segunda-feira, 23 de julho de 2012

MISSÃO POSSÍVEL

Lendo a introdução de algumas Bíblias a respeito da epístola escrita aos Hebreus, podemos logo perceber o contexto histórico e o motivo pelo qual essa carta foi escrita:

Os cristãos dessa época eram maduros o suficiente para pregar o Evangelho, porém estavam a um passo de se afastar da fé. Eles eram uma minoria perante a nação, considerados como traidores, eram ameaçados, sentiam-se isolados, oprimidos, desanimados e tentados a voltar ao Judaísmo.
Para impedir, foi escrita esta epístola, cujo propósito é demonstrar a superioridade de Jesus Cristo sobre todos os mediadores do Antigo Testamento e da Nova Aliança sobre a Antiga. Para se ter uma ideia, um hebreu que quisesse abandonar Cristianismo, para ser readmitido à sinagoga, precisava:
Negar que Jesus fosse o Filho de Deus.
• Declarar que o Seu sangue fora justamente derramado como o de um malfeitor.
Atribuir os dons do Espírito à operação de demônios.

Assim como aconteceram com os judeus crentes daquela época, quantas vezes não nos sentimos desanimados e enfraquecidos devido a tantas perseguições e reprovações? Talvez alguns têm até pensado em desistir, em voltar para a antiga fé. Mas eu preciso te dizer algo:
DEUS TEM UMA MISSÃO PARA VOCÊ
Quando se fala sobre isso, eu sempre imagino os soldados de um exército quando saem para uma missão. Eles tem um comandante, são instruídos e treinados.
O comandante de nossa missão quer nos passar algumas INFORMAÇÕES sobre ela.
                                        
TEXTO: Mc 16:15 (Essa é a missão) 
A 1ª informação q vc precisa saber sobre ela é:

Essa missão é sua. Como já foi dito: DEUS TEM UMA MISSÃO PARA VOCÊ (Individualmente).
Você pode pensar que essa missão é para pastores, evangelistas... é verdade, essa missão é deles. Mas o Senhor também te deu essa missão.
Você ainda pode estar se perguntando: Eu? Por que eu?
VOCÊ foi escolhido pelo Pai para isso (João 15:16): Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça.
Nós fomos escolhidos pelo Pai e há uma razão para isso (para que vades e deis frutos).
Outro dia, estava conversando com uma pessoa idosa sobre algumas passagens da Bíblia. Ela me fez várias perguntas. Compartilhei algumas mensagem de Jesus sobre a vida eterna, como a de João 3:16. Eu achava que ela fosse familiarizada com a promessa de Deus de vida eterna através de Jesus Cristo. Ela ficou muito curiosa, para ela muitas coisas eram novidade. Eu confesso que fiquei surpresa, pois achava que ela já conhecia tudo aquilo.
Mas o Senhor me mostrou nesse dia que nós não podemos presumir que as pessoas que encontramos conhecem as verdades da Bíblia e que estão preparadas para a vida eterna.
Quantas vezes você deixou de falar do amor de Deus a alguém, pois presumia que esse alguém já sabia? Talvez por ser uma pessoa de idade ou por ser religiosa. Todos os dias, você precisa encontrar oportunidades para compartilhar as boas novas com as pessoas que te cercam, se você não for e falar, alguém falará, o mundo falará, os ímpios, os adivinhos, os que consultam os mortos... e esses tem disposição, não tem vergonha de falar.
Mas Deus tem um recado para você que está em 1 Pedro 5:8 - “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Os peixes que o Pai colocou debaixo de sua rede só competem a você pescar.
 Outra informação do comandante:

VOCÊ tem o dever de cumprir sua missão, posso citar dois motivos para isso: 
1)   Por amor ao próximoMc 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

Em Rm 10:13-15 está escrito: Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados?

Em Rm 13:9 e Mt 22:39 está escrito:  Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Amar ao próximo é um mandamento do Senhor. Se você tem buscado o caminho do Senhor é porque um dia você ouviu de alguém, eu ouvi de alguém.

Será que você tem amado o seu próximo como a si mesmo? Será que você tem amado o seu próximo o suficiente para desejar a salvação dele? Qdo você deixa de pregar, fecha as portas dos céus para muitas pessoas.

1Cor 13:1: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Precisamos amar as pessoas para que elas nos entendam. Ame primeiro, pregue depois.

2)   Anunciar o Evangelho é uma ordenança do Pai!  Sendo assim, nem precisamos de motivos para cumprir essa missão.
(At 5:42): E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. 
A Igreja foi estabelecida como exército evangelizador de Deus na terra e sua missão primordial não é outra senão pregar o evangelho em todo tempo. Você é a igreja. É sua obrigação.
(1 Cor 9:16-17): Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho. E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio;

Você já parou para meditar nesse versículo? Anunciar o Evangelho não é facultativo, não é uma opção. Ai de nós, amados, se não anunciarmos o Evangelho.
Você já está alistado nesse exército... e não há dispensa médica, nem por excesso de contingente, foi o Senhor que te alistou (Eu vos escolhi a vós)... mas observe o v.17  (E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio). O exército secular também recebe prêmios (medalhas), mas o exército de Deus recebe um prêmio especial (galardão)! Deus é bom! Você tem o dever de cumprir qualquer missão dada por Ele.

Outro dia ouvi uma história de um menino que estava sentado junto ao portão que dava acesso à propriedade de seu pai, quando Napoleão se aproximou com seus homens e queria cruzar aquela propriedade, porém, o menino o impedia. O Imperador gritou com ele: “Menino, eu sou Napoleão Bonaparte, o Imperador. Abra este portão!”. Muito educado, o menino tirou o chapéu, e perguntou? “O senhor vai querer que eu desobedeça meu pai? Este portão está fechado, aqui ninguém passa, conforme meu pai determinou!”. Napoleão virou-se para seus generais e disse: “Dêem-me mil homens como este, e conquistarei o mundo todo”, e foi-se por outro caminho.

Se cada um de nós fizer a sua parte, sendo obedientes, podemos conquistar o mundo para o Senhor, através do Espírito Santo. A quem você tem obedecido?
Importa antes obedecer a Deus que aos homens! Atos 5.29

Já vimos que Essa missão é para VOCÊ, VOCÊ tem o dever de cumpri-la. Chegamos à terceira informação:
Deus, o seu Comandante, te dará condições para cumprir sua missão
Jesus prometeu um PODER SOBRENATURAL aos que crerem (Mc 16:17-18)
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome (procuração dada por Jesus) expulsarão os demônios (poder sobre demônios); falarão novas línguas (poder pentecostal);
Pegarão nas serpentes
(poder sobre as setas); e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum (poder sobre a morte); e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão (poder sobre as enfermidades). 

Você pode estar pensando “mas eu não tenho esse poder”... Você precisa crer....
Esse PODER SOBRENATURAL não pode ser comprado, nem aprendido em cursos, não vem de nós para que não nos orgulhemos disso. Toda a honra é do Senhor. Você só precisa crer. Quando Deus te chamou para essa missão Ele não perguntou se você tinha diploma, dinheiro, nível intelectual avançado. Seu diploma é concedido pelo Espírito Santo.
Pesquisei outro dia sobre Charles Spurgeon e pude perceber que muitas vezes a nossa vontade é diferente da vontade de Deus. Muitas vezes estamos ávidosa pregar para grandes plateias, mas Deus pode estar querendo que você fala para uma só vida...
Spurgeon era filho e neto de pastores. Mas, somente aos 15 anos, ocorreu seu verdadeiro encontro com Jesus. Segundo os livros que contam a história de sua vida, Spurgeon orou, durante seis meses, para que, "se houvesse um Deus", que Ele pudesse falar-lhe ao coraçăo, pois se sentia o maior dos pecadores. Spurgeon visitou diversas igrejas sem, contudo, tomar uma decisăo por Cristo. Certa noite, porém, uma tempestade de neve impediu que o pastor de uma igreja local pudesse assumir o púlpito. Um dos membros da congregaçăo - um humilde sapateiro - tomou a palavra e pregou de maneira bem simples uma mensagem com base em Isaías 45.22: Olhai para mim e sereis salvos todos os termos da Terra. Desprovido de qualquer experiência, o pregador repetiu o versículo várias vezes antes de direcionar o apelo final. Spurgeon năo conteve as lágrimas, tamanho o impacto causado pela Palavra de Deus. Segundo uma de suas biografias, o maior auditório em que pregou continha, exatamente, 23.654 pessoas. Spurgeon batizou 14.692 pessoas. Na ocasiăo em que ele morreu - 11 de fevereiro de 1892 -, seis mil pessoas leram diante de seu caixăo o texto de Isaías 45.22a: Olhai para mim e sereis salvos.”

Se o humilde sapateiro não tivesse tido ousadia naquela noite, muitas pessoas poderiam ter deixado de conhecer Jesus através da vida de Spurgeon.

Reflita: Será que você se disporia a pregar se o pastor de sua igreja faltasse? Creia, primeiramente... e esteja sempre pronto, pois você pode não ter outra oportunidade de falar do amor do Pai para aquela pessoa que Deus colocou na sua frente naquele momento. Apenas confie e obedeça, fazendo o que você sabe que Deus quer que você faça, então Ele te mostrará como fazer.

