terça-feira, 11 de outubro de 2011

Temor a Deus - Eclesiastes 1 e 2

 
Nos dias atuais, temer e obedecer a Deus é, quando muito, considerado imprático. Mas, o livro de Eclesiastes (hebraico: Qohéleth, congregante), escrito uns 3.000 anos atrás pelo Rei Salomão (1:1), descreve a futilidade dos empreendimentos humanos que não levam em conta o propósito de Deus.

O que torna tão fascinante este livro é o largo alcance de assuntos abordados pelo escritor — sabedoria e governo humanos, riqueza material e prazeres, religião formalística, e assim por diante. Todas estas coisas são vaidade, pois não são duradouras. Por outro lado, meditar sobre elas leva a mente perceptiva a uma só conclusão: “Teme o verdadeiro Deus e guarda os seus mandamentos. Pois esta é toda a obrigação do homem.” — Eclesiastes 12:13.

Tudo É Vaidade: Queira ler os capítulos 1 e 2. Comparados com os infindáveis ciclos da natureza, todo empenho humano é fugaz e temporário (1:4-7). Até mesmo as grandes consecuções do congregante forçosamente passariam para outra pessoa, talvez menos digna (2:18, 19). “Vaidade” em hebraico significa “vapor” ou “fôlego”.

♦ 1:9 — Em que sentido “não há nada de novo debaixo do sol”?

Nos ciclos naturais da vida cotidiana sobre os quais o sol brilha nada existe de totalmente novo. Até mesmo as “novas” invenções são na maior parte aplicações de princípios que Yehowah já aplicara na criação. Mas, “debaixo do sol” Deus fez surgir novos acontecimentos espirituais que afetam a humanidade.

♦ 2:2 — É errado divertir-se?

Não, não é. Rir, ou divertir-se, pode ajudar a temporariamente afastar a mente da pessoa de seus problemas, mas estes não desaparecem. Assim, tentar encontrar verdadeira felicidade por participar de diversões é “insânia”; não faz sentido. Similarmente, a “alegria” não resolve os problemas da vida. Diversões e prazeres são deste modo contrastados com a felicidade resultante de se ter as bênçãos de Deus sobre o trabalho. — 2:24.

Lição Para Nós: Devemos escutar o conselho de Salomão e não fazer da busca de ganhos materiais e emocionantes novas experiências o único objetivo da vida. Em vez disso, devemos ser ‘bons diante de Yehowah’ por obedecer-lhe. Assim, teremos a Sua bênção em forma de “sabedoria, e conhecimento, e alegria”. — 2:26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário