A Linhagem do Messias-Rei. 1:1-17.
É a linhagem de Jesus Cristo, o herdeiro das promessas (alianças ou pactos) feitas para Abraão e Davi. É a linhagem (genealogia) do Rei dos reis. Jesus era da família de Abraão e Davi como prometido e o Judeu sabia. Mateus dá a linhagem através de José fazendo conexão com Abraão e Davi. Lucas dá a Sua linhagem através de Maria ( sua mãe) terminando com Adão. Mateus começa com Abraão indo por Davi e terminando com José, o marido de Maria.
O nome "Jesus" significa Jeová é salvação ou Jeová salva. Este é o nome próprio dEle dado à sua circumcisão (Lucas2:21). O nome "Cristo" é a tradução grega da palavra hebraica "Messias" que significa "O Ungido". Este é o título do ofício dEle como "O Cristo" (Messias). O nome completo "Jesus Cristo" foi usado mais depois da Ascenção dEle.
O Nascimento de Jesus Cristo. 1:18-25.
Maria ficou grávida pelo poder do Espírito Santo. Não aconteceu nenhum tipo de imoralidade da parte de Maria. Era virgem quando concebeu Jesus, e ficou virgem até depois do nascimento dEle. José não conheceu Maria sexualmente até depois que Jesus nasceu. O contrato (noivado) de casamento (deposar) naqueles dias era igual ao casamento. Para desfazer o contrato de casamento, tinha que dar divórcio. José pensou em dar para Maria um divórcio secreto porque era homem decente e não queria deixar Maria envergonhada na frente dos outros, mas o Espírito Santo revelou tudo para ele e não fez porque era homem temente a Deus. O nome Emanuel diz tudo: "Deus conosco".
O Messias-Rei nasceu para salvar o Seu povo dos seus pecados de uma virgem como foi profetizado no V.T. Foi um milagre de Deus. Jesus Cristo nasceu neste mundo como o Deus-Homem, sem pai terrestre e a natureza pecaminosa.
A Visita dos Magos, A Fuga para o Egito, A Matança das Crianças e A Volta para Nazaré. 2:1-23.
Jesus nasceu em Belém da Judéia. Belém fica um pouco mais do que oito quilômetros de Jerusalém. Foi profetizado que o Messias ia nascer em Belém (Miquéias 5:2). Belém era a cidade de Rute e Boaz. 3
Herodes o rei (Herodes o Grande) estava reinando em Judéia nesta época. É por isso que fugiram para o Egito depois. Herodes era homem inseguro e cheio de inveja de qualquer pessoa que ele achou que podia tomar o seu trono. Ele matou sua esposa preferida, cinco irmãos e cinco dias antes da morte dele mandou matar um dos seus filhos. Ele ficou com inveja quando os magos chegaram procurando "O Rei dos Judeus". Logo queria matar esta criança que ele achou que podia tomar o seu trono. Ele tentou mesmo matar Jesus quando mandou matar todos os meninos em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo. Observa a profecia de Jeremias; 2:17-18, Jeremias 31:15). Nota as palavras enganosas de Herodes no v. 8. Nem todo mundo que diz que adora nosso Salvador deve ser crido. As vezes é uma tentativa para destruir e nada mais. Em vez de amor, Herodes tinha ódio e assassínio no coração.
Os magos eram homens sábios de Babilônia ou Pérsia. Provavelmente eles aprenderam sobre o Messias dos judeus que estavam lá depois do cativeiro. A Bíblia não diz que eram três magos, somente que eram mais de um. Eles viram a estrela do Rei, e queriam ver também o Rei. Foi uma estrela especialmente preparada por Deus para identificar o Messias (Números 24:17). Eles vieram para adorar o Rei, homens sábios mesmos. Eles não sabiam exatamente onde ia nascer o Messias, mas os príncipes e escribas dos judeus responderam, "Em Belém de Judéia". Eles viajaram a noite e acharam Jesus em Belém na sua própria casa (não mais na manjedoura da estalagem), e Jesus não era mais criancinha de peito. Jesus já tinha mais ou menos dois anos de idade (2:16). Eles trouxeram presentes para o Rei dos reis. Deus providenciou assim o ouro para a viagem para o Egito. Eles voltaram para a terra deles por outro caminho, porque foram avisados pelo anjo de Deus para não falar mais com Herodes, e nós sabemos porque.
Herodes morreu com 70 anos de idade depois de reinar durante 34 anos. Ele morreu de úlceras intestionais. Ele tinha convulsões em toda a parte do corpo e sofreu o apodrecimento dos órgãos sexuais por causa de uma vida inteira de imoralidade. Depois da morte de Herodes José, Maria e Jesus voltaram para Nazaré da Galiléia onde Jesus era crido, por isso foi chamado o Nazareno. Nazaré era a terra de José (Lucas 2:1-6) e Maria (Lucas 1:26).
Nota os seguintes tipos de homens: homens sábios que procuram a verdade à fonte certa e pela liderança divina (os magos), aqueles homens que tem conhecimento da Palavra de Deus na cabeça e nada no coração (os príncipes e escribas), aqueles homens que ficam assustados pela verdade (Herodes), e aqueles que são os guardadores fiéis da verdade (José e Maria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário