quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Felicidade

Hoje pude ouvir a Palavra de Deus ministrada pelo Pr Helder Carantino na última semana da série "Bem-aventurados".
Vou tentar transmitir um pouco do que pude ouvir nessa noite.


Bem-aventurado em hebraico é barak e representa a palavra felicidade quando essa última está relacionada a Deus, ou seja, barak como consta nos originais da Bíblia é a felicidade verdadeira, aquela que só vem do Senhor.
Por que muitas pessoas não são felizes? Porque não sabem onde e como buscar a felicidade e acabam colocando outras coisas no lugar da felicidade verdadeira. Buscam a felicidade em alegrias passageiras.
O que tira a felicidade das pessoas? A mágoa, a amargura.
Vamos falar sobre Raízes Amargas - texto base: Hebreus 12:14-17
O coração nas mãos de Deus nos dá a verdadeira alegria e viver.

1. O perigo da amargura:
* no versículo 15 de Hebreus 12 lemos "tenha cuidado", no original grego a palavra para isso é episcopountes que significa vigiar atentamente como um médico na cama do paciente;
* vemos ainda a palavra "brotando" que em grego é phio - a raiz mesmo no início já perturba, mesmo quando ainda é um brotinho.
* mesmo seguindo a Deus a raiz da amargura vai estar presente.
Quando estamos amargurados, andamos de cabeça baixa, pois a mágoa tira o nosso foco do céu (do alto) e desvia para baixo, para o inferno.
Quantas vezes não deixamos de olhar para as bênçãos pois já estamos desejando mais e mais?? Ao invés de agradecer e aproveitar o que temos, ficamos nos lamentando pelo que ainda não temos...

2. A natureza da amargura:
* ela "infelizmente" faz parte da natureza humana;
* ou ela surgirá (como erva daninha) ou será plantada por nós ou por alguém em nós;
* a amargura perturba (Lucas 6:18 - atormenta);
* a amargura aprisiona (Mateus 5:21 e Marcos 3:29 - réu);
* a amargura continua
O único ser humano que nunca teve amargura foi Jesus, até o mais santo da Bíblia sentiu amargura em algum momento.

3. A origem da amargura:
* a amargura não é a causa, mas a consequência (1 Samuel 1:10);
* a amargura é uma raiz parasita (ela sse alimenta de ódio, de orgulho, da inveja, do egoísmo, da decepção, de mentiras, de frustrações, etc)
* a principal causa da amargura é a falta do conhecimento do amor de Deus e da Palavra de Deus.

4. O poder da amargura:
* ela tira a paz (Deus - você - outros)
* ela tira a santidade
* ela trata Deus com leviandade (Esaú)
* ela impede o arrependimento
* ela "nos separa da graça de Deus"

5. O remédio para amargura:
* deixar Jesus Cristo ser o Rei do nosso coração (Mateus 11:28-30 e Colossenses 3:12-17)
* buscar o poder do Espírito Santo (Romanos 14:17-19 e Gálatas 5:22-26)
* viver em paz (Deus - você - outros)
* não deixar brotar raízes de amargura: um arbusto pequeno é fácil de ser arrancado, um arbusto maior dá um pouco de trabalho, mas quando se torna uma árvore fica muito mais dífícil de se arrancar"

Precisamos estar sempre atentos e, ao menor sinal, buscar libertação no Nosso Senhor Jesus Cristo e encontrar a verdadeira paz e felicidade, para sermos bem-aventurados.

"Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais que o mel à minha boca" Salmo 119:103

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Os planos de Deus

Eu creio que Deus tem um plano na vida de cada ser vivente neste mundo e que Seu plano será concretizado. Às vezes demorará um pouco mais, porém não por causa Dele...mas por causa da própria pessoa que atrapalha o agir de Deus. Sendo assim, por muitas vezes, a situação que já não é boa pode ficar ainda pior...
Gostaria que vocês também refletissem sobre suas vidas: será que tem feito a vontade do Senhor? Será que suas decisões tem agradado a Ele? Será que você tem atrapalhado o agir do Senhor em sua vida? Será que não está perdendo tempo no deserto por suas próprias atitudes sendo que a terra prometida está mais perto do que você imagina?
De que adianta se emocionar, sentir a presença de Deus por um instante e não viver uma vida que agrade a Ele? Assim são as sementes da Parábola do Semeador (Mateus 13) que caíram entre as pedras e com pouca terra (v 5) e que brotaram mas quando o sol apareceu queimou as plantas e elas secaram porque não tinham raízes (v 6). Quando pois, ouve-se a Palavra, aceita-se com alegria (v 20), mas isso dura pouco, é sinal que não se tem raízes e, assim, quando chegarem os sofrimentos e perseguições a fé será abandonada (v 21).  

Deixo aqui também 2 versículos para reflexão:

Deuteronômio 30:19 - "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,"
Faça a escolha certa!

Romanos 10:17 - "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."
Aí está a resposta para quem precisa de mais fé...esteja na presença de Deus todos os dia, lendo e ouvindo Sua Palavra através da Bíblia, de músicas, da televisão, da internet, dos cultos, das rádios. A Palavra de Deus está em muitos lugares, mas para onde está voltada sua atenção?

Eu estava refletindo sobre algumas pessoas que muitas vezes precisam chegar ao fundo do poço para encontrar a Deus e achei um texto para compartilhar com vocês:


Tem horas na vida da gente que todas as coisas parecem dar errado, e que o que você pensou que era ruim ainda pôde piorar bem mais, que a situação difícil, que os problemas, que as tribulações, que a miséria, a doença, que a perda e o fracasso bateram na sua porta ao mesmo tempo, que diferente das outras vezes, todos estes problemas vieram de uma vez só, como em uma avalanche para tentar tirar aquele único pingo de forças que ainda restavam, para abalar todo o seu interior e exterior e a sua comunhão com Deus.

Você já sofreu muito por estar afastado de Deus, por andar por caminhos que não o agradavam, fazer coisas que entristeciam seu Espírito, a cada dia se separando dEle mais e mais, e se afundando no seus próprios pecados, mas de repente você deu um basta e resolveu voltar para casa de Deus e fazer a sua vontade, ou ainda, você se encontra na casa do Pai, nunca desviou seu olhar, sempre acreditou e confiou mas agora parece que os problemas, que as adversidades e que as tribulações vieram de uma vez só, e deram de encontro com o seu pequeno ser já fraco e afetado pelas lutas carnais e espirituais que seguem a sua vida de cristão, e neste momento mesmo querendo você não consegue reagir, quer lutar, quer ser forte mas parece esmagado pela angústia, pressionado pelo fato de parecer ter chegado ao “fundo do poço” e acha que não consegue mais continuar.
É exatamente nesta hora que precisamor ter fé, Faith em inglês, Fide em Latim, Pistia em Grego… “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:1).
Quando tudo parece perdido, quanto tudo parece acabado, quando não há mais forças para lutar ou para vencer a prova, é preciso ter FÉ, é preciso acreditar que somente um, Deus, pode fazer o impossível possível na nossa vida, mesmo que Deus ás vezes pareça demorar, ou pareça não nos ver, é preciso ter fé, mesmo que a prova seja grande, é preciso ter fé, mesmo que pareça impossível, é preciso ter fé, mesmo que sejamos pecadores, rebeldes, ingratos, é preciso ter fé, pois a fé mesmo que pareça ser mais simples e mais fácil do que orar e jejuar é o ato de entrega mais difícil da vida do cristão, pois mostra o quanto confiamos em Deus e acreditamos no impossível que Ele possa fazer.
Porque Deus nos contempla e nos vê, mesmo que não possamos entender o seus pensamentos, mesmo que não possamos entender o porquê das coisas, mesmo que não possamos entender seus planos… É preciso ter fé.
É preciso ter fé para não olhar para trás e como um cão voltar ao seu próprio vômito, como muitos que nos seus momentos mais difíceis têm voltado atrás, têm trocado suas vestes brancas e o nome escrito no livro da vida para se iludir no mundo lá fora; ou tem se tornado crentes fracassados que vivem uma vida de derrota dentro da igreja, crentes tristes e angustiados que vivem as piores provas dentro do próprio lar.
É preciso ter fé, como teve Noé, Abraão, Isaque, Moisés dentre outros que estão mencionados na Galeria da Fé em Hebreus, é preciso apenas acreditar, é preciso apenas crer, e entregar tudo na mão de Deus.
Eu não conheço os pensamentos de Deus, e você também não, mesmo que pareça que as coisas vão mal, ainda há um Deus lá em cima observando você, mesmo que você pense que não tem mais jeito, que não há mais solução, há um Deus no céu vendo você, a palavra diz que Deus sabe os pensamentos que tem para nós, pensamentos de paz e não de mal, para dar o fim que desejamos (Jeremias 29:11).
Seja qual for o seu problema, seja ele financeiro, seja conjugal, seja familiar, seja espiritual, seja a sua sáude, seu lar, seu trabalho, seus estudos, seu namoro, seu casamento, seus filhos, seu ministério, sua vida, é preciso ter fé, pois todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, e mesmo sem saber Deus está nos ensinando a acreditar.
Por isso hoje eu te convido junto comigo a acreditar, te convido a parar de murmurar e entregar a sua vida nas mãos de Deus, te convido a chorar na presença dEle se for preciso, te convido a gemer no seu altar, te convido a derramar o coração e as suas lágrimas na sua presença, e te convido principalmente a ter FÉ, eu te convido hoje a acreditar, tenha fé, faith para os Ingleses, fide para os Romanos… seja qual for o idioma, seja qual for a tradução, seja qual for o problema, hoje eu te convido a crer, esperar mesmo que não se possa ver, hoje eu te convido a sonhar, a ter, fé.
fonte: http://vocecomdeus.com


Deixemos de atrapalhar o agir do Senhor em nossas vidas, venhamos buscar proximidade e intimidade com o Deus vivo, nos entregar verdadeiramente, não fiquemos escolhendo que parte de nossas vidas entregaremos a Ele, mas nos entreguemos completamente, pois o plano Dele será concretizado, mas nós temos o livre arbítrio.

Fiquem na Paz do Senhor e que Ele os abençoe.

Christianne Ravagnani

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Momentos de silêncio e reflexão

Há certos momentos na vida que precisamos fazer uma introspecção. Momentos esses em que devemos parar tudo e se voltar para Deus.
Devemos aprender a viver essa interiorização sempre que possível, para não ficarmos condicionados pelas coisas do mundo,pelas realidades externas.
Dentro de todos nós há um novo mundo: O Reino do Espírito.
Os vôos interplanetários não são mais importantes que os vôos do pensamento.
Quem sabe viajar por esses espaços, possui o mapa do Reino de Deus.
Quando nos aprofundamos no estudo dos Evangelhos, chegamos à absoluta convicção de que Jesus não somente foi o maior psicólogo que o mundo já conheceu, como também foi o mais inteligente e sábio ser humano a passar por este "vale de lágrimas".
A fim de cumprir a missão para qual o Pai o enviou, "buscar e salvar o que se havia perdido", Jesus descobriu o caminho das montanhas, do deserto, onde, no silêncio, podia refletir e orar. A Bíblia diz que, após o batismo, "foi conduzido pelo Espírito no deserto...tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites". O tempo gasto em oração no deserto conferiu-lhe a vitória na tentação que se seguiu (Mateus 4.1-11), No Getesêmani, na companhia de três discípulos, retirou-se mais uma vez, para meditar e orar...e indo um pouco mais adiante, prostrou-se sobre Seu rosto, orando".
Retirar-se, para completar e orar, é ter profunda experiência com Deus, consigo mesmo e com a vida.
Quando viajamos de avião, vemos tudo lá embaixo, tudo pequenininho...
Todas as coisas podem ser vistas em outra dimensão, quando tomamos distância, ganhamos altura. Jesus, para encarar as muitas facetas da vida humana, afastava-se da rotina borbulhante, para o silêncio. Dava-se um tempo, elevava-se até o Pai. O silêncio convida à meditação séria, à reflexão. Aponta o perigo das decisões apressadas, tomadas no cenário tenso e escurecedor dos ruídos, das buzinas, embaçado pela fumaça das chaminés.
A contemplação no silêncio deu a Jesus mais agudeza de espírito, tornou-o destro, vivo, pronto a atender todas as necessidades do homem. E como é maravilhoso ler, por exemplo: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossas almas.”(Mateus 11:28-30)
Voltando-nos para Jesus, somos convidados, por primeiro, a seguir-lhe os passos, a beber da inesgotável fonte da vida, a renunciar a nós mesmos, a imitá-lo, como fez o grande apóstolo Paulo, a ponto de dizer: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que se entregou a si mesmo por mim". (Gálatas 2.20)
E, dentre as muitas e extraordinárias coisas que aprendemos dele, uma, com certeza, muito rapidamente nos chama a atenção: diante dos grandes problemas que nos angustiam, diante de tanta incerteza, da tensão que nos conduz a decisões eivadas de superficialidades e erros, tomemos distância. Essa distância poderá conferir às coisas que nos cercam a dimensão correta.
Mormente agora, quando são conhecidos os danos desse veneno que leva o nome  "civilizado" de poluição ambiental e sonora, busquemos o verde das Campinas, a serenidade dos lagos, a paz das montanhas.
Fiquemos sós com Deus e experimentemos a força da oração. Atestaremos os resultados: Seremos homens mais profundos e conscientes, mais serenos, mais argutos, aprendendo com Jesus os tesouros do silêncio para a oração, para maior comunhão com o Pai, que está sempre pronto a nos indicar o caminho a seguir.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Jesus no meu barco – Mateus 14:22-27


Jesus havia acabado de operar um milagre. Enquanto esteve na Terra, Ele realizou muitos milagres: curou, libertou, paralítico andou, cego enxergou… Ele também tinha o dom de maravilha.
Jesus enviou os discípulos num barco. O mundo inteiro gostaria de estar no lugar deles. Estavam felizes e contentes, relembrando o milagre que Jesus fez ao alimentar a multidão.
Opa!!! Não foi Jesus Cristo que enviou seus discípulos? Ele enviou seus discípulos para uma tempestade? Sim, Ele preparou uma experiência diferente para eles. Foi Jesus quem permitiu que o vento soprasse.
Se Jesus te enviou, Ele não vai deixar seu barquinho afundar, mesmo que você seja marinheiro de primeira viagem.
Deus te envia e o mar está calmo, depois começa a ficar turbulento.
Tudo está calmo até que chega uma notícia, um fato, uma conversa. Aí o vento calmo vira uma tempestade e aquela confiança que você tinha no Senhor fica abalada e sua vida começa a balançar como um barco.
Onde estava Jesus Cristo nessa hora? No momento em que os seus discípulos mais precisavam Dele? Essa é a hora que você começa a duvidar de Deus. Não seja um “cristão 333”, ou seja, meio besta!
Tem hora que nós procuramos Jesus e não O achamos, parece que as nossas orações não estão sendo ouvidas e no nosso interior nos perguntamos, por quê?
No versículo 23, Jesus estava orando enquanto eles estavam no barco. Ele estava intercedendo enquanto estavam no barco e, hoje, Ele continua intercedendo por nós à destra de Deus. Ele intercede enquanto estamos na tempestade.
O que podemos aprender com uma tempestade?
Nenhuma luta e nenhuma tempestade é sem propósito. Jesus está no controle, Ele tem propósito até nas tempestades.
Jesus opera milagres, ama os pecadores, dá a salvação para nós, tem poder, provê tudo àquilo que precisamos e tem as Palavras de vida eterna. Nós o conhecemos assim.
Os discípulos O conheciam como mestre, só que eles não O conheciam na tempestade como nós O conhecemos. É muito fácil conhecer Jesus nos milagres, é fácil confiar em Jesus para a salvação, mas e quando chega à tempestade?
Nós não conseguimos entender que aprendemos com as tempestades.
Quando uma tempestade acontece na vida de alguém todo mundo acha que a pessoa já esta em pecado e chegam até a dizer: “Isso não é uma brecha, é uma avenida! Isso é coisa do diabo… É retaliação!”
Os discípulos começaram a ver fantasmas. Isso acontece quando não confiamos em Deus nas tempestades. Se Deus tivesse que nos dar o que merecemos, nosso barco teria afundado faz tempo.
Não conseguimos ver Jesus nas tempestades, só os “fantasmas”. Se nós temos “fantasmas”, vamos dar cabo deles!
A maior lição que Jesus ensinou aos discípulos foi tirá-los do ambiente dos milagres e colocá-los em um barquinho e agitar bastante para eles entenderem que Deus era com eles.
Conserve o seu ânimo, mantenha-se fiel, seja perseverante por maior que sejam as ondas e os ventos, permaneça firme.
Jesus disse: tende bom ânimo, sou Eu!
Não deixe nenhuma luta ou tempestade te enfraquecer, acabar com a tua fé, não tenha medo!
Jesus é aquele que te pega pela mão e diz não tema porque eu sou contigo por onde andares! A história da tua vida é minha! O barco não vai afundar, não pule dele!
No versículo 32, quando Jesus entrou no barco o vento cessou, os discípulos disseram: verdadeiramente esse é JESUS CRISTO!
Deixe Jesus tomar o leme do teu barco!

Deus Abençoe,
Ap. Rina – Bola de Neve

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Ele a Glória

Linda essa música do Diante do Trono cantada em quatro línguas: Português, Kikongo - Dialeto da Angola, Holandês, Inglês...


Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos. Exultem e cantem de alegria as nações, pois governas os povos com justiça e guias as nações na terra. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos. Que a terra dê a sua colheita, e Deus, o nosso Deus, nos abençoe! Que Deus nos abençoe, e o temam todos os confins da terra. (Salmo 67)



A Ele A Glória

Porque d'Ele e por ElePara Ele são todas as coisas (3x)Porque d'Ele e por ElePara Ele são todas as coisas
A Ele a glóriaA Ele a glóriaA Ele a glóriaPra sempre amém
Quão profundas riquezasO saber e o conhecer de Deus (2x)Quão insondáveisSeus juízos e Seus caminhos
A Ele a GlóriaA Ele a GlóriaA Ele a GlóriaPra sempre, amém
(Kikongo - Dialeto da Angola)
Ma kikilu o mavwaYe nzayiln za nzambiUnsongi zandiYe nzil'andi za kikilu
Kwa iandi o nkembuKwa iandi o nkembuKwa iandi o nkembuKwa mvn ya mvn amém
(Holandês)
Aan Hem de glorieAan Hem de glorieAan Hem de glorieVoor ceuwig amen
(Inglês)
To Him be gloryTo Him be gloryTo Him be gloryForever, amen
A Ele a glóriaA Ele a glóriaA Ele a glóriaPra sempre, amém

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Nunca se desvie de Deus

Ele te diz: SEJA FORTE, seja forte para aguentar a luta que está passando, seja forte, pois você pode vencer, Deus é contigo. E você com Deus é maioria, não tenha medo, se Deus manda você ser forte é porque Ele sabe que você pode vencer, Ele mesmo diz que somos mais que vencedores em Cristo Jesus, então seja forte, lute, vença.

Ele também diz: SEJA MUITO CORAJOSO, seja corajoso para enfrentar a luta de frente, pare de fugir, enfrente, pare de falar: eu não agüento mais, eu não posso, eu não consigo, eu não... eu não... eu não... pare. Você pode sim, Deus é contigo, Ele te fortalece, Ele luta com você.

Mas Ele te fala também NÃO SE DESVIE DELA (Palavra de Deus) NEM PARA A DIREITA NEM PARA ESQUERDA (Josué 1:7), quantos vezes no meio da luta você se desvia dos caminhos do Senhor? Desvia sua fé? Quantas vezes? Começamos a lutar e quando a luta fica mais brava começamos a duvidar, quantos não crêem mais que Deus pode mudar sua historia?

No meio da luta muitos desistem, preferem abandonar Deus do que se aproximar mais e mais Dele, não oram mais, não louvam, não vão a igreja, como Deus pode abençoar quem desiste no meio do caminho? Quantos entregam as lutas, a vida nas mãos do Senhor, mas logo em seguida pegam de volta, tentando resolver do seu jeito e com isso complicam mais as coisas e ainda culpam Deus.

Muitos perdem a benção há um passo de recebê-la, pois desanimam, desistem, sabemos que é difícil, pois todos temos várias lutas também, mas precisamos crer, não tem outro jeito, sem fé é impossível agradar a Deus, então creia, creia de todo o seu coração, ame a Deus por Ele ser Deus e não pelo que você quer ganhar Dele.

Se você não se desviar, não desistir, VOCE SERÁ BEM SUCEDIDO (A) POR ONDE QUER QUE ANDAR. Aleluia, louvado seja o nome do Senhor Jesus. Então creia de todo o seu coração, confie no Senhor, seu casamento será restaurado, sua vida sentimental será restaurada, a porta de emprego já está aberta, sua vida financeira será abençoada,a enfermidade será curada, o vício será liberto, pois Deus é contigo onde quer que você esteja.

1. O caminho de Deus conduz a uma vida de plenitude e alegria.

a) Há um caminho que conduz a uma vida de realização e propósito. A Bíblia está repleta de promessas de Deus para aqueles que andam no caminho de Deus. As passagens bíblicas que serão vistas a seguir contem algumas dessas promessas:

Vitória e frutos, Gálatas 5:16,22-23

Pureza e comunhão, I João 1:7-9

Companheirismo e amor, João 14:21; III João 4

b) Para experimentar plenitude e alegria devemos fazer três coisas:

“Andar em Espírito”

“Andar na luz”

“Andar na verdade”, que resulta em:

Plenitude: Salmos 16:11

Satisfação: Salmos 107:9

Paz: Isaías 26:3

Se Deus promete plenitude e alegria em Sua Palavra, por que há tantos cristãos experimentando frustração, vida vazia e infidelidade?

2. O problema do homem é que seus desejos egoístas e pecaminosos o afastam do caminho de Deus.

a) Quando um cristão se desvia do caminho de Deus em razão do pecado ou da adversidade, ele experimenta:

Frustração;

Culpa;

Infelicidade;

Derrota.

O que preciso fazer para retornar ao caminho de Deus?
3. A provisão de Deus para retornar ao seu caminho: Perdão e Restauração
Embora possamos, por nossa própria negligência, desviar-nos do caminho de Deus, Ele determinou um meio maravilhoso pelo qual o cristão afastado pode voltar e ser restaurado à comunhão com Cristo. As seguintes passagens mostram como Deus providenciou esse caminho:

Andando em Espírito

O Caminho de Deus

Paz;
Alegria;
Plenitude de vida

Nosso caminho

Frustração;
Culpa;
Infelicidade
Derrota


a) Deus tem compaixão pelos pecadores: Lamentações 3:22,23.

Reconheça os seus pecados. Creia que Deus perdoará você.

b) Deus deseja que Confessemos nossos pecados: I João 1:9.

Quando confessei meus pecados a Deus?

Caminho à restauração (seja específico em sua confissão)

c) Deus nos pede que nos afastemos do pecado: Provérbios 28:13.

Afaste-se – Retorne ao caminho de Deus e, por Sua graça, caminhe em obediência ao Espírito Santo.

Como renunciei o pecado em minha vida?

NOTA: A Escritura nos exorta a termos uma consciência livre de ofensas diante de Deus e dos homens. Se você ofendeu alguém, peça perdão a essa pessoa logo após ter consertado sua vida com Deus.


Agora que confessei e deixei a minha desobediência, o que preciso fazer para manter-me firme no caminho de Deus?


4. Como permanecer firme no caminho de Deus.

a) Para permanecer firme no caminho de Deus, o cristão deve seguir o exemplo de Jesus em Lucas 4:1-14. Nesse encontro com Satanás, Jesus agiu fortalecido pelo poder do Espírito Santo e fez uso das Escrituras como o seu manual para guiar-se. As seguintes passagens e sugestões ajudarão você a estabelecer o seu caminho com Deus para que seja:

Uma firme decisão: Daniel 1:8;
Um caminho escolhido: Salmos 119:30
Uma vida transformada: Romanos 12:2

b) Estabeleça um tempo regular de comunhão com Cristo por meio da oração e do estudo bíblico.
c) Identifique as áreas de necessidade espiritual em sua vida. Em quais você é mais vulnerável?
d) Selecione passagens da Bíblia que apontem em que direção você deve seguir.

Memorize e medite diariamente nessas passagens para sua motivação, correção e direção.

Seja sensível em obedecer a direção do Espírito Santo.

Mantenha um vínculo ativo com um grupo cristão vigoroso no qual você possa compartilhar o seu testemunho.

Avalie sua vida e determine em que lugar você se encontra a respeito do caminho de Deus. Se você se afastou, lembre-se de que pode voltar ao caminho de Deus. Se você permanece no caminho de Deus, não negligencie seu andar diário. Deus deseja que você caminhe com Ele e, como um bom Pai, deseja estar perto de você como Seu filho.
 
Memorize Romanos 5:8; Efésios 2:8-9. Provérbios 28:13.



Que a paz do Sr. JESUS estejam com todos e que o amor que ele nos ensina a termos uns com os outros seja permanente em nossos corações, JESUS TE AMA.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Comissão dos 12 Apóstolos e Alguns Ensinos de Cristo Sobre o Ministério - Mateus 10:1-42

1. A Comissão dos doze discípulos. 10:1-4.

Mateus não dá a seleção dos 12 Apóstolos como Marcos e Lucas (Mc. 3:13-19, Lc. 6:12-16).

A palavra apóstolo significa "alguém enviado" ou "emitido". No. v. 5 há o verbo enviar que é a forma verbal da palavra apóstolo. Jesus chamou os seus discípulos e enviou-os com o seu poder (autoridade).

Entre os 12 apóstolos tem dois de nome Simão, dois chamados Tiago e dois chamados Judas. Há tres pares de irmãos: Pedro e André; Tiago e João; e Tiago, filho de Alfeu, e Judas, o irmão de Tiago (Lc. 6:16).
Uma olhada abreviada para cada apóstolo.:


1. SIMÃO, CHAMADO PEDRO. Era de Betsaida da Galiléia, o nome do seu pai era Jonas (João 21:15-19), era pescador do mar da Galiléia e escreveu dois livros do Novo Testamento.
2. ANDRÉ, IRMÃO DE PEDRO. Também pescador do mar da Galiléia, trouxe Pedro a Jesus (João 1:40-41), era um dos primeiros discípulos de Jesus (João 1:40), e era homem muito realista (João 6:6-8).
3. TIAGO. Também era pescador (Lc. 5:10), o nome hebraico para Tiago é Jacó, filho de Zebedeu, muito amigo de Pedro e João, pediu ter o lugar exaltado entre os discípulos e o primeiro deles ser martirizado (Atos 12:2).
4. JOÃO. Também pescador, irmão de Tiago, muito amigo de Jesus e de Tiago e Pedro, Jesus mandou-o cuidar a Sua mãe quando estava morrendo na cruz, envolvido na evangelização depois do dia de Pentecoste (Atos 3:1, Gál. 2:9), e escreveu 5 livros do Novo Testamento.
5. FILIPE. Seu nome significa "aquele que ama cavalos", era de Betsaida (João 1:44), trouxe Natanael a Jesus (João 1:45), foi repreendido por Jesus (João 18:8-12).
6. BARTOLOMEU. Também chamado Natanael (João 1:45-46), era de Caná da Galiléia.
7. TOMÉ. Também chamado Dídimo (João 21:2) que significa gêmeo, zeloso por Jesus e duvidou (João 20:24-29).
8. MATEUS. Publicano, chamado Levi, deu grande banquete para Jesus que mostrou sua condição boa financeira e escreveu um livro do Novo Testamento.
9. TIAGO, FILHO DE ALFEU. Chamado o menor (Mc. 15:40) que significa ser mais novo, o nome da sua mãe era Maria (Mc. 16:1), e irmão de Judas.
10. TADEU. Também chamado Lebeu e Judas (Lc.6:16, Atos 1:13).
11. SIMÃO CANANITA. Cananita (ou Cananeu) significa ser zeloso pela lei de Deus e Zelador significa a mesma cosia, fez parte de um partido político que queria se livrar do governo romano e provavelmente terrorista contra o governo romano antes da sua conversão.
12. JUDAS ISCARIOTES. Judas é o nome grego para o nome hebraico Judá, Iscariotes significa o homem de Queriote, ou habitante desta cidade (Queriote) da Judéia, parece que era o único entre os apóstolos que era da Judéia (e por isso arrogante), o nome do seu pai era Simão (João 6:71), foi chamado por Jesus um diabo (João 6:70), traiu Jesus e depois suicidou-se, era o primeiro tesoureiro (Joã0 12:6).


2. A Comissão Limitada deles. 10:5-15.
Marcos 6:7 diz que Jesus mandou-os de dois em dois. O Evangelho era para ser pregado primeiramente aos judeus (Lc. 24:47, Atos 13:46-47, Rom. 1:16), mas Jesus avisou que isto não ia continuar assim (Mt. 8:11, 10:18, 21:43, 22:9, 24:14). Esta comissão não era válida depois da Grande Comissão que Jesus deu a sua igreja em Mateus 28:19-20 e Atos 1:8.
Jesus mandou-os anunciar que o reino dos céus estava próximo.
João O Batista pregou isto (Mt.3:1-2) e Jesus também (Mt. 4:17), e os setenta (Lc. 10:1). Eles foram mandados para pregar apenas aos judeus. Observe que o reino e a igreja não são iguais, porque o reino era oferecido apenas a Israel. O que Jesus os mandou fazer e também os proibiu fazer, não são as mesmas regras para nós hoje em dia. Mas, podemos aprender e aproveitar algumas lições boas dos ensinos de Cristo. A obra de Deus deve ser feita pela fé, sem egoísmo e ansiedade, podemos aceitar a ajuda do povo, que se oferece fazer a obra de Deus sem cobrar pelos serviços feitos. Se o povo nos recusar e ainda rejeitar a Palavra de Deus, devemos ir embora e procurar outro lugar para pregar. Algumas pessoas não ouvirão os melhores pregadores. É terrível a consequência de rejeitar a Palavra de Deus (Mt. 10:15).

3. Avisos sobre a Perseguição. 10:16-23.
O que crê em Cristo é um missionário enviado por Jesus para pregar a Palavra de Deus como ovelhas ao meio dos lobos. A ovelha está dependente e indefesa por si só no meio de lobos. Isso mostra a necessidade de termos um bom pastor. O lobo representa os inimigos malvados, odiosos e maliciosos de Cristo e do seu povo. Devemos ser tão amigáveis, carinhosos e calmos quanto as pombas e bastante rápidos para discernir o perigo quanto as serpentes. Não devemos brigar com eles, mas tentar ganhá-los por Cristo sempre pregando e lutando pela verdade. Devemos ter cuidado com os homens, porque eles são capazes de nos entregar às autoridades.
Se formos chamados para sofrer este tipo de perseguição, Jesus disse que não devemos nos preocupar com  o que havemos de falar e responder, porque Deus dará a resposta certa na hora certa pelo Espírito Santo.
Jesus disse que até a própria família ficará contra o crente e que seremos odiados pelo mundo por causa de Cristo, da verdade e da moda santa de viver. Mas, é para continuar firme até o fim.
Quem crê não deve buscar (procurar) perseguição, mas sim fugir dela, se puder. Se for necessário enfrentar a perseguição, é para aguentá-la com fidelidade, firmeza, paciência e sem reclamação. Porque a nossa obra de pregar continuará até que Jesus venha.

4. Encorajamento aos Perseguidos. 10:24-31.
O salvo não é mais do que seu Salvador. Como o mundo tratou Jesus, nos tratará também. Belzebeu é o deus-mosca dos filisteus. Todo tipo de maltratamento e nome feio não pode nos fazer mal, porque somos os servos e santos de Deus. Devemos falar a verdade do Senhor sem temer ninguém. Porque um dia Deus revelará a verdade sobre nossos inimigos e nos autenticará como seus servos verdadeiros. Não é para temer o homem que pode somente matar o corpo, mas sim Deus que pode lançar a pessoa no inferno eternamente.
Deus não deixa nada acontecer contra nós se não for a sua vontade. Deus nos cuida muito bem e sabe que acontece na vida do seu povo escolhido e amado. Para Ele, nós temos muito valor.

5. A Dedicação do Discípulo de Cristo. 10:32-39

Confessar (v. 32-33) Cristo publicamente aqui na terra significa que Cristo nos confessará diante do Pai lá nos céus. Somente a pessoa salva pela graça pode confessar Jesus Cristo como Seu Salvador. Confessar Cristo significa concordar com Deus sobre a salvação e a verdade da Palavra de Deus. Isto é muito mais do que só repetir algumas palavras certas e bonitas na frente do povo na igreja. Nossa confissão de fé é Jesus Cristo, Ele é nossa teologia. É uma grande ofensa, para Deus o Pai, negar Jesus Cristo. Negar Jesus Cristo significa não confessar Jesus Cristo como o Salvador e Filho de Deus. Negar Jesus assim é negar que Jesus é o Mediador entre Deus e os homens e um dia o descrente será negado por Jesus Cristo diante do Pai lá nos céus.
Nos versículos 34-36 Jesus disse que não veio para trazer a paz à terra, mas sim, a espada. A pregação do Evangelho do Príncipe da paz provoca a ira de Satanás e dos descrentes. Porque a verdade do Evangelho provoca a oposição, a inimizade e o ódio nos perdidos, mas nos escolhidos provoca o desejo para confessar Cristo de verdade. A verdade do Evangelho pode dividir até famílias.
Mas, Cristo Jesus tem que ter a preferência (ser mais importante) sobre nossa família (v. 37). Na vida dos que confessam Cristo verdadeiramente (crentes de verdade) Jesus Cristo tem o primeiro lugar. Para estes, Cristo Jesus não tem competidor, mas para os perdidos é o contrário.
Cristo tem que ser mais importante do que a nossa própria vida (v. 38-39). Confessar Cristo significa tomar a nossa cruz, que é o instrumento da morte. Tomar a cruz significa nos crucificar e sacrificar para seguir Jesus fielmente. O Apóstolo Paulo disse: "cada dia morro" ( I Cor. 15:31). Esta é a única maneira certa de confessar e seguir Cristo. Esta é a única maneira de achar a vida de verdade, é  entregando-se a Jesus totalmente.


6. Os Galardões dos Servos Fiéis. 10:40-42
Aquele que aceita a mensagem da pregação do Evangelho da verdade, aceita o Salvador do Evangelho da verdade; mas aquele que rejeita a nossa mensagem do Evangelho, rejeita Jesus Cristo o Salvador. Jesus disse também que aquele que aceita-O como a verdade, com certeza aceitará os Seus servos verdadeiros (v. 40).
Qualquer serviço feito pelos salvos será galardoado apropriadamente. Jesus não está falando sobre a salvação, porque a salvação não é o resultado de boas obras, mas sim da graça de Deus. Jesus está falando sobre os galardões que os salvos vão receber por causa do seu serviço fiel a Jesus. Qualquer serviço, pequeno ou grande, será lembrado e galardoado por Jesus Cristo lá nos céus. O galardão será mais determinado pelo motivo do que pelo tamanho.

ORAÇÃO DO PAI NOSSO



Eu não posso dizer "PAI", se eu não demonstro esse tipo de relacionamento no meu dia a dia;

Eu não posso dizer "NOSSO", se minha religião não tem espaço para os outros e suas necessidades;

Eu não posso dizer "QUE ESTÁS NO CÉU", se todos os meus interesses e buscas estão em coisas terrenas;

Eu não posso dizer "VENHA A NÓS O TEU REINO", se eu não estou disposto a abrir mão da minha soberania e aceitar a justiça do Reino de Deus;

Eu não posso dizer "QUE SUA VONTADE SEJA FEITA", se eu não estou disposto ou se estou ressentido por ter de aceitá-la em minha vida;

Eu não posso dizer "ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU", a não ser que eu esteja realmente pronto para aceitar o Seu chamado aqui e agora;

Eu não posso dizer "DÁ-NOS O PÃO DE CADA DIA", sem fazer um esforço honesto por isso ou ignorando a necessidade genuína de outras pessoas;

Eu não posso dizer "PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS OS NOSSOS DEVEDORES", se eu continuo a guardar rancor contra quem quer que seja;

Eu não posso dizer "MAS LIVRA-NOS DO MAL", se eu não estou preparado para lutar no mundo espiritual com a arma da oração e se deliberadamente escolho permanecer em situação onde eu provavelmente serei tentado;

Eu não posso dizer "TEU É O REINO", se eu não dou ao Rei a obediência disciplinada que se dá em um assunto do Reino;

Eu não posso dizer "TEU É O PODER", se eu temo o que meus amigos e aqueles que estão próximos a mim irão dizer ou fazer;

Eu não posso dizer "TUA É A GLÓRIA", se eu procuro fazer a minha glória primeiro;

Eu não posso dizer "PARA SEMPRE", se eu ando sempre ansioso sobre as questões do dia a dia e,

Eu não posso dizer "AMÉM" a não ser que honestamente eu queira dizer: "CUSTE O QUE CUSTAR, ESSA É A MINHA ORAÇÃO"

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mateus Cápitulos 7 a 9



Juízo Errado e Proibido  Mat 7:1-6.
Julgar (v.1) às vezes significa condenar. A palavra "julgar" aqui surgere a idéia de julgar severamente, injustamente, grosseiramente, cruelmente, insensivelmente, duramente, à crítica rigorosa ou de maneira de pouco amor. É este tipo de juízo que Jesus proibiu. É o tipo de juízo dos fariseus. Jesus não proibiu formar opinião acerca da conduta e doutrina dos outros baseada na verdade e santidade da Palavra de Deus (João 7:24. Mateus 7:15-20), mas sim Ele nos deu a responsabilidade de fazer isto fielmente. Mas, Jesus falou para não fazer juízo injusto, grosseiro, não estabelecido, sem razão, e duro demais. Podemos julgar as ações das pessoas, mas não seus motivos. Estas coisas devemos deixar para Deus julgar. O perigo em julgar os outros é julgar injusta e incorretamente.
Para julgar (v.2) os outros, temos que nos julgar primeiramente com toda franqueza. Muitos estão ocupados em achar os pecados e falhas nos outros enquanto estão passando por cima dos seus pecados e infidelidades com muita negligência. Devemos nos julgar severamente, e julgar os outros suavemente. É bom também procurar as boas qualidades na vida dos outros, e não só as falhas.
O hipócrita (v. 3-5) faz exatamente o contrário; ele fica procurando a coisa mínima errada (argueiro) nos outros, e deixa na sua própria vida uma falha bem grande (trave). O hipócrita inquieta-se sobre as coisas mínimas, e nem liga com as coisas importantes mesmas (como os fariseus). Deus nos ajude nos julgar primeiro e depois os outros com amor.
Os santos (salvos) não devem julgar injustamente, nem devem ser bobos (v. 6). Cachorros e porcos eram considerados animais sujos e mal-educados pelos judeus. Aqui significam as pessoas que ficam do mesmo jeito a respeito da Palavra de Deus. Não faz bom senso para dar a Palavra de Deus para as pessoas que ficam como os cachorros e porcos a respeito de ouvir a Palavra de Deus. Porque eles já mostraram para nós que só tem desprezo e ódio para a Palavra de Deus durante algum tempo. A saberdoria de fazer isto vem de Deus e pelo conhecimento da Palavra de Deus.
A Exortação para Orar. Mat 7:7-12.
Jesus Cristo exortou seus discípulos a orar a Deus pedindo as suas necessidades. Mas, temos que lembrar de que tem que ser feito com um motivo certo e segundo a vontade de Deus (Tiago 4:3. I João 5:14). O pai bom não recusa o seu filho quando pede certamente para a coisa boa. Mas, o pai dá para seu filho a coisa certa na hora certa. Não dá uma coisa inútil (pedra), nem coisa prejudicial (serpente). O nosso Pai celestial é sábio demais para errar assim e ser insensível e desamável.
Esta regra (v. 12) foi dada aos salvos. Devemos tratar os outros como queríamos ser tratados por eles, ou como queríamos para nosso Pai celestial nos tratar. Isto acabaria com todo tipo de mal-tratamento.
Os Dois Caminhos. Mat 7:13-14.
Jesus falou de dois caminhos: um conduz à vida eterna, e o outro à perdição. A porta do caminho de perdição é larga e seu caminho espaçoso. Este caminho é viajado pela maioria das pessoas porque é o caminho do mundo. Para entrar por esta porta e andar neste caminho, não tem que deixar nada lá fora, porque a porta é larga e o caminho espaçoso. Neste caminho pode levar todas as coisas da vida e andar com muita gente. Por isso, parece ser o caminho certo, mas o fim dele é perdição. O caminho apertado tem uma porta bem estreita. Não dá para levar todas as coisas da vida velha, porque a porta é estreita, só dá para a pessoa passar por ela mesma. A pessoa que vai seguir Cristo tem que deixar a vida velha (arrependimento) e entrar pela porta (fé em Cristo como o Salvador). O andar neste caminho com Cristo é apertado, quer dizer que o crente anda com Cristo aqui neste mundo cumprindo a sua vontade (que é estreita e cuidadosa) na vida, não a vontade do mundo que é liberal demais. Mas, o fim dele é vida eterna. Sabemos como achamos a porta deste caminho, o Senhor a mostrou para nós pela graça.
Aviso Contra Os Falsos Profetas. 7:15-20.
Os falsos profetas fazem difícil achar a porta estreita e o caminho apertado. Porque seu ensino tem uma "semelhança à verdade". É por isso que eles enganam muita gente, mas seu ensino é essencialmente uma mentira. Eles vem com sua mentira da sua própria conta para enganar, não são enviados por Deus. Parecem ovelhas por fora com seu ensino enganoso, mas são lobos (a natureza rebelde) de verdade com desejo para destruir todos com sua mentira maligna. Eles são ainda os presos de Satanás e da sua natureza pecaminosa. O lobo é o pior inimigo da ovelha, porque ele vem para devorar e espalhar as ovelhas. É isto que eles fazem no meio do povo de Deus. Os falsos profetas são conhecidos pelos seus frutos. Como podemos saber qual tipo de árvore é pelo fruto que ela produz. Podemos conhecer os falsos profetas por suas doutrinas e obras. A árvore que não produz bom fruto é cortado e lançado no fogo, da mesma forma o falso profeta será lançado no inferno. A doutrina falsa (v. 20) produz uma moralidade pervertida.
A Profissão Falsa. 7:21-23.
Nem todos que professam Jesus Cristo como seu Senhor e dizem que Deus é seu Pai celestial vão entrar no céu. Muitos dizem o nome de Cristo e proclamam que Jesus é deles. Muitos fazem boas obras no seu nome e até sinais e milagres. Outros que tem mesmo demônios neles, expulsam os demônios dos outros no nome de Jesus (como Judas Iscariotes). Eles dizem as palavras certas com a boca, mas no cumprir da vontade dEle na vida eles mostram que não tem arrependimento dos seus pecados nem fé em Cristo como o seu Salvador. Chamar Jesus o Senhor e ignorar a vontade dEle é negar Cristo. A pessoa salva não somente reconhece Cristo como o seu Salvador, mas também como o seu Senhor de verdade. Jesus Cristo vai responder a eles no dia do seu juízo; "Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". O que eles chamaram boas obras, Jesus chamou iniquidade. Nem fazer algumas coisas boas nem aceitar mentalmente uma crença certa conseguem a salvação, mas só pela graça de Deus é que somos salvos!
O Homem Prudente e O Homem Insensato. Mat 7:24-29.
O homem prudente é aquele que edifica a sua casa sobre a rocha. Este é o homem que ouve de verdade a Palavra de Deus e pratica o que ouve da Palavra de Deus. É por isto que edifica a sua casa sobre a rocha. A rocha é o único alicerce para uma casa que é seguro, judicioso e sábio. O alicerce edificado sobre a rocha custa mas do que o alicerce de areia. Mas, a casa edificada sobre a rocha não cai quando a chuva e a tempestade vem. Este é o homem que basea a sua salvação em Jesus Cristo, o único alicerce seguro, judicioso e sábio da salvação eterna (I Coríntios 3:11). Quando a ira de Deus sobre os homens vem (ou qualquer tipo de tribulação, dificuldade, angústia, aflição, ou problema de vida), a sua salvação fica, porque é baseada em Jesus Cristo, o perfeito Salvador. A salvação deste homem fica firme, sólida e segura porque está ancorada em Jesus Cristo.
O homem insensato edifica a sua casa sobre a areia. Ele é um tolo porque "trabalhou muito" para fazer a sua casa, mas fez sobre o alicerce de areia que para nada aproveita. Ele não ouve a instrução da Palavra de Deus, nem pratica-a. Mas, ele basea a sua salvação nos seus próprios pensamentos, ideias e doutrinas. É por isso que ele não tem o alicerce para a sua casa que aguenta a tempestade da ira de Deus nem dos problemas de vida. Porque quando tudo isto vem (e com certeza vem um dia) a sua casa cai e a sua queda é grande. Só Jesus Cristo presta para ser o Salvador que segura a salvação do pecador eternamente.
Algumas observações: Jesus Cristo era um pregador doutrinal; Todos os homens estão baseando a sua vida sobre alguma coisa; Nem toda base de uma vida presta; A única base para uma vida que presta é Jesus Cristo. A multidão ficou admirada com a Palavra de Cristo; porque Ele falou com a autoridade divina da Palavra de Deus.
Alguns Milagres Do Senhor Jesus, O Messias-Rei.  Mat 8:1-34. (O Messias tem poder sobre a Sua criação).
A Purificação dum Leproso. Mat 8:1-4.
