sábado, 3 de dezembro de 2011

Horóscopo, astrologia...onde Deus está nisso?




Vai chegando final de ano e começam as previsões para o novo ano que se iniciará.
Surgem os videntes (com búzios, tarô, cartomancia, etc), os astrólogos (com horóscopo, mapa astral), mas...o que Deus acha disso? O que a Bíblia diz sobre esse assunto?
Tudo isso às vezes passa pela cabeça de alguns que acham que isso não tem nada de mal. Mas a Bíblia diz que essas práticas não condizem com as leis do Pai e assim, com os cristãos. Deus deixa bem claro que isso é abominável aos seus olhos. 
Para muitos é rotina acordar, ligar o computador ou pegar uma revista de horóscopo e ver como vai ser o seu dia, que roupa vestir, como se portar, como conquistar a pessoa amada, e por aí vai. Tudo isso porque os astrólogos dizem que os astros regem a nossa vida, que cada pessoa tem um signo regente que dará as coordenadas para a vida, fazendo dessa mentira uma falsa verdade.
O homem é o único ser que carrega em si, uma vida física e outra espiritual. 

A opção de servir a Deus é uma escolha pessoal, despertada no coração pelo Espírito de Deus, cabe ao homem dar atenção e prosseguir no novo caminho ou não. Infelizmente uma grande maioria da população não atende a este chamado, a consequência é um sentimento de vazio e desesperança constante. Esta sensação alcança a todos os níveis sociais, indistintamente.

A Astrologia segundo o dicionário inglês de 1961 Webster’s New Collegiate Dictionary significa “o ato ou prática de prever ou predizer atos futuros ou descobrir conhecimento oculto”, já o dicionário da língua portuguesa explica: “pretensa ciência de predizer o futuro pela influência dos astros, tem por fim predizer o futuro das nações e dos indivíduos”. Tanto o dicionário inglês, quanto o português mostram a astrologia como prática de adivinhação e prática oculta. O Senhor na Bíblia nos mostra o repúdio pelo ocultismo e adivinhação. Esse ocultismo tem feito das pessoas prisioneiras pela fascinação de tais práticas.
Os amantes da Astrologia sugerem que por volta de 8.000 aC, o homem começou usá-la. É considerada uma “ciência sagrada” (possuindo aspectos de arte, de filosofia e de religião). É fruto da observação inicial do sol e lua. Posteriormente, os astros foram ganhando forma humana e atributos divinos. Segundo a Astrologia, quando cada um desses astros-deuses passa por determinado signo, influencia um ou outro aspecto do destino dos seres humanos. O Mapa Astrológico mostra o potencial de energia que deve ser desenvolvido e vivido da melhor maneira possível para que possa cumprir a tarefa no mundo e assim ser feliz. Esta energia distribui-se em cinco níveis. Olhando-se o Mapa, de dentro para fora, vemos no centro um círculo que simboliza a Alma, o eu pessoal e transpessoal, aquilo que me faz uma entidade única e, ao mesmo tempo, ligada ao todo universal. É o que nos faz “Filhos de Deus” e o que nos dá a consciência da Eternidade. O segundo nível do Mapa: a Estrutura de Aspectos – linhas coloridas que ligam os Planetas entre si, formando figuras geométricas. O conjunto dos Aspectos retrata as motivações básicas que correspondem ao propósito da Alma para esta vida atual. Os planetas formam o terceiro nível do Mapa. Eles constituem o conteúdo da psique, isto é, os impulsos psicológicos, as necessidades e instintos. É através deles que as energias cósmicas são expressas no mundo. No momento do nascimento, cada planeta se encontra situado num determinado signo. Os signos constituem o quarto nível do Mapa. Os signos são qualidades cósmicas herdadas geneticamente, ou seja, cada signo é "uma dentre as doze diferenciações básicas da força solar”. Eles definem o que é chamado de os doze temperamentos ou tipos básicos da personalidade. Do primeiro ao quarto nível, o Mapa Astrológico descreve a configuração interna de cada um. O mundo, o meio externo a nós, constitui o quinto nível do Mapa. As Casas representam o mundo, o meio ambiente, o campo de experiências, o espaço onde faremos a interação de nossas motivações internas com o mundo exterior. Esta troca de experiências com o mundo se dá nas mais diversas etapas do desenvolvimento humano, uma vez que precisamos da interação com o meio a fim de realizarmos a principal tarefa da nossa encarnação: adquirir consciência de nós mesmos.
Ao ler esta explanação sobre a astrologia, chega-se à conclusão que o Senhor Deus é totalmente dispensável, que tudo é regido pela posição de planetas e astros.
É inconcebível que os que acreditam verdadeiramente em Deus consultem horóscopos ou dêem valor aos signos ou mesmo declarem que os possua. Somos regidos exclusivamente pelo Espírito Santo de Deus, que edifica a nossa vida e capacita-nos a comungar intimamente com o Todo Poderoso.
Deus condena esta prática, olhe as seguintes passagem bíblicas:

"Fique com os despachos e as feitiçarias que você tem praticado desde que era jovem. É possível que eles a ajudem e que com eles você assuste os seus inimigos. Apesar de todos os conselheiros que tem, você não poderá escapar. Que os seus astrólogos se apresentem e a ajudem! Eles estudam o céu e ficam olhando para as estrelas a fim de dizer, todos os meses, o que vai acontecer com você. Pois eles são como palha; o fogo os destruirá, e eles não poderão se salvar." Isaías 47 12-14

"Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus." Deuteronômio 4.19

"Quando no meio de ti, em alguma das tuas cidades que te dá o SENHOR, teu Deus, se achar algum homem ou mulher que proceda mal aos olhos do SENHOR, teu Deus, transgredindo a sua aliança, que vá, e sirva a outros deuses, e os adore, ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei." Deuteronômio 17.2,3
  
“Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquela terra. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se entregam a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do Senhor, teu Deus” (Deuteronômio 18, 9-13).

"AGORA ESCUTEM,VOCÊS QUE DIZEM:"HOJE OU AMANHÃ IREMOS A TAL CIDADE E ALI FICAREMOS UM ANO FAZENDO NEGÓCIOS E GANHANDO MUITO DINHEIRO!"VOCÊS NÃO SABEM COMO SERÁ A SUA VIDA AMANHÃ,POIS VOCÊS SÃO COMO UMA NEBLINA PASSAGEIRA,QUE APARECE POR ALGUM TEMPO E LOGO DEPOIS DESAPARECE.O QUE VOCÊS DEVERIAM DIZER É ISTO:" SE DEUS QUISER ,ESTAREMOS VIVOS E FAREMOS ISTO OU AQUILO" POREM VOCÊS SÃO ORGULHOSOS E VIVEM SE GABANDO.TODO ESSE ORGULHO É MAU.PORTANTO,COMETE PECADO A PESSOA QUE SABE FAZER O BEM E NÃO FAZ." Tiago-4:13

O diabo disponibiliza ao homem uma variedade grande de caminhos; é possível encontrar filosofias e religiões que agradem a todos os gostos. 
Os servos do Senhor Jesus precisam estar atentos, vigiando, para não se deixarem enganar pelo inimigo das almas em suas muitas manifestações.
Olhando tais fatos podemos concluir: a pessoa que consulta o horóscopo ou outro tipo de adivinhação está dominada pela falsa verdade que essas práticas norteiam, deixando a mesa contra Deus, portanto não pode beber do mesmo cálice que o Senhor (I Cor 10,21)
Não deixemos que essa armadilha nos leve à perdição e nos deixe longe de Deus. Não consultemos mais horóscopos para saber como vai ser nosso dia, ou como devemos agir nesse dia. Consultemos a Bíblia diariamente e vejamos o que a palavra do Senhor diz para este dia. É Deus quem rege nossa vida. É Ele quem conhece todo mapa espiritual de nossa vida e que dá as coordenadas para o nosso futuro pois “no céu existe um Deus que desvenda os mistérios”(Daniel 2, 28a).
Christianne Ravagnani

Um comentário:

  1. Paz do Senhor Jesus ,visitando seu belo blog aproveito e convido você a nos visitar e se possível seguir no http://luzevida123.blogspot.com/ Obrigado e Deus abençoe você e sua família.

    ResponderExcluir