4ª e última informação:
    A criação anseia pelo cumprimento dessa missão
Rom 8:19 - Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Outra versão (NVI) diz: aguarda, com grande expectativa. 
Quem é a criação? É o teu próximo. Quem é o teu próximo? São as pessoas de sua família, seus vizinhos, seus amigos e mesmo os que você nem conhece.  Essa missão trará cura e libertação.
Muitas vezes quando ouvimos falar em “Ide e pregai” pensamos em missões na África, no Oriente Médio, no Nordeste... mas a resposta do Senhor podemos encontrar meditando em Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra. 
4.1 Jerusalém: pode ser comparada as pessoas mais próximas (casa, família, amigos)
4.2 Judeia e Samaria: pessoas conhecidas (outros bairros, cidades)
4.3 Até os confins da Terra: não conhecidos (outros estados/países)

Sua viagem deve começar em sua casa, bairro, filas de banco e até outros países.
Quantas vezes você tem deixado de cumprir sua missão, de falar do Senhor, pois julga que não está no lugar oportuno ou com a pessoa certa? Às vezes você julga que a pessoa não está preparada para ouvir... Quem é você para julgar? Quem somos nós para julgar? Eu te desafio a mudar de atitude, que o Espírito Santo te leve de volta ao primeiro amor quando tudo o que era mais importante era falar do Senhor para todos que você encontrasse. Quantas pessoas você conhece e sabe que precisam de uma palavra? Hoje ainda, você pode retomar sua missão, você pode encontrar alguém, ou quem sabe telefonar para alguém e dizer para essa pessoa que Jesus a ama. Amados, o inimigo também tem um exército e pode estar alistando para ele pessoas da sua família, do seu trabalho... Sede sóbrios, vigiai!

A Bíblia diz que “recebemos Dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada” (1 Jo 3:22). Diz ainda: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. (Rm 10:15)
O que somos sem o Senhor? Sem Deus qualquer missão se torna IMPOSSÍVEL
Mas através da Palavra de Deus e do revestimento do Espírito Santo nossa MISSÃO se torna POSSÍVEL. Eu espero que ao terminar de ler isso, você fique com algumas certezas:
ESSA MISSÃO É PARA VOCÊ,
VOCÊ TEM O DEVER DE CUMPRIR SUA MISSÃO,
DEUS TE DARÁ TODAS AS CONDIÇÕES PARA CUMPRI-LA e que
A CRIAÇÃO ANSEIA PELO CUMPRIMENTO DESSA MISSÃO.
Para terminar, a Palavra do Senhor em Isaías 6:8 diz:
Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”. 
Converse com o Senhor nesse momento: 
Você tem cumprido essa missão do Pai? Ou será que você tem sentido vergonha? Pode ser que você não esteja tendo tempo... Pode ser que lhe falte conhecimento da Palavra do Senhor... Pode ser ainda que você tenha medo... medo de não ser bem recebido, de ser chamado de fanático, de afastar as pessoas...
Quantas pessoas você conhece que precisam de uma palavra de salvação?
Aí você pensa: “Ahhhh... mas eu já falei para tantas pessoas e elas até tem andado com o Senhor.”
Mas Deus te lembra: “Filho, e aquelas pessoas para quem você deixou de falar? Ainda se lembra delas? Eu me lembro delas...”. O inimigo e seus seguidores sabem quem elas são, e como eu já disse anteriormente: esses não tem vergonha, eles arranjam tempo, não tem medo.
Para quantas pessoas você pelo menos tentou falar do amor de Deus hoje?
Será que Deus te julgará pelas vidas que você resgatou para Ele ou por aquelas que você nem tentou resgatar?
Talvez você saiba que pode fazer mais do que tem feito para cumprir sua missão, mas te falta algo, de repente você precisa de mais sabedoria, de mais ousadia, de mais fé, de mais tempo, até mesmo de mais vontade, não sei, mas Deus conhece suas necessidades... se você tem o desejo de fazer mais dentro desse contingente comandado pelo Senhor dos Exércitos, ore comigo.
“Querido Deus, nós te agradecemos por esse ensinamento, nós te louvamos pelo teu grande amor e por suas misericórdias e te pedimos: nos capacite. Sem ti não seremos capazes, pois a tua Palavra diz que não é por força nem por violência, nos revista com o Espírito Santo e afasta de nós tudo que nos afasta de ti. Perdoa-nos por todas as vezes que já deixamos de falar do Teu amor para alguém, abra os nossos olhos espirituais, nos dê mais amor pelo próximo, nos dê sabedoria, disposição, entendimento e fé. Pai amoroso, usa-nos como canal de bênçãos para todos que encontrarmos, nos ajude a enxergar as oportunidades que o Senhor nos dá diariamente. Faça-nos condutores da sua Palavra, por onde quer que andarmos e que a Sua vontade prevaleça sobre a nossa hoje e sempre. Recebe, Deus amado nossa oração, em nome de Jesus. Amém”

Christianne Ravagnani