porque estamos fazendo para Deus por amor, não para os homens. Deus sabe e Ele vai abençoar. O galardão de Deus vem depois, e Deus não dá galardão para o homem que faz pelo aplauso do homem, porque esse já recebeu seu galardão (o aplauso dos homens). A aprovação de Deus é o bastante!
Oração. v. 5-15. Não é uma condenação de orar publicamente nem de orar em pé. A posição física da pessoa não é muito importante. Mas, a razão e maneira de orar é importante demais. Não é para ser visto pelos homens e por isto glorificados por eles. O hipócrita ora assim para se mostrar, não para falar com Deus intimamente. É melhor ficar num lugar calmo e oculto; e assim poder orar a Deus com toda sinceridade, franqueza, dedicação e amor. Não há nenhuma virtude em falar demais (usar de vãs repetições) como os pagões fazem. A oração cumprida não é condenada, mas repetir a mesma coisa muitas vezes que não tem sentido é. Pedir o perdão de pecado do Senhor em oração sem perdoar os outros dos seus pecados contra nós, é pedir em vão. Depois Jesus nos ensina como orar (v. 9-13).
Jejum. v. 16-18. Jejuar é se negar voluntariamente de comida por um período de tempo para ficar mais perto do Senhor e se dedicar a Deus sem a preocupação de fazer os cuidados de vida. É coisa boa fazer; Jesus e a Sua igreja primativa fizeram. Deve ser feito de uma maneira que ninguém saiba, sem chamar atenção para si mesmo. Os fariseus e escribas (chamados hipócritas por Jesus) desfiguraram as suas caras, não tomaram banho, nem ajeitaram o cabelo para aparecer que estavam jejuando. Se jejuar, deve aparecer como normalmente aparece; lave o rosto, tome banho, ajeite o cabelo e não dê evidência que está jejuando. Por que? Porque o jejum é para Deus e Ele vê o coração, não para os homens. É assim que devemos fazer as nossas boas obras para Deus.
6. As Coisas Materiais e Os Cuidados de Vida. 6:19-34.
A perspectiva certa das coisas materiais. v. 16-24. O homem inclina-se para procurar a sua segurança e felicidade nas coisas materiais em vez de Deus. Mas, para o justo, Jesus disse, deve ser em Deus só. Vamos para o céu ficar com nosso Salvador, então vamos nos preocupar com ajuntar tesouro lá, e não aqui na terra. Como é que possamos ajuntar tesouro lá no céu estando nós ainda aqui na terra? Gastando a nossa vida e coisas materiais no seu serviço fielmente. Assim estamos mandando lá um tesouro que fica bem guardado e seguro demais. Este mundo não é nosso lar (casa, somos aqui somente forasteiros e peregrinos), mas vamos para nosso lar eterno depois e lá vamos gozar no nosso tesouro bem guardado e seguro eternamente. Não faz sentido fazer isto aqui, porque vamos deixar este mundo e tudo que nele tem afinal. Somos os servos de Deus e da sua vontade, não os escravos do pecado, deste mundo nem das suas coisas materiais. Nosso coração fica lá no céu enquanto os nossos corpos estão ainda aqui na terra. Devemos olhar para as coisas deste mundo através desta perspectiva divina.
É servir Deus de todo coração e confiar nEle para suprir as nossas necessidades. É lembrar que a nossa vida é mais do que só comida e roupa. A nossa vida é de Cristo e para ser usada no seu serviço. Ele já nos deu a maior bênção, salvação e vida eterna, Ele nos dará também as necessidades de vida para que possamos servir nosso Salvador fielmente neste mundo. Deus não supre a comida para as suas criaturas, e lhes veste belamente? Ó homens de pouca fé que somos nós. Vamos buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e Deus vai providenciar as coisas materiais certas para serví-lO fielmante aqui até chegarmos no nosso lar celestial. Procupação sobre estas coisas é pecado. Todo dia tem bastante dificuldade sem aumentá-la com a nossa preocupação. Preocupação pode criar doença e até morte numa pessoa. Queremos menos ansiedade, angústia, e preocupação na vida? Preocupar não muda a nossa situação. Então, temos que confiar em Deus e a sua provisão! Ele sabe o que precisamos e Ele não vai nos abandonar nunca. Ele não nos salvou e deu esta esperança do céu para nos abandonar aqui na terra. Pouca fé é uma grande falha. Não é uma desculpa para ficarmos irresponsáveis; mas, sim para servir o Senhor com toda fidelidade e guardar todos os seus mandamentos; e deixar o resto com Ele. Ele é fiel em tudo! Deus nos ajuda ficar fiéis no seu serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário