segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sê tu uma bênção - Semana 1

"E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção."
Gênesis 12:2
"Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem e o homem mau, do mau tesouro 
do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." 
Lucas 6:44-45
Somos salvos para ser uma bênção e devemos buscar isso. Normalmente buscamos ser abençoados e isso também é importante, mas devemos desejar além disso, ser bênção na vida dos outros.
Mas como poderíamos?? Todas as respostas estão ali mesmo, na Bíblia.
Primeiramente, devemos ser bênção no nosso falar, e para isso precisamos dominar a língua, pois se ela controlarmos, teremos o domínio por todo resto do corpo, como vemos:

"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. "Tiago 3:2  
A partir do momento que nos tornamos nova criatura, semelhantes ao Senhor, devemos procurar proferir palavras boas, que curam, restauram...
É bastante fácil servir a Deus dentro da igreja, no momento do culto, mas se não vigiarmos lá fora, deixaremos de ser uma bênção.
"Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. 
Considerai como uma pequena chama pode incendiar uma grande floresta! 
Também a língua é um fogo, um mundo de iniqüidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida." Tiago 3: 5-6
Nunca devemos amaldiçoar outras pessoas e isso deve começar em casa. Muitas vezes vemos pais amaldiçoando filhos, esposas amaldiçoando maridos ou vice-versa.
Quando os pais chamarem a atenção dos filhos devem ter cuidado redobrado para não amaldiçoá-los.
Nós, como igreja, devemos ser bênção em nossa cidade, nas outras famílias e onde mais pusermos a planta de nossos pés.
Mas não é possível dominarmos a língua sozinhos, o poder para isso vem de Deus:
"Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal."
Tiago 3:8
"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,"
Efésios 3:20
Nós precisamos profetizar vida. Se quisermos mudança devemos falar menos e trabalhar mais...
Nunca fale mal dos irmãos ou de igrejas (mesmo que não seja a que você frequente) principalmente dentro de sua casa, pois isso influencia os que ouvem.
"Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado "
Romanos 3:3-4

Para sermos uma bênção devemos estar ligados a um abençoador.
A palavra de bênção não vem do homem, o homem é apenas um canal usado por Deus.
Devemos refletir: temos sido uma bênção?
Precisamos começar a nos preocupar com isso, pois se estivermos em comunhão com Deus saberemos onde Ele quer nos levar, por isso, irmãos, vigiem.
É necessário vigiar o que temos falado, principalmente em nosso lar. Precisamos semear palavras de vitória. Devemos desejar ser uma bênção e orar por isso.
"Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. "
1 Timóteo 3:1
Ao invés de ficarmos pedindo bênçãos para nossas vidas, devemos querer levar algo abençoado a alguém. Precisamos ouvir mais e falar menos. Precisamos nos arrepender de todas as vezes em que não temos sido bênção na vida das outras pessoas para que assim Deus possa cancelar isso de nossas vidas.
Oremos a Deus para que possamos ouvir mais, especialmente ouvir mais a Deus.
A Palavra do Senhor é preciosa. Dê tempo para que Deus fale contigo.
"Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria." 
Tiago 3:8-13

É preciso treinar nossos lábios, mas sozinhos não somos capazes, por isso Deus nos deixou o Espírito Santo, para que ele nos ajude.


Mas afinal, como vencer?
1. Dizendo não para nós mesmos, precisamos reter nossas palavras, mas só conseguiremos com a ajuda do Espírito Santo.
"O que possui o conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso espírito.
Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido. "
Provérbios 17:27-28

2. Quando nos trouxerem problemas de terceiros com a intenção de difamação devemos estar atentos ao ensinamento de Jesus em Mateus 7:12 
"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. "
Ao invés de ficar julgando o próximo vamos orar por ele, vamos tentar ajudá-lo, vamos nos colocar no lugar dele e para isso devemos também convidar a pessoa que veio trazer a fofoca.
Não devemos dar ouvidos, pois não queremos isso para nós.
3. Quando formos tentados a falar mal de alguém, tragamos a memória o que Jesus disse em Lucas 6:32-38:
"E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo."
Lembremos ainda de Saulo, um dos maiores inimigos da igreja que perseguia os cristão achando que isso agradava a Deus. Quando o Senhor se apresentou a ele, ele se tornou uma bênção e passou a se chamar Paulo.
Deixe Cristo florescer através de sua vida para que você seja uma bênção até para seus inimigos.
4. Num momento de ira devemos pensar muito antes de falar algo para que não falemos o que não devemos. O melhor seria ficar quieto.
"O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. "
Provérbios 13:3

Não é possível dominar a língua sem o auxílio do Espírito Santo. 
Não te deixe influenciar, seja um influenciador. Saia de perto do que traz problemas, não o abandone, ore por ele, fale de Deus, mas não se deixe influenciar.
"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem." 
Mateus 15:11
Ocupe sua mente com as coisas que o Senhor diz:
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. "
Filipenses 4:8-9

Fiquem na Paz do Senhor,

Christianne Ravagnani
Baseado no culto de 04/01/2012 - Pb Paulo - Cieb Caçapava

Nenhum comentário:

Postar um comentário