quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

2012 e o mistério do número 12

2012 está chegando e o mistério do número 12 nos remete a reflexões...


     Eu creio que o próximo ano será um ano de organização em todos os aspectos de uma vida voltada a Deus. Creio que será o momento dos cristãos buscarem a perfeição na vida familiar, no casamento, no trabalho e principalmente no relacionamento com Deus. Mas essa perfeição deverá ser alicerçadas na organização, pois o "12" também simboliza multiplicação. Já temos visto a multiplicação que o Senhor tem operado em nossas vidas nos últimos anos, mas chegou o tempo da organização, da busca da perfeição do que já foi multiplicado e do que ainda será. Isso tem me chamado muito a atenção nos últimos dias, mas hoje eu gostaria de escrever sobre outro assunto, porém não consegui, pois isso não saía de minha cabeça. Achei que deveria estudar um pouco mais o mistério de Deus sobre o 12 e dividir com vocês.

     Os números são encontrados na Bíblia inúmeras vezes. Por este motivo receberam significados específicos. A sabedoria nos ensina, que não devemos valorizar nada além daquilo de que é seu valor real, em função disso os números na Bíblia não devem receber maior significado do que aquele que a própria Escritura, dentro do contexto Bíblico, lhes aplica.
     Será que o número doze é um número místico? Por que Jesus escolheu doze apóstolos? Qual é o simbolismo contido no número doze?A Bíblia dá espaço para acreditarmos que os números exercem alguma influência sobre as pessoas ou sobre algum projeto que venhamos a desenvolver no Reino de Deus?
A numerologia é o estudo das influências e qualidades místicas dos números e sobre isso já falamos na postagem: http://unidosnapalavradedeus.blogspot.com/2011/12/horoscopo-astrologiaonde-deus-esta.htmlSegundo a numerologia, cada número ou valor numérico é dotado de uma energia ou essência individual e indica tendências de acontecimentos ou de personalidade.
     Vimos que qualquer ciência ou pseudociência que se dedica a estudar os mistérios da vida humana, que tenta interpretar o passado para justificar o presente e antecipar os acontecimentos futuros em relação às pessoas em si, é de inspiração satânica. Toda pessoa que procura os espiritualistas, místicos e coisas do gênero para isso está abrindo brechas para o diabo. E ele tem facilidade de manipular a mente  de pessoas psicologicamente fracas, das pessoas que têm medo e das supersticiosas. Posso afirmar isso, pois quando adolescente tudo que eu lia a respeito de signos e números regia a minha mente.
     A Bíblia Sagrada não dá margem à numerologia como um instrumento através do qual podemos avaliar a personalidade de alguém ou como método de se fazer cálculos escatológicos. Nada disto.
     No entanto, devemos observar e saber reconhecer a simbologia que um número pode representar. Na Bíblia alguns números ganham um destaque especial. São citados de forma a nos chamar a atenção. Estudá-los ou tentar entender a simbologia deles deve ser feito de tal maneira que não venhamos a dar a eles maior importância do que eles realmente têm. Não se trata de estudar a influência que os números podem exercer sobre um projeto a ser desenvolvido na igreja, nem de se tentar descobrir códigos secretos em uma profecia onde os números recebem uma atenção especial, muito menos especular sobre a influência dos números no comportamento e na vida de uma pessoa.
     Temos encontrado pessoas que acreditam que só receberão a vitória completa se fizerem três ou sete campanhas ou consagrações, como se o segredo da vitória residisse no número de vezes que elas irão buscar a bênção. Isto, definitivamente, não combina com a genuína mensagem do Evangelho. Não estou dizendo que não podemos fazer campanhas de libertação ou "tantas" consagrações na casa de uma pessoa que esteja enfrentando uma luta. Estou dizendo que não devemos dar aos números a mesma importância que os feiticeiros e místicos dão. 
     O Evangelho não deve ser adaptado a nenhuma prática religiosa, absolutamente. Assim como o Evangelho não foi copiado de nenhum modelo religioso oriental conhecido anteriormente. O Evangelho é puro, genuíno e original. 
     Mas, voltemos à pergunta original: Por que Jesus escolheu doze? Qual é o simbolismo contido no número doze? O que podemos aprender ao voltarmos a nossa atenção para esse detalhe? Porventura os números na Bíblia  não são os recursos pedagógicos de Deus na escola de Cristo?
     Sabemos que esse número está presente nas Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.
     O número doze é um dos mais fáceis de localizar na Bíblia. É um número simbólico porque o ano divide-se em 12 meses, o dia em 12 horas (Gn 1:16). Indica plenitude e perfeição. Ao que parece o número 12 representa o número do governo de Deus. 
     Em Dt-32:7, lemos que o Senhor Deus estabeleceu as fronteiras das nações, conforme o número das tribos de Israel. São doze os filhos de Israel (Jacó) e eles têm doze distintivos de pedra no peito que lembram os de Êxodo. Jesus escolheu Doze Apóstolos (Mateus 10:2-4) para o início da Igreja. Haviam 24 classes de sacerdotes e levitas (I Crônicas 24:4) e 48 cidades de levitas (Numeros 35:7). 
     Lemos que doze estrelas estão coroando a mulher de Ap 2, a qual representa a nação de Israel (e não Maria) com suas doze tribos. Lemos que há doze portas para as tribos, doze fundamentos na cidade, para os apóstolos, doze tipos de frutos na Árvore da Vida (Ap 22) para a cura das nações, as quais são numeradas em doze, como as tribos.
     O Livro de Daniel tem doze capítulos que tratam da salvação de Israel durante a Tribulação. Em Gn-12 o primeiro homem é chamado para fora do povo gentílico, a fim de iniciar o povo judeu. Seria bom examinar também o capítulo 12 do livro de Números, a fim de constatar como o número doze se refere à nação de Israel.
    No deserto, o povo de Israel encontrou doze fontes de água - Ex 15:27;

  • O altar de adoração a Deus, no Antigo Testamento, deveria ser feito com doze pedras - 1Re 18:31
  • Quando Elias encontrou-se com Eliseu, este estava lavrando a terra com doze juntas de bois - 1Re 19:19 ;
  • O mar de vidro que ficava dentro do templo de Salomão estava apoiado sobre doze bois de bronze - 2Cr 4:15
  • Com doze anos Jesus subiu a Jerusalém e deu a primeira demonstração de que tinha uma missão a cumprir na terra - Lc 2:4
      O número 12 na Bíblia simboliza PERFEIÇÃO DE GOVERNO OU ORGANIZAÇÃO.
     Veja que toda forma de gestão na Bíblia, quando a idéia parte de Deus, há o número doze: 

  • 12 tribos em Israel (Gênesis 35:22-27);
  • 12 discípulos de Cristo (Mateus 10:2-4);
  • A cidade santa tem 12 portas, e possui 12 mil estádios de comprimento, largura e altura, tem 12 fundamentos de pedras preciosas (Apocalipse 21 e Ezequiel 48:30-35)
  • No deserto, quando Moisés sozinho liderava o povo, Jetro seu sogro lhe sugeriu que dividisse o povo em grupos. No final sobraram doze cabeças dos príncipes, cada um de uma tribo (Êxodo 24:4). 
  • A Bíblia relata 12 legiões de anjos (Mt 26:53). 
  • Quando Jesus multiplicou os pães e os peixes, sobejaram 12 cestos (Lucas 9). 
     E novamente no Livro de Apocalipse, o número 12 fica muito evidente por simbolizar a salvação do povo de Deus:

  • Há 24 anciões (12 x 2) ao redor do trono de Deus;
  • 144.000 salvos das tribos, ou seja, 12 x 12 x 1000 (Apocalipse 4:4; 7:4) - 12 é o número da totalidade (Ap 21: 12-14) e mil representa o incalculável, o perfeito e a eternidade.
     Os 12 apóstolos vieram para multiplicar. Os 12 receberam a unção para a vida, para a ressurreição e para a multiplicação. No início de Lucas 9 (v 1 – 5), Jesus dá instrução para os 12, de como devem se comportar como 12.
   Em Atos 1, quando os 12 foram transformados em 11, porque Judas havia se suicidado, os Apóstolos passaram 49 dias esperando o Espírito Santo ser derramado, mas o Espírito Santo não vinha sobre eles, pois estavam incompletos. Eles lançaram sorte sobre dois homens e o escolhido foi Matias, o Justo. Um justo para cobrir a falha de um injusto.
     Portanto, vimos que não se trata de uma energia que envolve o número doze, mas apenas do simbolismo dele na execução de um plano.
     Reconhecemos que certos números na Bíblia possuem significado especial, mas isso não quer dizer que devemos exagerar a respeito. 
     Realizar um projeto na obra de Deus e achar que esse projeto só vai funcionar se for composto por doze pessoas, ou se for feito em doze dias, ou em doze semanas, não funciona. Temos que confiar o êxito de qualquer projeto apenas a Deus e à direção do Espírito Santo.
     Que Ele possa estar conosco à frente de todos os projetos que temos para o próximo ano e que possamos buscar a perfeição que o Senhor espera de nós. Sei que Deus estará conosco em tudo, basta fazermos as escolhas certas:

"O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,"     Deuteronômio 30:19

     E mais: a promessa não é apenas para nós, mas também para nossa descendência. Deus é maravilhoso!
     Que Ele abençoe a cada um de nós, dando direcionamento para nossas vidas.

     Fiquem com Deus!


Christianne Ravagnani

         

2 comentários:

  1. EU TAMBÉM CREIO QUE O ANO DE 2012 GUARDA MUITAS SURPRESAS BOAS PRA NOSSA VIDA.
    AGRADEÇO A DEUS POR TODAS MUDANÇAS DE 2011, POIS TAMBÉM FOI UM ANO MTO DIFERENTE E ESPECIAL EM MINHA VIDA, PORÉM ACREDITO QUE O ANO DE 2012 SERÁ AINDA MELHOR.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor Jesus, retribuindo sua visita ao nosso blog, estou para aqui me tornar um seguidor do seu. Sempre que desejar nos visita no http://luzevida123.blogspot.com/ Paz do Senhor.

    ResponderExcluir