Este homem leproso disse; "Se quiseres, podes tornar-me limpo": não disse; se puderes, torna-me limpo. Há uma diferença muito grande entre estas duas declarações. Uma mostra a sua adoração, fé, humildade, indignidade e dependência. A outra mostra tudo ao contrário. Pecado e o pecador são como a lepra e o leproso. Observa: não tem cura, fica destruindo a pessoa devagar, deixa a pessoa feia e immunda cada vez mais, a doença se manifesta de dentro para fora, a pessoa tinha que reconhecer a sua condição totalmente perdida (gritando, "imundo") e "a única cura" era de Deus mesmo (se Deus não curasse, não ficaria curado). A Graça de Deus é grande ao pecador que não pode se salvar da sua perdição incurável!
A Cura do Criado do Centurião.  Mat 8:5-13.
A palavra centurião significa que era o soldado oficial responsável para cem soldados inferiores. O seu criado estava doente e creu com muita fé que Jesus pôde curá-lo. Este homem mostrou também a sua fé, humildade e indignidade para com Jesus; "Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado". Era homem de muita autoridade e importância; mas reconheceu Jesus como seu Mestre e Senhor. Por isso, Jesus elogiou este homem aos outros. Este centurião reconheceu autoridade (porque tinha-a para mandar seus soldados), e que Jesus tinha a autoridade para mandar ir embora esta doença pelo seu poder e autoridade. E era gentio, mas tinha mais fé em Jesus do que os judeus presentes.
A Cura da Sogra de Pedro. Mat 8:14-17.
Uma prova absoluta que Pedro era homem casado apesar do ensino da Igreja Católica Romana (I Coríntios 9:15). Pedro não era O Papa de nenhuma igreja, pelo menos da Igreja Católica Romana. A Bíblia diz claramente que era a sogra dele, não outra parente qualquer. Para a pessoa que aceita a Bíblia, é o fim do assunto.
Sendo salvo não significa que o crente nunca fica doente, nem que quando fica doente tem pecado na vida, nem que tem falta de fé. Jesus não indicou que ela tinha nada disto. Mas, Jesus deu para ela numa maneira tão carinhosa a sua saúde novamente. Para que? Para que ela pudesse serví-lo novamente. E foi isto mesmo que ela fez. Jesus curou muitos outros também mostrando o Seu Messiado pelo cumprimento das profecias messiânicas.
O Custo do Discipulado.  Mat 8:18-22.
Muitos acham que seguir Cristo é uma coisa tão fácil, sem tristeza e dificuldade. Por isso alguns fazem profissão de fé em Cristo prometendo seguir Jesus até o fim, mas quando a prova vem, a pessoa vai embora para não seguir Jesus mais. Seguir O Senhor Jesus Cristo significa deixar tudo para cumprir a sua vontade na vida, que seja que for.
Jesus Acalma O Mar.  Mat 8:23-27.
Jesus entrou num barco com os Seus discípulos para atravessar o Mar da Galiléia. O Mar da Galiléia é mais ou menos 13 quilômetros de um lado a lado. No meio do mar houve uma tempestade e todos ficaram com muito medo. A fé deles ficou fraca no meio da tempestade. A fé deles não faltou, somente ficou fraca. Eles pediram a ajuda do seu Senhor porque estavam perecendo. As tempestades da vida do crente em Jesus vem e as vezes nos deixam fracos, desanimados, medrosos e quase nos vencendo. Mas, a nossa fé não vai faltar, mas pode ficar fraca. É coisa ruim que a fé fica fraca, mas é coisa boa que ainda fica no Deus poderoso. Pouca fé no Deus poderoso faz muita coisa. Porque pouca fé em um Deus Todo-Poderso? Ele vai nos ajudar!!
Os Demônios Expulsados. Mat 8:28-34.
A província dos Gersegenos fica ao sudeste da praia do Mar da Galiléia. Encontraram Jesus dois endemoninhados ali (Marcos e Lucas só falam de um deles). Deve ser que aquele que deles falam era o mais vocal dos dois. Os demônios conhecem Jesus como o Filho de Deus (eles sabem mais do que as Testemunhas de Jeová), seu fim de tormento com certeza e tem medo dEle com toda razão, porque eles não podem enganar nosso Senhor. Graças a Deus!! Eles sabem também que não tem nada haver com Jesus, nem com a verdade da Palavra de Deus. Demônios são de verdade (anjos caídos) e ser possuído por eles é uma realidade verdadeira. Jesus tem poder sobre eles e é só Ele que pode expulsá-los de uma pessoa. Note onde eles pediram-Lhe par entrar, na manada de porcos. Os demônios não tem nada haver com as ovelhas. Depois entraram nas águas, que é o abismo (observe o que Lucas diz, Lucas 8:31; e compare com Apocalipse 9:1 e 20:1-3). Eles preferiram e escolheram o inferno em vez de Jesus Cristo. A cidade toda pediu para Jesus ir embora e não ficar mais com eles. Eles escolheram ficar com as coisas materiais e rejeitar Jesus Cristo o Salvador. A maioria do mundo continua preferindo as coisas do mundo e rejeitando Cristo o Salvador. Um dia Jesus Cristo vai dizer para eles (como disse aqui para os demônios); Ide, e eles vão para o lago de fogo eternamente. Observe o endemoninhado salvo por Jesus Cristo. Ele queria ficar perto de Jesus Cristo mas se tornou missionário contando para todos o que Jesus tinha feito por ele.
Tudo isto mostra que Jesus Cristo é o Messias de Deus: Estes sinais e milagres mostram seu poder sobre a criação, que Ele é de Deus, que Ele é o Filho de Deus e que Ele é Deus mesmo. Mais prova vem ainda!
Mais Milagres e Ensinos do Messias-Rei de Israel. Mat 9:1-38.Jesus voltou para Cafarnaum. 9:1. Ele nasceu em Belém da Judéia, foi criado em Nazaré da Galiléia e fez a sua residência em Cafarnaum da Galiléia.
A Cura do Paralítico. 9:1-8. Marcos 2:3 diz que quatro homens trouxeram o paralítico. Jesus viu a fé deles e curou o paralítico de corpo e alma: "perdoados te são os teus pecados". Esta palavra criou uma polêmica entre os escribas, até eles pensaram que era blasfêmia para dizer que pode perdoar pecado, porque é só Deus que pode fazer isto. Dizer que Jesus Cristo nos perdoou de todo pecado de uma vez para sempre, cria polêmica para muita gente ainda. E é a verdade, é só Deus que pode perdoar pecado, e Jesus Cristo, O Messias-Rei, é Deus; mas eles não acharam que Jesus era O Cristo nem Deus. Na língua original ('ele' blasfema) eles chamaram Jesus "um estranho", "uma pessoa arrogante" ou "João-ninguém". Note a onisciência de Jesus quando Ele conheceu os seus pensamentos. Curar fisicamente e/ou salvar de pecado é a obra de Deus exclusivamente. Jesus tem tanto poder para curar a pessoa fisicamente quanto salvar a pessoa espiritualmente. O Filho do homem tem poder para fazer o que quiser. Jesus fez isto para mostrar que Ele é Deus e que é só Ele que pode perdoar pecado (v. 6-7). Mas o paralítico tinha a certeza que foi curado e salvo apesar da opinião dos descrentes em Jesus Cristo (v. 7).
A Vocação de Mateus. 9:9. Ele é chamado também Levi (Lucas 5:27). Ele era publicano, cobrador de impostos pelo governo romano. É por isso que era odiado pelos judeus e especialmente pelos fariseus. Ele deixou seu passado uma vez para sempre para seguir Jesus Cristo. Ele era uma pessoa que aos olhos das pessoas do mundo se converter dificilmente a Jesus Cristo. Mas, quando Jesus chama pelo Seu poder, a pessoa se levanta para seguir Jesus Cristo eternamente.
O Grande Banquete na Casa de Mateus. 9:10-13. É isto que Lucas 5:29 diz. Os fariseus reclamaram porque Jesus comeu com os publicanos e pecadores. O fariseu achou que qualquer pessoa que não era da sua opinião, leis e interpretações da lei e religião um pecador. Mas, ele não achou que ele mesmo era pecador, porque nos seus próprios olhos ele achou que era santo e justo diante de Deus porque observou e praticou o que para ele era a justiça que Deus aceitava. O fariseu se enganou demais, como muita gente ainda se engana quando acha que possa agradar Deus pelas leis feitas por homens. Jesus condenou estes religiosos com uma reprovação severa. Como a pessoa que não está doente não necessita de médico; a pessoa que se acha justa e santa, acha que não necessita do Salvador. Era o caso do fariseu, ele achou que era santo, e por isso que não necessitou do Salvador. Ó que engano terrível! Jesus veio para chamar os pecadores, não os que estão fingindo ser santos, ao arrependimento.
As Perguntas dos Discípulos de João.9:14-17. Eles fizeram uma pergunta sobre o jejum. Eles e os fariseus jejuaram toda semana durante alguns dias (alguns dizem que foi Segunda e Quinta-feira?). Jesus respondeu assim: Não faz sentido para os amigos do noivo irem ao casamento dele e ficarem em jejum na presença dele. Porque é um tempo de alegria, festividade e gozar na felicidade e presença do noivo. Jesus ainda estava na presença dos seus discípulos e eles estavam gozando na sua presença com muita alegria. Mas, depois Jesus foi tirado do meio deles e por isso eles jejuaram sentindo a falta dEle. Jejuar, neste sentido, mostra a tristeza e não a alegria do seu povo.
Jesus também mostrou para os discípulos de João que continuar observando e praticando as leis e regras dos fariseus não deu. Ele deu dois exemplos para mostrar isto. O primeiro é o de costurar um pedaço novo de tecido numa roupa velha que não presta mais. Além do fato que o tecido novo não combina com o tecido da roupa velha e estragada (a doutrina de Cristo não combina com a doutrina falsa); o pedaço novo de tecido costurado na roupa velha depois de ser lavado vai diminuir e deixar o rasgo pior. Tentar combinar a doutrina de Cristo com a falsidade somente vai resultar em rasgar a doutrina de Cristo. O segundo é o de botar o vinho novo no odre velho (a pele de um animal preservada, a pele usada comumente era a de cabra). Não dá para fazer isto porque o odre velho tem pedaços do ácido do suco velho de uva restando nele que já fizeram contato com o ar, e por isso fermentam o suco novo de uva e a pressão da fermentação do suco estoura (quebrar ou romper) o odre velho perdendo tudo. Para preservar o vinho novo (suco de uva) não fermentado, tem que colocá-lo num odre novo. Misturar a doutrina de Cristo com a heresia da falsidade resulta na corrupção da verdade do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Só pode preservar a verdade pura sem misturá-la com a corrupção da falsidade.
Muitos usam este ensino de Cristo sobre o vinho nos odres velhos para provar que não tinha a maneira de preservar o suco de uva puro e não fermentado naqueles dias. E por isso, dizem eles, só tinha o suco de uva fermentado (ou vinho fermentado) para beber. E por isso, Jesus e os discípulos tinham o costume de beber vinho dia a dia e também que Jesus instituiu a Ceia do Senhor da igreja com vinho fermentado como elemento líquido. Mas, este ensino de Cristo ensina exatamente o contrário. Tinha a maneira de preservar o suco de uva não fermentado e preservou-o muito mesmo assim. Sem dúvida foi este vinho novo (não fermentado) que Jesus e seus discípulos beberam e que Jesus usou para instituir a Ceia dEle. Observa que este suco de uva antes de ser fermentado era chamado vinho. A palavra vinho no Novo Testamento é uma palavra genérica para o suco de uva, não sempre significa vinho fermentado, também significa vinho não fermentado ou o suco de uva puro. Com certeza Jesus não ia usar uma bebida que é condenada severamente por Deus e que simboliza a sua ira, para simbolizar o seu sangue na sua Ceia. O seu sangue de Cristo traz paz e perdão ao crente nEle, não a culpa de pecado nem a ira de Deus. Observa estes versículos: Provérbios 20:1 e 23:29-35, Habacuque 2:15, Apocalipse 14:10, 20 e 16:19. Há um vinho que alegra o coração do homem (Salmo 104:15), tem que ser o vinho não fermentado (suco de uva) que simboliza o sangue de Cristo que traz alegria, paz e salvação ao pecador, não a ira de Deus.
Mais Milagres Feitos pelo Messias-Rei. 9:18-34. A filha de um chefe da sinagoga (um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, Marcos 5:22) estava doente e pronta para morrer, o pai dela veio adorando Jesus e pedindo-Lhe para curá-la. Enquanto estavam no caminho para a casa dele alguns do templo chegaram dizendo que ela tinha morrido. A filha dele tinha 12 anos de idade. Marcos e Lucas falaram mais detalhes desta história do que Mateus. Jairo era homem de grande fé em Jesus, o Cristo, e era chefe da sinagoga. Quando Jesus chegou na casa dele o funeral já tinha começado (nota os instrumentos e e o povo em alvoroço, v. 23). Jesus foi para a casa dele e ressuscitou a sua filha. Jesus Cristo mostrou que Ele tem poder sobre a morte e a vida. Por isto Jesusficou muito famoso naquele país.
Uma mulher no caminho para a casa de Jairo, que já tinha uma hemorragia enfraquecendo cada vez mais durante 12 anos, tocou a orla do seu vestido e foi curada logo da sua doença. Esta mulher também tinha grande fé em Jesus Cristo. Ela ficou salva e curada imediata e instantaneamente pela fé. É impossível ser salvo sem fé em Jesus Cristo. A salvação recebida pela fé em Jesus Cristo é imediata. Nota a roupa que Jesus usava. Era a roupa do judeu (Números 15:37-40, Deuteronômio 22:12). Isto era importante para o judeu, e Jesus estava Se mostrando como o Messias-Rei dos judeus.
Quando eles estavam partindo dali, seguiram-no dois homens cegos, clamando e pedindo para Jesus ter compaixão deles. Eles seguiram Jesus até à casa (era a casa provavaelmente de Pedro em Capernaum). Eles confessaram a sua fé em Jesus como o Messias (v. 27). Quando chegaram em casa Jesus perguntou-lhes: "Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor". Eles foram curados segundo a sua fé que era grande em Jesus. Jesus disse para eles não falar o que tinha acontecido por Ele. Porque? Porque eles estavam dizendo que Jesus era o filho de Davi, o rei, e não tinha chegado a hora de ser coroado como o Rei da terra toda, isto vem mais tarde. Jesus veio a primeira vez para ser o Salvador; a segunda vez virá para ser o REI DOS REIS. Eles obedeceram? Não! Era desobediência? Sim!
Havendo-se eles retiraram, trouxeram-Lhe um homem mudo e endemoninhado. Provavelmente estava mudo por causa dos demônios. Jesus expulsou o demônio, e o homem falou. Nota que fala nada neste caso sobre a fé do homem. Jesus inicia e termina a salvação na pessoa, mais a fé é necessária para ser salvo. A fé em Jesus para a salvação vem pela graça. A multidão se maravilhou, mas os fariseus reclamaram dizendo: "Ele expulsa os demônios pelo príncipe (Satanás) dos demônios". Era o pecado imperdoável? (Mateus 12: 31-32). Na face da verdade, o poder do Espírito Santo e os milagres feitos; eles negaram e blasfemaram totalmente e disseram que esta obra do Espírito Santo era feita pelo poder do diabo.
Jesus Cristo o Missionário. 9:35-38. Jesus Cristo era um missionário exemplar para o povo de Deus para sempre. Devemos notar e lembrar esta verdade todo dia. Crer na eleição da graça de Deus não dá desculpa nem licença para não evangelizar, mas sim um motivo e obrigação para evangelizar com muito fervor. Jesus Cristo mesmo nos deixou o exemplo nisto e depois mandou a sua igreja evangelizar o mundo inteiro. Podemos ir para evangelizar com confiança sabendo que é a sua vontade e que tem um povo escolhido por aí. Esta é a maneira escolhida por Deus, a pregação do Evangelho a toda criatura, para salvar os seus escolhidos. Ninguém pode ser salvo sem ouvir o Evangelho (Romanos 10:17). Jesus Cristo pregou em todas as cidades e aldeias o Evangelho do Reino, sabendo que nem todos iam aceitá-Lo. Nós não podemos fazer menos do que isto. "Pregai o evangelho a toda criatura".
Jesus Cristo teve grande compaixão do povo; "Porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não tem pastor". Devemos ter compaixão dos perdidos, porque: temos obrigação e dever, estão em grande perigo, presos de pecado, enganados por Satanás, não conhecem a paz nem o amor de Deus e nós éramos assim até alguém nos levou o Evangelho. É por isso que os pastores feitos pelos homens são inúteis, não tem compaixão dos perdidos. A compaixão divina faz o salvo obedecer a Deus e ensinar a verdade com muito cuidado. A compaixão que Jesus teve O fez pregar o Evangelho puro.
Ceifar é trabalho, e pode ser trabalho duro. Esta obra não é para o preguiçoso. É por isso que tem poucos ceifeiros as vezes? Jesus não disse que evangelizar é fácil. Muitos estão fingindo trabalhar, mais poucos estão trabalhando mesmo. Preguiçosos no campo de trabalhar tem demais, mas trabalhadores de verdade tem poucos demais. Se for fácil, muitos querem participar. Se for; deixar a família, casa, terra, sofrer, ser rejeitado, cansativo, ou incômodo; poucos querem participar. O problema não é a seara, porque é grande e garantida, porque é o Senhor que nos a dá, Ele é o Senhor da seara, v. 38. (I Coríntios 3: 6-8). O problema é a vontade para sair e trabalhar. O trabalho de Deus não falta, mas a pessoa com o desejo para trabalhar sim. A espiga pode apodrecer no chão e o preguiçoso só fica olhando. Vamos orar a Deus pedindo para Ele mandar ceifeiros a sua seara, lembrando com toda sinceridade que possa ser "eu".